quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Cordelista de Itabaiana lança mais um folheto de gracejo

O cordelista Fábio Mozart, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, entidade da qual foi fundador, acaba de lançar o folheto “O casamento da Barata Preciosa com o besouro embola bosta”, cordel de gracejo com temas da atualidade. “Com este, já são 48 os títulos de cordel do velho Fábio Mozart. Se a quarentena demorar mais um bocadinho, chegarei aos 100”, informou.

Folhetos de gracejo são poemas geralmente de inspiração satírica, alguns beirando as margens da literatura do absurdo, mas sem perder o viés político de denúncia e mostrando a visão popular a respeito de temas atuais. O folheto de Fábio comenta com bom humor as transações políticas do Brasil de hoje e, principalmente, a relação entre o Governo federal e políticos do chamado “Centrão”. O folheto tem capa de Sérgio Ricardo e foi impresso na Tipografia Mozart.

Fábio Mozart é autor de livros de poesia dita culta e de crônicas, além de assinar obras sobre teatro e comunicação popular através das rádios comunitárias. No cordel, ele assina 48 títulos versando sobre os mais variados temas. Foi ganhador do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel, promovido pelo Ministério da Cultura, com o folheto “Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano”.

 


quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Candidatos com problemas na Justiça não poderão concorrer sob liminar, diz Presidente do TRE

 

O Desembargador José Ricardo Porto garantiu que o TRE-PB está preparado para evitar candidatos concorrer sub-júdice. "Eu asseguro é que nós estamos com uma estrutura no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba para cumprir todos os prazos. Ninguém irá disputar eleição sob alegação de que pedido de vista de sua candidatura não foi apreciado, que o pedido de impugnação não foi deliberado. Isso aí na nossa ótica, estamos trabalhando para não permitir nesse sentimento", comentou destacando que em muitas situações o candidato recebe impugnação no primeiro e segundo grau e a recomendação é que tomem as providências para evitar situações mais complicadas a frente. 

O desembargador José Ricardo Porto lembrou que dia 26 de setembro é o último dia dos partidos políticos e as coligações apresentar à Justiça Eleitoral, até às 19h. "O requerimento de registro dos candidatos, sendo possível, isso é importante, a transmissão via internet até as 8 horas e segue o calendário de todos", frisou, recomendando que os políticos evitem deixar para a última hora o registro. 

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

CRM-PB interdita eticamente Unidade Mista de Mogeiro por falta de médicos

 

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente a Unidade Mista de Saúde Maria Hermínia da Silveira, em Mogeiro, após fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (19), por constatar falta de médicos prestando atendimento. A unidade conta com médico apenas nas terças-feiras à noite e, nas sextas, sábado e domingo, por 24 horas. Nos demais horários, o atendimento é feito apenas pelo corpo técnico de enfermagem. Com a interdição ética, os médicos ficam impedidos de prestar seus serviços na unidade a partir da zero hora desta quinta-feira (20).

“Estamos enfrentando uma pandemia, uma situação grave e delicada. No entanto, uma unidade de saúde que presta serviços de urgência e emergência precisa ter médico de plantão 24 horas, todos os dias. No momento da fiscalização não havia nenhum médico no local. É um risco para a população e demais profissionais manter uma unidade de saúde aberta desta forma. Assim que o problema da escala médica for resolvido, faremos a desinterdição ética”, explicou o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

Ele ainda acrescentou que a unidade não conta com um diretor técnico nomeado, o que precisa ser feito o mais breve possível, segundo o diretor de Fiscalização. Desde janeiro, o Departamento de Fiscalização do CRM-PB realizou mais de 150 vistorias em unidades de saúde da Paraíba.


segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Celebrando 50 anos de poesia, Fábio Mozart lança livro de versos concisos

 

Como forma de comemorar seus 50 anos de poesia, o poeta e radialista Fábio Mozart lança o livro “Poemas malditos em prosa, verso, gesto e grito”, com cerca de 200 versos curtos. No distante 1970, o autor lançou seu livro artesanal “Lira desvairada” em mimeógrafo. Desde então, vários foram os projetos poéticos compartilhados com o restrito público leitor, sempre sob os auspícios de recursos públicos, que “o poeta não trabalha bem as relações capitalistas e sobrevive de estipêndio coletivo”, explica Mozart.

