terça-feira, 21 de setembro de 2021

Morre o poeta João Theotônio, decano da poesia de cordel paraibana

 


Faleceu nesta terça-feira (21) o poeta João Theotônio aos 94 anos, em João Pessoa. Ele estava internado em um hospital e foi a óbito devido a complicações nos rins e pulmões.

João Theotônio de Carvalho, poeta Theo como era mais conhecido, natural de Rio Tinto, esteve radicado na capital da Paraíba há cinquenta anos, tendo o título de Cidadão Pessoense através da Câmara Municipal de João Pessoa. Autor de diversos livros e folhetos de cordel, seu Theo ocupava a cadeira nº 14 na Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

O Presidente da Academia, Marconi Araújo, lamentou a morte do poeta Theo Carvalho. “É uma perda inestimável, mesmo porque o nosso querido Theo gozava de ampla simpatia entre os colegas pelo seu espírito sempre alegre e cordial, e aqui eu deixo os pêsames em nome de todos os acadêmicos, essa família que ele formou ao longo de todos os anos junto conosco, a serviço da cultura e da amizade”, afirmou.

 

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Orlando Otávio lança cordel em homenagem a José Lins do Rego


O cordelista Orlando Otávio, de Itabaiana, é autor do folheto “Pilar de Zé Lins do Rego e suas relíquias”, trabalho que será lançado em 18 de setembro (sábado) em Pilar, como parte da programação de aniversário de 120 anos de nascimento do escritor paraibano. 

O evento é promovido pela Fundação Menino de Engenho em sua sede, no centro da cidade, às 15 horas. Além de Orlando Otávio, farão suas homenagens os poetas Ramos e Evânio Teixeira. 

A linguagem rítmica e rimada a serviço da História torna a literatura de cordel um instrumento importantíssimo da cultura nordestina, como elemento propagador das tradições da região. Orlando Otávio se utiliza do universo multifacetado do cordel para registrar as personalidades e riqueza cultural da região do vale do rio Paraíba.

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Prefeito Lúcio recebe certificado de Presidente de Honra da Sociedade Zé da Luz

Nesta terça-feira, 31 de agosto, na Prefeitura Municipal, foi entregue pela Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, Nini Soares, a carta de certificação do prefeito Lúcio Flávio Costa como Presidente de Honra da entidade. A honraria é concedida ao prefeito durante o mandato da atual diretoria. Estiveram presentes o ativista cultural Paulo, diretor de patrimônio da Prefeitura, e Socorro Almeida, Secretária de Cultura e Turismo do Município. Novo Presidente de Honra da Sociedade Zé da Luz, Lúcio Flávio convocou a entidade para compartilhar dos projetos em prol dos interesses da cultura local, prometendo espaço físico no futuro centro cultural da cidade, no prédio da União de Artistas e Operários. Enquanto isso, a Sociedade Zé da Luz funcionará em sala disponibilizada pela edilidade, conforme promessa do prefeito. Nini Soares anunciou o lançamento do portal da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e de uma rádio web para veicular as atividades da associação, fundada em agosto de 1977, a mais antiga entidade cultural da cidade.