terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Salão de Artesanato da Paraíba homenageia artista de Pilar


Pela primeira vez, o Salão do Artesanato da Paraíba vai homenagear artesãos que trabalham com o metal como matéria-prima, transformando sucatas, arames, zinco, chapas de ferro e outros metais em obras de arte. A 31ª edição do evento tem como tema “Metal que vira arte” e será realizada de 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa.

Cerca de 300 expositores devem participar do Salão do Artesanato que terá ambientes projetados por renomados arquitetos da Paraíba. O evento é uma realização da secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) e co-realização do Sebrae-PB.
Um dos homenageados é Rafael Pereira da Silva, de Pilar. Ele começou a fazer artesanato desde criança, a partir do desejo de possuir uma bicicleta, despertando seu talento em elaborar miniaturas daquilo que gostaria de possuir, construindo pequenas bicicletas a partir de fios de metal e objetos de sucata. Além das bicicletas, atualmente o artesão faz objetos de adorno, esculturas como cavalos e outros animais, utilizando inclusive metais nobres como o alumínio e o cobre.
Mostrando uma preocupação social, na entrada do 31º Salão do Artesanato será arrecadado um quilo de alimento não perecível para ser doado para instituições de caridade. O evento também se preocupa com a questão ambiental, sendo proibido o uso de canudos e sacolas de plástico no local, com o intuito de contribuir com a preservação do meio ambiente.

sábado, 28 de dezembro de 2019

Narrador esportivo participa do "Alô comunidade" deste sábado (28)



Jorge Blau Silva, o trovão da radiofonia esportiva paraibana, estará no ALÔ COMUNIDADE se despedindo de 2019 com a galera da Rádio Zumbi. Começa às 11 horas na Rádio Tabajara AM (1.110). Comando de Fábio Mozart com apoio técnico de Maurício Mesquita e locução de Beto Palhano.


sábado, 21 de dezembro de 2019

Programa "Alô comunidade" recebe radialista e historiador neste sábado (21)




ALÔ COMUNIDADE recebe o poeta, radialista, historiador e líder sindicalista paraibano Edson Gomes. Neste sábado (21), 11 horas, Rádio Tabajara AM – (1.110 KHZ) – Comando de Fábio Mozart, com apoio de estúdio de Beto Palhano e Marcos Jr.

Este programa é retransmitido por 12 emissoras comunitárias e rádios WEB do Brasil. Produção da Rádio Zumbi e Academia de Cordel do Vale do Paraíba.




quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Escolas de Itabaiana e Mogeiro são contempladas no Prêmio Escola de Valor 2019



A Escola Professora Odete Mendes Oliveira, em Itabaiana, e a Escola Otávia Silveira, no município de Mogeiro, estão na lista das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino da Paraíba contempladas no Prêmio Escola de Valor 2019.
O Prêmio Escola de Valor contempla com o 14º salário todos os funcionários das escolas premiadas: gestores, merendeiras, professores, porteiros, vigias entre outros. Já o prêmio Mestres da Educação possibilita que os professores com projetos premiados sejam beneficiados com o 14º salário e caso estejam lotados nas escolas já contempladas com o Prêmio Escola de Valor recebam também este prêmio, que se caracteriza como o 15º salário aos docentes.
Este ano foram selecionados 1.227 docentes no Mestres da Educação, e 61 escolas, contemplando 2.653 profissionais, no prêmio Escola de Valor. As duas premiações totalizam um investimento de R$ 10.371.785,70.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Levantamento mostra vereador de Itabaiana com ‘produção zero’ em 2019


Levantamento feito com base nas informações disponibilizadas pela Câmara Municipal de Itabaiana, a partir do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo(SAPL), mostrou como foi a produção de cada um dos 11 vereadores ao longo do ano de 2019. A foi realizada nesta quarta-feira (18). O levantamento levou em consideração o número de Projetos de Lei, de Requerimentos e Indicações apresentados por cada parlamentar no legislativo itabaianense este ano. A apresentação de matérias legislativas é uma das principais atribuições dos legisladores mirins, que também são responsáveis pela fiscalização dos atos do chefe do executivo municipal.

De acordo com os dados, o Vereador Cláudio Neto (MDB) aparece como o mais produtivo da Casa no ano, com 52 matérias legislativas apresentadas. Por outro lado, o vereador Lula do Mangaio (foto) não apresentou nenhuma proposta durante o ano.



