quinta-feira, 30 de maio de 2019

ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO EM ITABAIANA



Prefeito de Pilar pede ginásio e urbanização de vias públicas
O prefeito de Pilar, Benício Neto, está conclamando a população do seu município para comparecer nesta quinta-feira, 30, à cidade de Itabaiana para a plenária do Orçamento Democrático que acontecerá no Ginásio da Escola Estadual Cidadã Integral. “Você não pode perder essa oportunidade de levarmos ao Governador João Azevedo as demandas do nosso município. Disponibilizaremos transportes a partir das 17 horas, em frente a Fundação Menino de Engenho. Importante a participação de todos”, anunciou Neto.
Entre as reivindicações que Pilar apresentará no Orçamento Democrático, estão a construção de um ginásio, urbanização da estrada nova e construção de alça alternativa para passagem de veículos de grande porte em Pilar, “para preservar nosso casario histórico”, justifica o prefeito.
Em cada audiência do Orçamento Democrático, a população tem a oportunidade de eleger até três prioridades de investimentos para a região e ainda reivindicar, elogiar ou apontar ações que poderão ser implantadas para a melhoria da qualidade e da prestação de serviços oferecidos pelo governo estadual. “É um momento de diálogo, aberto e democrático entre o governo e a população”, afirma Célio Alves, coordenador da ação governamental.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Forrozeiro Geovane Júnior recebe homenagem da Academia de Cordel e Tribunal de Contas nesta quinta-feira (30)


Geovane Júnior (direita) em entrevista no programa "Alô comunidade", da Academia de Cordel do Vale do Paraíba

O forrozeiro Geovane Júnior será um dos homenageados com diploma de honra ao mérito cultural pelo Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas da Paraíba, e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, na edição de maio do sarau “Poemas e cantos da cidade”. Também receberão comenda cultural o músico Bira Delgado, o dramaturgo José Bezerra e o escritor Luiz Augusto Paiva de Mata.

Na ocasião, os poetas Rubens do Vale e Raniery Abrantes tomarão posse como novos membros efetivos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Raniery aproveitará para lançar seu novo folheto, “Um aprendiz no cordel”, e os poetas acadêmicos Anne Carolyne e Merlânio Maia também apresentarão suas recentes obras.

O evento culminará com show de Bira Delgado e Geovane Júnior, cantores e compositores que defendem o forró de raiz.
A entrada é franca e o sarau terá início às 18h30, no Centro Cultural Ariano Suassuna, Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147, Jaguaribe – João Pessoa (PB).



Cordel de Rui Vieira marca lançamento de livro sobre acidente de trabalho



O poeta Rui Vieira terá cordéis sobre acidente de trabalho declamados pelo também poeta Sander Lee nesta terça-feira, 28 de maio, às 19h30, na Fundação Casa de José Américo, na Praia do Cabo Branco em João Pessoa, no lançamento do livro “1.000 perícias”, de autoria de Edvaldo Nunes. Na ocasião, farão breve palestra Danoel Azevedo, Presidente da Comissão de Justiça e Trabalho da OAB/PB e Müella Cahú, Juíza do Trabalho.

Rui Vieira é de Remígio e mora em Campina Grande desde a década de 50. Ex-funcionário do Banco do Brasil, dedica-se à poesia popular. O trabalho de Rui é considerado de grande valia para pesquisadores da poesia popular nordestina. O poeta lançou livros como o “Dicionário temático da poesia popular do Nordeste”, dicionário que contém mais de mil temas poéticos, três mil estrofes e amostras poéticas de mais de quatrocentos poetas e cantadores.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Mogeiro debate e denuncia abuso sexual contra crianças e adolescentes

Nesta segunda-feira, 27, o Centro de Eventos em Mogeiro será palco para um debate sobre questões relativas ao abuso sexual de crianças e adolescentes, dentro do projeto “Faça bonito”. O evento terá início às 8 horas, com a participação de crianças, adolescentes autoridades públicas e a população em geral.
O “Faça Bonito” é um movimento de luta que busca conscientizar a sociedade dos perigos e desafios desse importante tema, promovido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A campanha tem o dia 18 de maio como referência. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 


sábado, 25 de maio de 2019

“Alô comunidade” entrevista forrozeiro Geovane Júnior



O programa “Alô comunidade” recebe neste sábado, 25, o forrozeiro campinense Geovane Júnior para um debate sobre a matriz do forró e nossas tradições nordestinas.

Geovane Júnior começou sua carreira em 1989. É radialista e produtor de espetáculos baseados na música regional.

