sábado, 27 de junho de 2020

Partido de Brizola lança policial militar como pré-candidato a prefeito de Pilar

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou em 28 de junho a pré-candidatura do policial reformado conhecido como Sargento Matias (foto) para prefeito de Pilar (PB). O ato foi marcado por uma “carta aberta” à população do município, onde o Sargento Matias lamenta a “hegemonia política de família que se alterna no poder, causando atraso e escravidão”.

O Sargento tem origem no sítio Jacaré, ex professor da rede pública de ensino e policial militar com trinta anos de serviço público “sem mancha na folha corrida”. Foi candidato em 2016. “Não vencemos, mas não nos vendemos, não abrimos mão do que acreditamos ser o melhor para nossa cidade”, escreve ele na carta.

Com a indicação do pré-candidato do PDT, já somam três os postulantes ao cargo de prefeito de Pilar na eleição deste ano: o atual prefeito Benício Neto, o bancário aposentado Wilton Pontual e o Sargento Matias.



Academia lança cordel com oitenta autores sobre coronavírus



Com tiragem de mil exemplares, já está circulando o folheto coletivo “As gigantes lições do coronavírus”, mote de Marconi Araújo com participação de oitenta poetas cordelistas de todo o país. Entre eles, assinam trinta membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O cordel tem capa do xilogravurista Marcelo Soares.

O projeto teve ainda um sarau virtual através das redes sociais da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com uma centena de participações de poetas declamadores, glosando o tema: “a lição do corona é tão gigante que é marcante pra toda geração”.

Entre os cordelistas participantes do folheto coletivo, destacam-se nomes nacionalmente conhecidos no mundo das letras e da poesia, a exemplo do repentista Oliveira de Panelas e do cronista, poeta, contista e pesquisador da cultura popular Bráulio Tavares.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Cordel de Raniery Dantas sobre Sivuca é base para trabalho escolar


O cordel “Sivuca, o filho de Itabaiana”, do poeta Raniery Dantas, será objeto de estudo dos alunos da Escola Estadual Francisco Campos, no bairro Bancários, em João Pessoa. O folheto de Raniery é tema de homenagem da escola no Ano Cultural Mestre Sivuca, instituído pelo Governo do Estado da Paraíba. A Semana Cultural terá sua culminância em 30 de junho (terça-feira) de forma virtual, sob a coordenação da professora Kadydja e a diretora Maria José.

Nascido em Itabaiana, Agreste paraibano, Sivuca fez sucesso com seus arranjos que disseminaram a cultura nordestina pelo mundo. Sivuca morreu, aos 76 anos, em 2006, vítima de um câncer de laringe, do qual se tratava desde 2004.

Raniery Abrantes tem vários cordéis publicados e é professor na rede pública estadual de ensino, membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.


domingo, 21 de junho de 2020

PT lança ex-vereador como pré-candidato a prefeito de Itabaiana


O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Itabaiana, Paraíba, lançou em 15 de junho o bancário aposentado e ex-vereador Antonio Fernando (foto) como pré-candidato a prefeito na eleição de 2020. Por causa da pandemia, o evento foi virtual e teve a participação de membros do partido, liderados por Rinaldo Bizerra, presidente do PT no município, e lideranças comunitárias e de movimentos sociais.
Antonio Fernando notabilizou-se quando vereador por doar seu salário e dos assessores para construção de casas para famílias carentes e serviços sociais da Igreja. Em 2003, foi o único parlamentar local a se solidarizar com o jornal Tribuna do Vale que teve sua redação invadida pela Polícia Federal a pretexto de fechar uma rádio comunitária.
“É um cidadão que mora em Itabaiana há cinquenta anos, onde tem atividades empresariais e é bem visto por todos, tendo todas as condições para representar o PT nesta eleição”, disse Rinaldo. Antonio Fernando disse que coloca seu nome na disputa “para defender a classe trabalhadora e para o fortalecimento da democracia”.




sábado, 20 de junho de 2020

Artistas de Itabaiana lamentam falecimento de Flaviano Almeida


Componentes do Grupo Experimental de Itabaiana lamentaram o falecimento de Flaviano Almeida neste 19 de junho em Campina Grande. Flaviano nasceu em Itabaiana, foi funcionário dos Correios e teve destacada atuação nos movimentos sociais e culturais de sua terra nos anos 70/80. Foi um dos fundadores do mais atuante grupo teatral da cidade, o GETI.

