quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Vereador apresenta Moção de Aplauso para Sociedade Zé da Luz


O vereador Fabiano do Peixe (foto), de Itabaiana, anunciou nesta terça-feira (22) durante sessão na Câmara dos Vereadores, que encaminhará Moção de Aplauso para a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz. O parlamentar disse que o objetivo é honrar e reconhecer os trabalhos desenvolvidos pela entidade, presidida pela jornalista Nini Soares. “Parabenizo a todas as pessoas envolvidas e reconheço o esforço dos membros da diretoria, em especial da Presidente, Nini Soares, que reergueu a Sociedade Zé da Luz, fundada em 1977, e ao tesoureiro Marcos Veloso Nascimento, que está produzindo documentário sobre o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, contando a história desse coletivo de arte que fez história na cidade”, enfatizou Fabiano.

A honraria tem previsão legal no Regimento Interno da Câmara Municipal, sendo uma forma legítima dos parlamentares incentivarem os cidadãos e entidades a continuarem lutando em prol da coletividade e do bem comum. A Moção já recebeu apoio dos demais vereadores e deverá ser votada na sessão do dia 08 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. “Será também uma homenagem a todas as mulheres artistas de Itabaiana, a exemplo de Socorro Almeida, Secretária de Cultura, a atriz Das Dores Neta, ativista cultural Clévia Paz, professora Irene Marinheiro, artista visual Jandira Lucena, atriz Palmira Palhano e todas as mulheres que fizeram parte da trajetória da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz”, destacou Fabiano do Peixe.

 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Projeto Biblioteca Viva busca doação de livros da Editora da UEPB

 

Sociedade Zé da Luz incentiva leitura no meio estudantil em Itabaiana

O projeto Biblioteca Viva, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, solicitou doação de livros da Editora da Universidade Estadual da Paraíba para serem utilizados no rodízio do projeto nas cidades de João pessoa, Itabaiana, Bananeiras e Sapé, onde funcionam pontos de troca de livros do projeto. A entidade enviou e-mail à Editora, com uma breve justificativa do projeto e uma síntese descritiva de como os livros serão disponibilizados e utilizados.

Segundo o diretor da Editora da UEPB, professor Cidoval Morais, este é um ousado projeto de doação de livros que mira contemplar projetos de extensão com vínculos comunitários, projetos de educação popular, coletivos, entre outros exemplos de territórios de cidadania. “A Editora doará mais de mil livros a comunidades paraibanas. Vamos doar livros a ações orgânicas, a exemplos de clube de livros, clubes de mães, movimentos de trabalhadores sem-terra e demais projetos que comprovem seu envolvimento social e coletivo”, disse o professor.

O Projeto Biblioteca Viva, da Sociedade Zé da Luz, existe há mais de cinco anos, disponibilizando uma estante com acervo de livros dos mais variados gêneros, para que as pessoas possam ter acesso por meio de troca de forma gratuita. O projeto funciona atualmente na sede da Justiça Federal, em João Pessoa, em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, e nas cidades de Solânea e Bananeiras, além de Itabaiana, sede da entidade. O objetivo é promover acesso democrático ao livro e ao mesmo tempo fomentar e incentivar o gosto pela leitura, através da disseminação de uma rede que possibilite a circulação de obras literárias, alcançando um público diverso que, em sua maioria, não tem o hábito da leitura, mas que por meio desta ação pode ser provocado a experimentar essa nova experiência.

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Fábio Mozart é indicado como sócio correspondente da Academia Solanense de Letras


Fábio Mozart com o folheto Elegia para Solânea

Em resolução aprovada no dia 4 de fevereiro, a diretoria executiva da Academia Solanense de Letras aprovou o nome do escritor Fábio Mozart para o rol de sócio correspondente da região do vale do Paraíba. A Academia foi recentemente fundada, tendo como primeiro Presidente o escritor Wolhfagon Costa, e como objetivo maior o cultivo da literatura que se pratica na região do brejo paraibano.

Fábio Mozart é jornalista, escritor, poeta cordelista e radialista comunitário, nascido em Timbaúba, Pernambuco, e radicado na Paraíba há mais de sessenta anos. Recentemente, o cordelista Mozart lançou o folheto “Elegia para Solânea”, sobre o trabalho do memorialista Wolhfagon Costa.

A posse administrativa da primeira diretoria e membros efetivos da Academia Solanense de Letras será realizada provavelmente em março vindouro. “Espero que essa cerimônia marque o início dessa louvável agremiação cultural e o fim da pandemia”, disse Mozart, que pretende lançar o folheto “Elegia para Solânea” e o livro de Haicai “Poemas malditos em prosa, verso, gesto e grito” por ocasião do evento.