 “Alô comunidade” é produzido pela Rádio Comunitária Zumbi e transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 KHZ), em parceria com doze rádios comunitárias do Brasil e da América do Sul. Direção de Dalmo Oliveira e apresentação de Fábio Mozart.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

UEPB e Academia de Cordel do Vale do Paraíba promovem segunda edição do “Cordel do Último Sábado”

Poetas da Academia de Cordel estarão no evento 

A segunda edição do projeto “Cordel do Último Sábado”, iniciativa promovida pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVP) e pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), ocorrerá no próximo sábado (25), a partir das 10h, no Auditório da Vila do Artesão, em Campina Grande. A entrada é franca.
O “Cordel do Último Sábado” destina-se a valorizar a poesia e a cadeia produtiva que a envolve. A ideia é congregar ativistas culturais, editores, pesquisadores, poetas, apologistas, xilógrafos e demais apreciadores do gênero, seja na feitura, seja na leitura. Um dos temas abordados pelo projeto durante todo o ano será o centenário de Jackson do Pandeiro, segundo explicou o presidente da Academia, Marconi Araújo.
Na vasta programação preparada para a manhã figuram apresentações musicais com Ranyere Saoli e Mauryce Lima, lançamentos e declamações de “Alquimia” (com El Gorrión), “As Recordações do Escrivão Isaías Caminha de Lima Barreto” (por J. Lima Cordelista), “Cem Anos do Rei do Ritmo Jackson do Pandeiro” (feito por Chico Mulungu), “O dia em que Jackson do Pandeiro matou dois soldados, quatro cabos e um sargento” (efetivado por Fábio Mozart e Sander Brown), “Ser Mãe: Entre a doçura e a amargura” (com Anne Karolyne) e “A peleja da vida com a morte” (escrito por Bento Júnior). Na oportunidade serão laureados os professores Rosilene Melo e Hélder Pinheiro, além do músico e docente do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB, Caio César.
A ocasião contemplará ainda a exibição do Cordel Coletivo, denominado “Contra a Reforma da Previdência”, do qual participam 32 vates, entre eles Marconi Araújo e Neto Ferreira. O trabalho é organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Aduern), Associação dos Técnicos de Nível Superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Atens/UFRN) e Sindicato dos Servidores em Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN). O evento também terá feirinha de cordel e livros, exposições de xilogravura, através das obras de Josafá de Orós, entrega de menções honrosas e o momento “Vozes de Mulheres”, dedicado à produção de autoria feminina.
O “Cordel do Último Sábado” aposta na assiduidade, objetivando lançamentos permanentes e a criação de novos públicos, de modo que, como indica o próprio nome do projeto, sempre acontecerá no último sábado de cada mês, no período da manhã e gratuitamente, no térreo do Museu de Arte Popular da Paraíba. Porém, no próximo sábado a iniciativa será desenvolvida na Vila do Artesão, tendo em vista que o MAPP já se prepara para a troca anual de suas exposições.


Texto: Oziella Inocêncio

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Poetas lançam cordel contra reforma da Previdência



Poetas cordelistas paraibanos apresentarão o cordel “Contra a reforma da Previdência”, de vários autores, no dia 25 de maio em Campina Grande, durante o sarau “Cordel do último sábado”, evento da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba.

O cordel coletivo tem a coordenação de Nando Poeta, com capa de Walfredo de Brito e participação de Marconi Araújo e Neto Ferreira, da Academia, entre outros. “Os poetas soltam a voz e a poesia aqui é um canal de contestação contra os que atacam os direitos históricos dos trabalhadores”, afirma Nando Cordel.

O Sarau “Cordel do Último Sábado” será realizado no auditório da Vila do Artesão em Campina Grande, na Rua Almeida Barreto, às 10 horas do dia 25 de maio, com exposições de xilogravuras e folhetos, declamações, lançamentos e participação do Grupo Vozes de Mulheres.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Com R$ 4 milhões de investimentos, prefeitura lança programa Avança Itabaiana

Lúcio Flávio anuncia programa de investimento na Câmara (Foto Ascom) 


A Câmara Municipal foi o local escolhido para o anúncio de um pacote de obras para a zona rural e urbana do Município de Itabaiana (PB), nesta terça-feira (21). O prefeito Lúcio Costa assinalou que as obras previstas atenderão diversas áreas na cidade, com requalificação e construção de equipamentos públicos.
Com investimento de R$ 4 milhões, as obras irão priorizar comunidades com maior carência de infraestrutura na periferia e zona rural. O município prevê a aplicação ainda nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, agricultura, cultura, turismo, esporte e lazer.
Segundo fontes da Prefeitura, o programa é fruto do trabalho realizado em 2017, com economias geradas e das ações realizadas para aumentar a receita, “criando as condições que permitem, já no início do segundo ano da gestão, fazer investimentos grandes e muito importantes para o município.”



terça-feira, 21 de maio de 2019

Adiado lançamento de cordel sobre a história de Itabaiana



O evento de lançamento do cordel "História de Itabaiana em versos”, de autoria de Fábio Mozart, que havia sido marcado para a sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Itabaiana, foi cancelado juntamente com a posse da nova diretoria da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, em razão de problemas de logística e alguns contratempos na organização, conforme informou Nini Soares, Presidente da ONG.