O maestro Luiz Carlos Otávio revelou-se comovido com o desaparecimento de Flaviano, de quem era primo. “Devo muito a ele. Como humanista, sabia ouvir os outros, sempre entusiasmado, dava gosto conversar com Flaviano”, disse Luiz Carlos.

O ex-ator do grupo, Beto Palhano, escreveu nas redes sociais: “fomos amigos na infância e juventude, depois colegas nos Correios. Foi nosso companheiro nos sonhos e projetos culturais, como um dos fundadores do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana”.

O Secretário de Cultura da Paraíba, Damião Ramos Cavalcanti, também externou seu pesar pela morte de Flaviano Almeida: “Minha solidariedade à família do falecido e a todos os artistas conterrâneos”.

Outro membro fundador do grupo teatral, Agnaldo Santos, atualmente coordenador do grupo parafolclórico Acauã da Serra, também lembrou a trajetória de Flaviano Almeida como entusiasta dos movimentos culturais em Itabaiana.


segunda-feira, 15 de junho de 2020

Mogeiro tem menos incidência de coronavírus na região de Itabaiana



A cidade de Mogeiro registrou até agora 26 casos confirmados de pessoas afetadas com o novo coronavírus. Uma das vítimas não resistiu e veio a óbito no dia 11 de maio. Tratava-se de um homem, adulto, 43 anos, que apresentou sintomas no dia 10, foi internado em hospital público, porém não resistiu.
Em Itabaiana registra-se o maior número de infectados: 383. Na demais cidades: Juripiranga 196; Salgado de São Félix 44; São José dos Ramos 31; Ingá 167; Pilar 66; São Miguel de Taipu 51.  
A Paraíba tem 28.013 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas neste domingo (14). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 633 no estado desde o início da pandemia. Já são 210 cidades da Paraíba com casos registrados da doença.
A ocupação de leitos de UTI para adultos em todo o estado é de 69%. Na região metropolitana de João Pessoa, 80% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados. Em Campina Grande, o mesmo setor tem taxa de 71%. No sertão, 49% dos leitos de UTI estão ocupados. Apenas 38,9% da população seguiu a recomendação de isolamento social no estado

domingo, 14 de junho de 2020

Cidades do vale do Paraíba classificadas na Bandeira Laranja do “Novo Normal” no decreto do governo

Governador João Azevedo anunciou o Plano Novo Normal Paraíba


As cidades de Itabaiana, Juripiranga, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, Mogeiro, Pilar e São Miguel do Taipu estão classificadas na bandeira Laranja do Plano novo Normal do Governo do Estado, onde poderão funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office).
Será liberado para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive trhu), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as lojas e estabelecimentos comerciais, exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery); missas, cultos e demais cerimônias religiosas poderão ser realizadas online, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, neste caso com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social; hotéis, pousadas e similares, exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus; estabelecimentos que trabalham com locação de veículos; e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

FM de Brasília quer retransmitir programa de Fábio Mozart na rádio DiarioPB


O comunicador José Soter, coordenador da Rádio Esplanada 98.1 FM, de Brasília, está propondo retransmitir o programa “Rádio Barata no Ar”, produzido pela Rádio Web DiarioPB. “Se vocês permitirem, queremos incluir o programa em nossa programação. Ouvi uma edição do ‘Rádio Barata’ e gostei do formato”, disse Soter, que também é diretor de programação da Rádio Esplanada.

Rádio Barata no Ar é produzido pelo comunicador Fábio Mozart e editado por Sérgio Ricardo, com transmissões diárias pela Rádio DiarioPB (https://www.radio.diariopb.com.br/) às 10 horas, reprise às 19 horas. “Rádio Barata no Ar” glosa fatos da atualidade com humor e descontração, formato pouco usual no rádio jornalismo pela internet.

A Rádio Esplanada atua no Plano Piloto, Asa Sul e Norte e Esplanada dos Ministérios e tem como associados os principais sindicatos de Brasília, das APAM das escolas públicas e privadas e de outras entidades sem fins lucrativos sediadas nessa área. Ela é também aberta para os moradores residentes nesse território. A proposta é fazer uma programação diferente das FM comerciais, plural e com a participação da população local.


quinta-feira, 11 de junho de 2020

Wilton Pontual toma PSB do prefeito e se lança candidato em Pilar



O bancário aposentado e ex-vereador Wilton Pontual (foto), de Pilar, lançou sua pré candidatura a prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), em reunião presencial realizada quarta-feira (10). No encontro, foi escolhido o nome de Edinho do Curimataú como vice-prefeito na chapa de Wilton. Conforme Pontual, foram feitas várias tentativas de conciliação com outras legendas oposicionistas no município, mas o acordo acabou não acontecendo. “Iremos apresentar nossa proposta de governo à sociedade pilarense em breve”, disse ele.

