sábado, 28 de agosto de 2021

Atriz e educadora Claudete Gomes está neste sábado no ALÔ COMUNIDADE A atriz, poeta e professora Claudete Gomes, de João Pessoa, é a entrevistada deste sábado (28) no programa “Alô comunidade”, pela Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 kHz) e Rádio Zumbi. O programa começa às 11 horas, com apresentação de Marcos Veloso e Bento Júnior, apoio técnico de Maurício Mesquita e roteiro de Fábio Mozart, coordenação geral de Dalmo Oliveira. Para ouvir pela internet: https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-am

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Sociedade Zé da Luz escolhe prefeito como "presidente de honra"

A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz escolheu o prefeito de Itabaiana, Lúcio Flávio Costa, como seu "presidente de honra" em assembleia virtual nesta terça-feira, no dia 24 de agosto. A proposição foi da jornalista Socorro Almeida. “Ele é merecedor da homenagem porque reúne valores que identificam nossa comunidade e recebeu apoio unânime dos membros da diretoria”, informou Socorro. A entidade foi criada em 24 de agosto de 1977 e elegeu sua nova diretoria, tendo a jornalista Nini Soares como presidente. “A nós foi dada a tarefa de articular e debater as políticas públicas de cultura na cidade, e preservar a memória desta associação que muito fez pela cidade”, disse Nini Soares. Ela adiantou que será criada a Rádio Web Zé da Luz e o portal da SCPZL, a ser inaugurado em setembro.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

ITABAIANA


Fábio Mozart e Socorro Almeida

Secretária de Cultura destaca refundação da Sociedade Zé da Luz e sua importância

A jornalista Socorro Almeida, Secretária de Cultura de Itabaiana (PB), informou que está participando do grupo que vai refundar a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, entidade criada em 24 de agosto de 1977, cuja documentação caducou e será refundada após 44 anos, através de assembleia geral que será realizada em 24 de agosto de 2021. “Queremos fortalecer e dar estrutura a mais esta organização da sociedade civil na área cultural em nossa cidade, organizada por artistas e pessoas da área da comunicação, a exemplo da jornalista Nini Soares, videasta Marcos Veloso, professora Analita Campos, atriz Das Dores Neta, músico Antonio Abelha e o poeta Fábio Mozart, um dos fundadores da entidade”, esclareceu Socorro.

Para Marcos Veloso, do grupo que instituiu a primeira diretoria, o processo de refundação da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz é apenas um ato formal, uma regularização perante os órgãos oficiais, “porque sempre estivemos atuante e agora queremos que a união entre os artistas itabaianenses seja mantida e o diálogo com o poder público seja reforçado”, afirmou.

A professora e atriz Das Dores Neta também falou sobre a importância da refundação da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz para a dinâmica e interação dos artistas e produtores culturais da cidade. “Perante esse novo cenário de pandemia, precisamos ter condições de responder com mais organização e mais interação entre os fazedores de cultura de Itabaiana, e esta entidade se junta aos demais movimentos na discussão e elaboração de políticas para o setor”, destacou Das Dores.

A Assembleia Geral de refundação da entidade será realizada de forma virtual em redeconferência às 19 horas do dia 24 de agosto de 2021.

 

 

 

 

domingo, 22 de agosto de 2021

Poeta Neto Ferreira e prefeito de Taperoá alinham propostas de valorização da cultura de raiz

 


O poeta cordelista Neto Ferreira, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, participou de reunião com o prefeito da cidade de Taperoá, George Farias, e o Secretário de Cultura, George Soares, além dos poetas Felipe Batista (Canário do Império) e Leandro Leite. Na ocasião, foi proposto ao prefeito o resgaste das tradições, a valorização da cultura regional através do resgate das danças , ressaltando as Cambindas e o grupo Cariris. Também foi cogitada a implementação do cordel em sala de aula através de oficinas, saraus, mesas de glosas, tendo em vista o caráter pedagógico da poesia, e colocando essa arte a disposição dos educandos propiciando transformações sociais. “O prefeito George foi muito solícito e gostou das proposituras, reafirmando seu compromisso com a classe artística”, disse Neto Ferreira. “Pretendo construir um calendário cultural para a cidade, com ações durante o ano todo”, assegurou o prefeito George Farias.

Para Neto Ferreira, a pauta levada ao prefeito faz parte da sua agenda para dinamizar o fazer cultural na região, principalmente levado a literatura de cordel para a juventude e ajudando a preservar a cultura regional. “Em breve alçaremos voos mais altos através de parcerias como a que estamos firmando em Taperoá”, disse Neto Ferreira.

 

sábado, 14 de agosto de 2021

Bento Júnior lança cordéis de gracejo no projeto “Rota das letras”


O cordel brasileiro ganhou mais dois títulos com o lançamento dos folhetos “Aí mente!” e “O menino que peidava”, de autoria do cordelista e ator Bento Júnior, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Os folhetos foram lançados no sábado, 14, durante o projeto “Rota das letras”, da Fundação de Cultura de João Pessoa, que está sendo desenvolvido no Pavilhão do Chá, centro da capital da Paraíba. A programação com declamações e exposição de folhetos, além de oficinas, acontece em dois finais de semana, nos dias 13 e 14 e 27 e 28.

Bento Júnior conta de um jeito engraçado as peripécias de um menino cujo grande “dote artístico” era sua capacidade de soltar gases e assume sua identidade como morador do conjunto Castelo Branco, em João Pessoa, narrando os festivais de mentiras protagonizados pelos clientes da barraca do seu pai. Bento produz seus folhetos de maneira independente e pretende com seu trabalho “apenas dar continuidade a esse gênero, pois foi aqui na Paraíba onde ele nasceu e sempre foi uma leitura engraçada, divertida”, explica.

 

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Roberta Miranda é entrevistada em programa musical da Rádio DiarioPB

 


O programa MDPB, Música da Parahyba, entrevista nesse domingo (15) a cantora paraibana Roberta Miranda. Na entrevista exclusiva, a cantora conta à apresentadora Stela Maris Mariano sobre sua carreira e abre seu coração a respeito do seu dia a dia, seus amigos e sua terra natal, além de desfilar seus maiores sucessos.

A “Rainha sertaneja” nasceu em João Pessoa, na Paraíba tendo se mudado aos oito anos para São Paulo, onde trabalhou arduamente por quatorze anos em bares e casas noturnas, época em que adotou o nome artístico Roberta Miranda. Tornou-se conhecida do público em 1985, quando Jair Rodrigues gravou sua composição "Sua Majestade, o Sabiá", que vendeu centenas de milhares de cópias. No ano seguinte, foi contratada pela gravadora Continental, pela qual gravou nove discos. Depois se transferiu para a Polygram. Suas músicas são basicamente românticas e voltadas para o mercado sertanejo e brega, que na década de 90 tornou-se um fenômeno nacional.

O programa MDPB, Música da Parahyba, tem como âncora a também cantora e atriz Stela Maris Mariano, com edição e direção de Sérgio Ricardo Santos, e vai ao ar todos os domingos ao meio dia através da Rádio Web DiárioPB www.radio.diariopb.com.br