Uma nova data será remarcada. “Em breve informaremos a nova data, agradecendo antecipadamente às amigas e amigos que já haviam confirmado presença”, disse Nini Soares. A princípio, o evento teria um pocket show com a cantora e compositora Gel Venttannia, artista que provavelmente estará na festa cultural em nova data.


Governo Bolsonaro prepara duas bombas para os pequenos municípios, dizem lideranças comunitárias e políticas



O Presidente da República, Jair Bolsonaro, coloca em curso duas medidas que, se concretizadas, irão prejudicar a educação e a saúde da população, principalmente nas pequenas cidades, é o que prevê lideranças políticas e comunitárias. Uma das medidas anunciadas é o fim do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), previsto para acabar em 2020. “O Fundeb é fundamental para a manutenção do ensino básico, principalmente nos municípios. Foi criado por um tempo que termina no próximo ano e geraria um impacto nos municípios que não teriam condições de manter o ensino”, disse o Governador da Paraíba, João Azevedo.

A outra medida impactante é a privatização dos sistemas de abastecimento de água e esgoto. Os municípios poderão conceder a empresas privadas a prestação dos serviços, retirando órgãos ou entidades públicas do jogo e abrindo caminho para a privatização do setor de saneamento básico. “A quem interessa desmontar as políticas públicas de saneamento tão rapidamente? A quem interessa privatizar os serviços de saneamento básico? É sabido que as empresas privadas costumam adotar política de exclusão de populações mais pobres”, comentou Elika Takimoto, especialista no tema. Com a privatização desse setor, comunidades pobres que não interessam ao mercado deixarão de contar com o serviço de água e esgoto.

Para o deputado mineiro Patrus Ananias, a água é elemento central da soberania nacional, como bem necessário para o desenvolvimento sustentável.


segunda-feira, 20 de maio de 2019

Ativista Cultural assume Secretaria de Cultura e Turismo de Pilar

Em portaria publicada pela prefeitura de Pilar, Ivânia Miranda (foto) assume a Secretaria Executiva de Cultura e Turismo de Pilar. Com a saída do poeta Antonio Costa, a pasta encontrava-se em aberto desde o início do corrente ano.

De acordo com Miranda, o novo desafio vem respaldar um trabalho que já vem sendo realizado ao longo dos anos, pela cultura e turismo pilarense. “Recebi a notícia com alegria e disposição para continuar na luta pela cultura e pelo turismo da minha cidade e região”, destacou.

Ivânia Miranda é ativista cultural e empreendedora. Há cerca de um ano abriu o Receptivo Criativo Meu Quintal, onde recebe turistas que chegam a Pilar em busca de conhecer mais sobre a história de José Lins do Rego, escritor pilarense, considerado “o último contador de histórias.” Ela também fomenta o turismo na região participando ativamente do Fórum de Turismo do vale do Paraíba.