O prefeito de Pilar, Benício Neto (PSB), respondia pelo comando do partido no município, mas acabou ficando fora da composição da nova Comissão Provisória do Diretório Municipal do PSB, que passou a ser comandada pelo ex-vereador Wilton Pontual. A manobra teve orientação do ex-governador e presidente da Comissão Provisória Estadual da legenda, Ricardo Coutinho e da deputada Cida Ramos.
Pontual já foi vereador em Pilar, e na última eleição (2016) ajudou a eleger o atual prefeito Benício Neto, do qual foi o seu secretário da Agricultura, vindo a entregar o cargo por não concordar “com a política praticada pelo prefeito para o homem do campo”.

“Uma das alas familiares dos descendentes do velho coronel Aguinaldo Ribeiro, confirma a orientação clara para priorizar as práticas poucos democráticas das administrações dos amigos e familiares do rei (no caso de Pilar, do Prefeito)”, escreveu na sua postagem o atual presidente da Comissão Provisória.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Artistas alertam para estado de emergência da classe cultural na Paraíba




Ex-governador Ricardo Coutinho encontra o mamulengueiro Miro do Babau na cidade de Mari, na porta da Rádio Comunitária Araçá. Em tempo de campanha política, os governantes abraçam os que produzem sonhos e fantasias. 

Artistas paraibanos têm cobrado maior empenho dos gestores públicos para a categoria que se encontra atualmente em estado de carência e privação diante do novo coronavírus. O produtor cultural Alexandre Santos lamentou nas redes sociais o fato de que “o orçamento da Secretaria de Cultura está minguado e a pasta se encontra sem planejamento”. Segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a Paraíba tem 8,41% da sua população empregada na Economia Criativa, o que equivalente a quase 335 mil paraibanos e paraibanas. Nesse mesmo estudo, aponta-se que somos o 7° estado com mais pessoas empregada no setor cultural. “Na contramão deste dado, somos o 24° em remuneração. Ou seja, temos muita gente trabalhando com cultura, mas todos mal remunerados. Somos um setor que gera riqueza, trabalho e renda, um setor que paga imposto e que movimenta uma economia significativa na Paraíba, no Brasil e no mundo. Por que tanto desprezo por parte gestores paraibanos?”, indaga Alexandre.
A falta de ações públicas que prestem assistência à categoria de artistas do estado também é preocupação dos poetas cordelistas. O poeta e professor Manoel Belisario afirmou que o Estado não valoriza a produção cultural paraibana. “O cordel faz parte do patrimônio artístico nacional e nossa arte não é reconhecida”, lamenta ele.  Outro poeta popular, Marconi Araújo, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e membro do Conselho Estadual de Cultura, também reconhece que “o investimento em cultura deixa muito a desejar e na Paraíba, apesar de algumas ações pontuais, essa realidade merece ser transformada”.  Para ele, o Consórcio Nordeste, que já envolve voluntários da produção artística e cultural na discussão de iniciativas para a cultura e o turismo busca sensibilizar os governadores do Nordeste na adoção de medidas que estimulem o setor, “ainda mais agora que se enfrenta essa grave crise sanitária”.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

“Barata no ar”: o programa de rádio online mais ouvido na Paraíba





O programa experimental “Rádio barata no ar”, comandado pelo comunicador Fábio Mozart, tem os melhores números em audiência de rádio por streaming na Paraíba, como revela pesquisa do publicitário Sérgio Ricardo. “Estamos falando de rádios que operam especificamente online”, explica Ricardo. Segundo ele, o programa gerado pela Rádio DiarioPB e retransmitido pelas rádios Zumbi e Cuiá, de João Pessoa, e Ganga de Maceió, Alagoas, teve média de mais de 4 mil ouvintes em maio de 2020, sem contar com as plataformas mobile com aplicativo integrador e app exclusivo.  

