sexta-feira, 22 de julho de 2022

Itabaiana (PB) tem nova rádio comunitária autorizada pelo Ministério das Comunicações

A cidade de Itabaiana, agreste da Paraíba, deverá ter mais uma rádio comunitária, além da atual que é a Rádio Rainha. A outorga foi expedida pelo Ministério das Comunicações e publicada no Diário Oficial da União do dia 11 de julho. Trata-se da rádio pertencente à ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE GUARITA DE COMUNICAÇÃO, cuja sede se situa na Rua Professor Dagmar Araújo Xavier, S/N - Guarita, vila pertencente a Itabaiana, estado da Paraíba, para executar o serviço de radiodifusão comunitária pelo prazo de dez anos, sem direito de exclusividade, utilizando o canal 200, cuja frequência é de 87,9 MHz. Essa emissora comunitária ficará entre Itabaiana e Salgado de São Félix, que tem sua rádio Salgado FM em funcionamento. De acordo com a Portaria do Ministério das Comunicações, a associação contemplada deve iniciar as transmissões em caráter definitivo em até seis meses, a partir da data de autorização para operação em caráter provisório ou do licenciamento para funcionamento da estação, o que ocorrer primeiro. As outorgas para as rádios comunitárias valem por dez anos, mas não concedem direito de exclusividade. Da vila de Guarita para a cidade de Salgado Salgado de São Félix a distância é de cerca de 3 quilômetros. Em Salgado, funciona a comunitária Salgado FM que também opera na frequência de 87,9 MHz. Um sinal vai se chocar com o outro, problema técnico que as rádios comunitárias pedem para que se promova nova regulação, que se abra mais canais para essas emissoras. O governo, no entanto, pretende reunir as rádios comunitárias em uma frequência que nem existe no dial, isto é, a faixa estendida onde as rádios comunitárias não poderão ser sintonizadas em rádio receptor normal.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Radialista Fábio Mozart é eleito Presidente da Sociedade Posse Nova República

O radialista Fábio Mozart foi eleito, por aclamação, presidente da Sociedade Cultural Posse Nova República, no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa. A eleição foi realizada neste domingo (10), na sede provisória da entidade. Fazem parte da diretoria os radialistas Bento Júnior, Dalmo Oliveira, Marcos Antonio Veloso, Fabiana Veloso, o estudante Marcos Fernandes e o publicitário Sérgio Ricardo Santos. Um dos principais objetivos da nova diretoria é a fusão da Rádio Comunitária Zumbi com a Rádio DiarioPB. Para isso, as articulações já se iniciaram junto às duas instituições de comunicação popular. “Vamos tentar reorganizar a Nova República, buscando a participação das pessoas e dando forma a novos projetos para a cultura e a comunicação democrática”, disse Fábio Mozart. Ele salientou sua experiência com trabalhos na comunidade ao longo de toda história da associação, na condição de um dos fundadores.

sábado, 2 de julho de 2022

Radialista comunitário lança cordel sobre emissora popular em rádio pública da Paraíba

 

Da esquerda para a direita: Edson Gomes, Marcos Fernandes e Fábio Mozart

O radialista e cordelista Fábio Mozart apresentou seu mais novo folheto, “História da Rádio Araçá em versos”, durante o programa Alô Comunidade, parceria da Rádio Zumbi com a Rádio Tabajara da Paraíba AM, a emissora oficial do Estado. O programa foi ao ar neste sábado (02). O folheto confere em poesia popular a história documentada de uma das mais autênticas rádios comunitárias da Paraíba, a Rádio Araçá da cidade de Mari. O autor é fundador da rádio e o folheto traz em suas páginas as lembranças afetivas dos embates e da conjugação de forças da comunidade para manter e defender a emissora comunitária. “Celebro a memória de um tempo que vivi, de grande importância para a cidade que se uniu em torno de sua rádio comunitária”, disse Mozart. O livro registra na linguagem do cordel a participação de homens e mulheres, coadjuvantes e protagonistas no enfrentamento pelo direito à comunicação na pequena cidade paraibana.

Conferiram o lançamento o radialista Marcos Fernandes Veloso e o cordelista e radialista Tenente Edson Maria Gomes, que participaram do programa.

A edição tem capa e orelha de Sérgio Ricardo Santos e foi publicada pela Mídia Editora. O autor sublinha alguns personagens que colaboraram para a produção do livro, entre eles o radialista mariense Ricardo Alves.