Blog Diário Pilarense

sexta-feira, 17 de maio de 2019

TRT extingue Varas do Trabalho em Itabaiana, Picuí, Mamanguape e Cajazeiras



O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Paraíba (13ª Região) aprovou, por unanimidade, a transferência de quatro Varas do Trabalho para os municípios de João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita. O motivo é a dificuldade orçamentária, financeira e força de trabalho. A sessão administrativa, na qual foi aprovada a medida, foi presidida pelo desembargador Wolney de Macedo Cordeiro.
Serão extintas as Varas do Trabalho em Itabaiana e Mamanguape, as quais integrarão o setor na Capital. As unidades passam a ser denominadas, respectivamente, de 12ª e 13ª Varas do Trabalho de João Pessoa, e serão incorporadas ao Fórum Maximiano Figueiredo.
A Vara do Trabalho de Picuí foi transferida para Santa Rita, foi denominada de 2ª Vara do Trabalho de Santa Rita e funcionará no Fórum José Carlos Arcoverde Nóbrega.
A Vara do Trabalho de Cajazeiras foi transferida para Campina Grande e foi denominada de 7ª Vara do Trabalho, integrando a estrutura do Fórum Irineu Joffily.
O prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, o deputado estadual Jeová Campos, advogados e lideranças do município se manifestaram contra a mudança e pediram que fosse mantida a Vara do Trabalho no município do Sertão paraibano.
O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (Amatra13), juiz Marcelo Carniato, se pronunciou a favor da medida e destacou que há mecanismos e ferramentas que amenizam os impactos para a sociedade, entre eles, o posto avançado, audiências volantes e sistema de videoconferência.
Dificuldades
A proposta de reestruturação da jurisdição foi apresentada pela Comissão de Revisão de Jurisdição das Varas do Trabalho da 13ª Região (Comrejuris) e leva em consideração as dificuldades apontadas pela administração em temas ligados à questão orçamentária, financeira e força de trabalho.
“É de conhecimento de todos a redução do quadro de pessoal em razão do elevado número de aposentadorias nos últimos anos e das restrições impostas à recomposição do quadro de servidores. É importante também se ressaltar os impactos do novo regime fiscal instituído pela Emenda Constitucional n.º 95, que fixou como base para o teto de gastos, no âmbito da União, o orçamento de 2016, ocasião em que houve um corte de 90% nas dotações destinadas a investimentos e de 29,4% nas de custeio. Isso motivou a edição do Ato Conjunto n.º 5/2019 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que estabeleceu o valor de R$ 18.853.460,00 como limite para Outras Despesas Correntes e de Capital (ODCC) do Tribunal no exercício 2020, o que representa uma redução média de 30% no custeio”, explicou o presidente do TRT13, desembargador Wolney Cordeiro.
Para a transferência das Varas do Trabalho, o presidente apresentou outros dados relevantes e que repercutem diretamente no dimensionamento da jurisdição das Varas do Trabalho da 13ª Região, como a redução, em média, de 40% do número de casos novos após a Reforma Trabalhista e a implantação e consolidação do processo eletrônico em 100% dos casos novos, o que dispensa o comparecimento das partes na secretaria das unidades, exceto para a realização de audiências, já que até os alvarás estão sendo assinados eletronicamente e disponibilizados às partes nos próprios autos.
A Comrejuris propôs a transferência das Varas do Trabalho que tiveram baixa movimentação processual nos últimos anos: Itabaiana, Picuí, Mamanguape e Cajazeiras.
Todos os desembargadores se manifestaram durante a sessão administrativa, expondo que as transferências vão acontecer por estrita necessidade e baseadas em critérios técnicos. Os integrantes do Tribunal Pleno acompanharam o voto da Presidência. 
ClickPB

terça-feira, 14 de maio de 2019

Promotoria de Itabaiana denuncia ex-prefeito de Salgado de São Félix e polícia cumpre mandados de busca nesta terça-feira



O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado da Paraíba, com base em denúncia e pedidos cautelares apresentados pela 2a Promotoria de Justiça de Itabaiana/PB, perante o juízo de direito da 1a Vara dessa cidade, deflagrou, juntamente com a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECCOR) e com a Polícia Militar, o cumprimento de 06 mandados de busca e apreensão, na quarta etapa da Operação denominada de “Papel Timbrado”, que ocorre na manhã desta terça-feira (14). 
Segundo se apurou, empresários investigados e já denunciados pelo MPE (GAECO), ao tempo da citada operação, por participação em organização criminosa, em conluiou com o ex-Prefeito de Salgado de São Félix/PB e diversos servidores de sua administração (como membros de Comissão Permanente de Licitação e Assessora Jurídica) fraudaram procedimento licitatório (Tomada de Preços no 010/13) relacionado os serviços de limpeza urbana daquela cidade e contribuíram para o desvio e a apropriação dos recursos públicos dele provenientes, contabilizados em 40 (quarenta) pagamentos direcionados à empresa ADONIS DE AQUINO SALES JÚNIOR – ME, no valor de R$ 1.346.200,00 (entre 2013 a 2016).
Os mandados de busca e apreensão foram direcionados a um empresário e a outros ex- agentes públicos da Prefeitura do Salgado de São Félix/PB.Pelos fatos praticados, 08 (oito) pessoas envolvidas na trama, de acordo com suas responsabilidades, irão responder pelos crimes previstos nos seguintes artigos: art. 90 da Lei no 8.666/93; art. 1o, inciso I, do Decreto-Lei no 201/67 (40 vezes), c/c o art. 71, do Código Penal; art. 2o da Lei no 12.850/13; tendo o Ministério Público requerido, ainda, a perda de cargos e funções públicas, reparação pelos danos materiais e morais praticados, entre outras medidas pertinentes.
A Operação Papel Timbrado IV tem com o objetivo é apurar a comercialização ilegal de "kits de licitação" (papéis timbrados de construtoras, certidões negativas, contratos sociais, documentos de sócios, propostas de preços e outros documentos comumente exigidos em licitações), boletins de medição e até notas fiscais, no intuito de fraudar licitações e contratos junto aos municípios paraibanos.
clickPB