Confira o ranking completo:

PRODUTIVIDADE DOS VEREADORES DE ITABAIANA EM 2019
Vereador (a)
Projetos de Lei Ordinária, de Resolução e Decreto Legislativo
Requerimentos
Indicações


CláudioNeto (MDB)
07
42
03
José Ubiratan (PSB)
02
39
00
Rodrigo Rodrigues (PTB)
05
13
00
Jânio (Baia) (Avante)
03
09
00
Suélyo Rogério (PSB)
01
10
00
Maria de Fátima (Fanta) (PTB)
02
05
00
Josinaldo Roberto (PDT)
00
06
00
Dr. Pedro (PSB)
00
04
00
Izaías Araújo (PDT)
00
02
00
10º
José Marques (PRB)
00
01
00
11º
Lula do Mangaio(MDB)
00
00
00



sábado, 14 de dezembro de 2019

“Alô comunidade” recebe um artista plástico e um agitador cultural neste sábado (14)


No programa “Alô comunidade” deste sábado, 14 de dezembro, vamos falar de artes plásticas, poesia e resistência cultural. Sob o comando de Fábio Mozart no estúdio da Rádio Tabajara AM, o programa recebe o mestre Wilson Figueiredo, escultor paraibano, e o professor Flávio Roberto (foto), de Alhandra, poeta e questionador das políticas culturais hegemônicas.

“Alô comunidade” tem participação de Beto Palhano e Marcos Júnior, com sonorização de Maurício Mesquita. O programa é uma produção da Rádio Zumbi em parceria com a Rádio Tabajara AM, retransmitido por uma rede de 12 rádios comunitárias e portais da internet. Começa às 11 horas e pode ser ouvido em tempo real pela internet em https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/arquivos-html/index_am.html



quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Morre comunicador pioneiro de Itabaiana


Faleceu aos 76 anos nesta quarta-feira, 11, o fotógrafo e empresário Ivo Severo, devido a complicações por acidente vascular cerebral. Seu sepultamento será realizado nesta quinta-feira em Sairé, Pernambuco, sua terra natal.

Ivo Severo marcou uma época na comunicação em Itabaiana, operando a Difusora Nazareth e montando o primeiro sistema de som ambiente da cidade nas décadas de 70/80. Sua Difusora evoluiu para uma emissora AM, que foi uma das primeiras experiências radiofônicas na cidade antes do advento das frequências moduladas. Ivo montou um dos mais modernos sistemas de carro de som da região, com patrocínio da empresa pernambucana Pitú. O empresário também se notabilizou como fotógrafo, constituindo-se em um dos primeiros repórteres fotográficos da cidade.


terça-feira, 10 de dezembro de 2019

No aniversário de Itatuba, poeta Pádua Gorrión lança “Cordéis acadêmicos”


No próximo dia 20 de dezembro, às 20 horas, no Cine Santo Antonio, Sala Salvador Gonçalves Borba, o poeta Pádua El Gorrión (foto) estará lançando o livro “Cordéis acadêmicos”, coletânea com vinte folhetos de poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O lançamento faz parte da programação do Tríduo Cultural João Martins de Athayde, promovido pela Prefeitura Municipal de Itatuba, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro.
O poeta Pádua Gorrión publicou no livro “Cordéis acadêmicos” o trabalho “Valores de A a Z para vivermos melhor”. O livro está sendo divulgado e vendido pelos vinte poetas participantes, os quais tiveram direito a uma cota de vinte exemplares por autor. Na cidade de Itatuba, o também acadêmico Maurício Lima estará com Pádua no lançamento. Maurício publicou o folheto “A bela e a cobra” no livro “Cordéis acadêmicos”. Os dois cordelistas estarão participando do evento em homenagem ao aniversário de Itatuba, juntamente com outros poetas locais.

sábado, 7 de dezembro de 2019

Coletânea “Cordéis acadêmicos” tem lançamento em Juripiranga



O livro “Cordéis acadêmicos”, com coletânea de folhetos de membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, foi lançado no “Chá com poesia”, evento ocorrido neste 7 de dezembro em Juripiranga, uma iniciativa do cordelista Jota Lima. Com ele estiveram os poetas Emanuel Oliveira, de Itambé e a escritora Elane Santos, de Juripiranga. O lançamento teve lugar na Escola Teonas da Cunha Cavalcante.
“Cordéis acadêmicos” é composto de 20 folhetos assinados por vinte cordelistas da Academia residentes em várias regiões da Paraíba, versando sobre os mais diversos temas. “A maior parte dos cordelistas que participam desta coletânea tem formação acadêmica. Nestes trabalhos, entretanto, resta preservada a linguagem simples e envolvente dos cordéis, mesmo quando trata de assuntos sérios como o tema explorado pela odontóloga Cristine Nobre ou pelo físico Jota Lima. Em outros folhetos da mostra aparece a objetividade ingênua, própria da literatura de cordel, as narrativas acentuadas pela oralidade, a musicalidade como característica marcante deste gênero”, escreveu Fábio Mozart, coordenador do projeto.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Poeta e militante anarquista recebe homenagem póstuma no Casarão dos Azulejos nestas quinta-feira (5)