O último livro, “Laranja romã”, foi produzido com receita do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de João Pessoa. No “Laranja romã”, o jornalista Dalmo Oliveira assim definiu o autor: “Fábio Mozart é uma espécie de poeta marginal hibridado com o repentista popular pós-urbano, clonagem estética de Manoel Xudu com Bukowski.”

Com 78 páginas, o livro “Poemas malditos em prosa, verso, gesto e grito” tem lançamento a partir de agosto e já está à venda exclusivamente com o autor através do seu email (mozartpe@gmail,com) ou na sua conta no Facebook. Custa R$ 10 reais, mais despesas de Correio. “O lançamento deste livrinho comemorativo será na casa de cada amigo que receberá seu exemplar autografado, com o afeto e a gratidão deste poeta meio centenário”, disse Fábio.

domingo, 16 de agosto de 2020

Atleta itabaianense sagra-se campeão paraibano pelo Treze de Campina Grande

 

O meio campista Tales Silva fez parte do elenco do Treze Futebol Clube que foi campeão paraibano de futebol neste sábado (15), diante do Campinense Clube, mesmo perdendo por um a zero, já que na primeira partida havia sido vitorioso pelo placar de dois a zero. Tales Silva, de origem humilde, começou sua vida de atleta em equipes amadoras de Itabaiana, tendo se destacado pelo talento de jogador de futebol e ingressado no Treze, um dos clubes mais destacados da Paraíba.

A pequena cidade de 24 mil habitantes teve um fim de semana de exaltação por ver um conterrâneo conquistar a glória de ser campeão neste esporte que é quase uma religião para os brasileiros. “É um motivo de orgulho para todos nós itabaianenses e estou feliz por ver minha cidade tão bem representada por este jovem que tem uma carreira promissora no futebol”, afirmou o prefeito Lúcio Flávio Costa.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Ex-prefeito de Salgado de São Félix inicia pré-campanha contratando empresa de marketing eleitoral da região

 

O ex-prefeito de Salgado de São Félix, Adaurio Almeida, disputará novamente o cargo na eleição deste ano, e já inicia pré-campanha contratando o marqueteiro eleitoral Carlão Melo (foto) para assessorar a área de comunicação. O publicitário já trabalhou antes para o pré-candidato, em 2012 quando Adaurio foi prefeito, na estruturação do setor de comunicação da Prefeitura. “Tenho fortes laços com Salgado de São Félix, onde também trabalhei em 2016, coordenando o marketing do então candidato oposicionista Dr. Joni Oliveira”, informou Carlão.

Carlão Melo tem larga experiência no setor de marketing eleitoral, iniciando os trabalhos nesse campo em 2001. Ele esclarece que a legislação eleitoral permite que os pré-candidatos mostrem suas credenciais na mídia, não se configurando como propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto. “Falar da pretensa candidatura, exaltar as qualidades pessoas do pré-candidato pelos meios de comunicação não se enquadra como propaganda antecipada”, explica Carlão.

O papel de uma assessoria de comunicação eleitoral nesta fase é construir a presença do pré-candidato tanto online quanto off-line, disputando a atenção contra seus adversários, conforme preceitua o publicitário.

Carlão Melo já foi empresário de bandas de forró e trabalhou com eventos, tendo focado a partir de 2001 sua empresa no Marketing Eleitoral e Pós-Eleitoral, principalmente na região de Itabaiana. Seu trabalho é reconhecido como idôneo e abalizado pelos clientes.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ITABAIANA

Partidários de prefeito contrariam decreto da Prefeitura e promovem aglomeração

Contrariando as recomendações internacionais e o próprio decreto municipal, correligionários do prefeito de Itabaiana, Lúcio Flávio (PSB) promoveram passeata nesta quarta-feira (5) durante entrevista do edil em uma rádio local, apesar do quadro de calamidade pública pela pandemia do Covid-19. O gestor havia convocado seus aliados para ouvir a entrevista, mas o evento acabou com ato público. “Não foram convocados para esta manifestação, e sim para escutar a entrevista no rádio”, afirmou uma fonte da Prefeitura.

O chefe do Executivo local, que é médico, saudou os apoiadores da sacada do prédio onde está instalada a emissora, no centro da cidade. Muitos dos participantes da manifestação estavam sem equipamentos de proteção. O prefeito disse que o intuito não foi de promover aglomeração e que orientou as pessoas a respeitar o momento da pandemia.