Com duas audições veiculadas por dia, às 10 horas e reprise às 19 horas, o programa tem aumentado sua audiência após dez edições. O conteúdo glosa fatos da atualidade com humor e descontração, formato pouco usual no rádio jornalismo pela internet. O professor Agostinho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é ouvinte da “Rádio barata no ar” e considera que não tem formato igual ao modelo em nenhuma rádio web do Nordeste. “Sou músico e percebi a sintonia e a dinâmica perfeita entre o apresentador e o sonoplasta, encaixando o ritmo na proposta do programa”, afirmou ele. A Rádio DiarioPB também está utilizando o Twitter como plataforma de divulgação nas redes.

Fábio Mozart (foto) tem trinta e cinco anos de vivência radiofônica,  criador de diversas emissoras comunitárias na Paraíba, autor do livro “Democracia no ar” sobre experiências populares na luta pelo direito à comunicação. “Eu faço palestras inspiracionais para pirados nessa quarentena através da Rádio Barata, e considero um passatempo melhor do que ouvir a Voz do Brasil”, graceja Mozart, que diz se divertir com o programa. “Meu cachê é imponderável porque economizo com ansiolíticos e psiquiatras nessa zorra emocional da pandemia”, finalizou.

O uso de celular para ouvir rádio por streaming tem crescido rapidamente. Constatou-se que mais de 20% dos brasileiros usam smartphones para escutar suas rádios preferidas. Há cinco anos, o número era quase seis vezes menor.




domingo, 7 de junho de 2020

Desaba parte do mercado público de Itabaiana com chuvas fortes


Parte do Mercado Municipal de Itabaiana, localizado no Centro, desabou na manhã deste domingo (7), enquanto chovia na região. Segundo informações, ninguém ficou ferido. A estrutura ficou parcialmente destruída no setor destinado à comercialização de feijão e farinha.

Escombros de telhas, madeira e reboco de cimento ficaram espalhados pelo local. Segundo um morador da região, a estrutura deste setor do mercado que ainda se mantém de pé não ameaça desabar.

Continuará chovendo na região nesta segunda-feira. Segundo a AESA, persistem as condições de maior concentração de nebulosidade no oceano Atlântico, adjacente à costa nordestina. Com isto, o tempo se mantém instável e favorável à ocorrência de chuvas no leste paraibano, especialmente entre as regiões do Litoral e Agreste.


segunda-feira, 1 de junho de 2020

Câmaras de vereadores de São Miguel de Taipu e Pilar não realizam sessões durante isolamento social



De acordo com o publicitário e blogueiro Carlão Melo, de Itabaiana, as cidades de Pilar e São Miguel de Taipu não realizaram nenhuma sessão durante esses quase 90 dias de isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Um dos vereadores da cidade de São Miguel de Taipu informou que a Câmara Municipal encontra-se durante todo esse período inativa, o que ele considera prejuízo para a população, uma vez que se perde o controle dos atos administrativos do prefeito e não realizam debates sobre a crise que se estabeleceu na sociedade.
Ainda citando Carlão Melo, convém salientar que todas essas Câmaras Municipais estão prestes a entrarem em recesso por aproximadamente 60 dias, fazendo com que alguns vereadores completem seis meses ganhando o seu salário sem trabalhar.
Ao final, Carlão melo indaga: “quais desses vereadores ou vereadoras nessas cidades citadas, abdicou do seu salário ou então comprou uma cesta básica para doar a alguma família carente no seu município, num momento tão difícil pelo qual passamos? Ou alguns estão pegando carona na distribuição das cestas básicas da merenda escolar, que os prefeitos estão distribuindo?”
A Câmara Municipal de Itabaiana foi a pioneira na realização da sessão por vídeo conferência, e já realizou três. A Câmara Municipal de Mogeiro, após duas sessões presenciais, já realizou duas por vídeo conferência. Já a da cidade de Juripiranga vem se reunindo presencialmente todas as semanas, segundo contato que mantive com um dos vereadores.
A Câmara da cidade do Ingá também passou aproximadamente 45 dias sem atividades, mas já começou com sessão por vídeo conferencia. A Câmara Municipal de Salgado de São Félix realizou cinco sessões presenciais, e segundo o seu presidente, vai continuar com as sessões presenciais, uma vez que já tentou realizar por vídeo conferência, mas teve problema com o sinal da internet na residência de alguns vereadores. Na cidade de São José dos Ramos, informações obtidas junto a um dos vereadores, as reuniões acontecem de 15 em 15 dias e sempre duram cerca de meia hora.