O poeta Gerimaldo Nunes, falecido em novembro próximo passado em João Pessoa, é personagem do folheto “Cordel pra Geri”, de autoria do jornalista Dalmo Oliveira, que será lançado nesta quinta-feira (5) no Casarão dos Azulejos. Também será relançado o folheto “A verdadeira história das pedras de Ingá”, do cordelista Fábio Mozart.
Para Lau Siqueira, do Projeto Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA), “será um momento para celebrar o que Gerimaldo mais amava: a vida”.
Gerimaldo Nunes nasceu em Alagoa Grande e era jornalista. O Cordel pra Geri é o primeiro folheto escrito por Dalmo Oliveira. “Não se trata de uma biografia, mas uma reflexão bem humorada e enternecida sobre esse amigo onde o pensamento anarquista é o suporte e a memória poética”, resume Oliveira.
O evento está programado para 19 horas, com entrada franca. O Casarão dos Azulejos está localizado na Rua Conselheiro Henriques, 159 - Centro, em frente à praça Dom Adauto, em João Pessoa (PB)





quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Fábrica de metalúrgica e plásticos instala-se em Ingá e deve gerar 150 empregos diretos


Uma unidade industrial da Alumasa, empresa que atua no ramo de fabricação de produtos metalúrgicos e plásticos, deverá ser instalada na cidade de Ingá, na Paraíba. O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (2), na Granja Santana, em João Pessoa, um protocolo de intenções para a instalação da indústria.
O empreendimento deve injetar, inicialmente, R$ 15 milhões na economia do estado, gerando diretamente 150 empregos que poderão ser ampliados nos próximos anos. Para João, este momento é favorável para o Estado  atrair novas empresas. 
"Há um momento muito bom para que a Paraíba possa continuar recebendo investimentos e a Alumasa chega agora porque aposta na nossa estabilidade e no ambiente de negócio propício para receber novos empreendimentos”, frisou.

O sócio-proprietário da Alumasa, Rodrigo Fontanella, afirmou que a localização estratégica e os investimentos do Estado em várias áreas da economia foram fundamentais para a escolha da empresa pela Paraíba.
“Nós tínhamos a intenção de vir para o Nordeste e, dos três estados que visitamos, a Paraíba nos chamou a atenção pela questão logística, tendo em vista que a nossa matéria-prima é 100% importada da África, da Arábia e a localização do porto também nos favorece. Além disso, fomos muito bem recepcionados pelo Governo do Estado e a nossa meta é de iniciarmos os trabalhos o mais rápido possível, já que a construção civil deve crescer no próximo ano”, explicou. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Zona rural de Pilar tem nova associação comunitária



A comunidade Sítio Figueira, zona rural de Pilar, esteve reunida para sua primeira reunião da Associação Social de Desenvolvimento Rural de Figueira e Assentamento Boa Sorte ll (ASCOMDERF), em 30 de novembro.  A entidade foi fundada em agosto do corrente ano por Evanio Teixeira e um grupo de agricultores da localidade, com o objetivo de fortalecer os vínculos comunitários da localidade. “Criamos essa entidade sem fins lucrativos, pois entendo que a comunidade unida tem mais força e organização para cobrar os seus direitos, cobrar melhorias aos gestores públicos, além de se tornar culturalmente ativa através do fortalecimento dos vínculos, preservando assim a identidade cultural local”, explicou Evanio Teixeira.

O sítio Figueira, como outras zonas rurais de Pilar, sofre bastante com problemas estruturais, a exemplo da falta de água potável, saneamento básico, falta de incentivo na agricultura, na cultura entre outros, e nesse meio uma associação organizada ganha força, pois tem o poder de reforçar a cobrança por melhorias, acredita Teixeira. Como presidente, ele prometeu levar os pleitos dos agricultores associados e a população em geral até os setores competentes do poder público local. “Para isso, nessa primeira reunião demos o pontapé inicial. Iremos buscar parcerias e queremos trabalhar com harmonia, com o único objetivo de somar forças e lutar pelo direito dos nossos agricultores”, finalizou.

Com pouco mais de dois meses da sua fundação, a entidade já tem um quadro de mais de cinquenta agricultores e produtores associados. Evanio Teixeira é líder comunitário, poeta e jornalista blogueiro.

Diário Pilarense