MDB quer prorrogar mandato do prefeito de Itabaiana e outras cidades


O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), através do deputado Rogério Peninha Mendonça (SC) encaminhou proposta ao Congresso para a unificação dos mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores com os mandatos de governadores, vice-governadores, deputados federais e deputados estaduais. De acordo com o presidente da Famup, a unificação dos mandatos político-partidários vai ao encontro do interesse público e apresenta, gerando economia de recursos públicos, na medida em que serão eliminados os gastos relativos aos processos eleitorais municipais realizados de forma isolada.
Os prefeitos e vereadores interessados na medida estarão reunidos com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) no dia 24 deste mês, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), às 8h30, para debater a PEC 56/2019 apresentada na Câmara dos Deputados e que prorroga por dois anos os atuais mandatos. Com a alteração, os mandatos terminarão em 1º de janeiro de 2023, junto com os mandatos dos governadores, vice-governadores, deputados federais e deputados estaduais, eleitos em 2018.
Durante o encontro, os prefeitos, vices e vereadores participarão de palestras sobre a unificação das eleições, destacando a economia e mostrando exemplos onde existem eleições unificadas. Também será realizada uma Mesa Redonda sobre a PEC 56/2019.


sábado, 11 de maio de 2019

Poetas cordelistas assinam manifesto de repúdio aos ataques contra educação e cultura no governo Bolsonaro



Poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba decidiram assinar manifesto de repúdio “contra ataques do Governo Bolsonaro à educação, arte e cerceamento do pensamento”. O manifesto origina-se da Caravana de Cordel Carioca, liderada pelos poetas Aderaldo Luciano, Severino Honorato e Edmillson Santino. Da Academia de Cordel já assinaram os poetas Marconi Araújo, Thiago Alves, Tiago Monteiro, Raniery Abrandes, Fábio Mozart, Orlando Otávio, J. Lima Cordelista, Sander Lee, Antonio Marcos Monteiro, Neto Ferreira e Gilberto Baraúna.

Os poetas avaliam em documento que as barbaridades cometidas por Bolsonaro têm gerado cada vez mais repulsa em todo o mundo, notadamente no que diz respeito aos direitos humanos, garantias individuais e Estado Democrático de Direito, “atingindo educadores e artistas que se sentem temerosos quanto ao destino da democracia brasileira”.

A Caravana do Cordel é um projeto coletivo de poetas populares nordestinos residentes no sudeste. O grupo integra cordelistas, repentistas, contadores de histórias, músicos, xilógrafos, pesquisadores e entusiastas da poesia popular. O coletivo se reúne para apresentações nos mais diversos ambientes, como bibliotecas, praças, escolas, cineclubes, etc.


Em entrevista radiofônica, Nini Soares elogia trabalho da Secretária de Cultura de Itabaiana

Nini Soares toma posse em 24 de maio na Câmara de Itabaiana


“Ela é uma pessoa dedicada para animar nossa vida cultural e tem nosso reconhecimento pelo esforço em difundir nossa cultura”, disse Nini Soares a respeito da jornalista Socorro Almeida, Secretária de Cultura de Itabaiana. Nini concedeu entrevista na Rádio Tabajara da Paraíba neste sábado, 11, no programa “Alô comunidade”, comandado pelo radialista Fábio Mozart. Nini Soares foi aclamada Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e toma posse em 24 de maio na Câmara Municipal de Itabaiana. Na entrevista, ela citou outras figuras do universo cultural da terra de Zé da Luz, entre elas “Clévia Paz, representando a Secretaria de Cultura do Estado, Renaly que é do coletivo Taberna Cultural, o professor e historiador Flaviano, um rapaz dedicado na preservação da história de Itabaiana, Sueli na dança, Vital Alves na música, Fred Borges no teatro, Orlando Otávio na poesia e na música, Biu Salvino no repente, o maestro Josino Mendes, o artesão Oziel Coutinho, Das Dores Neta no teatro, e o forrozeiro Aracílio Araújo”.

A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz foi fundada em 1977 em Itabaiana, tendo como patrono um dos maiores poetas populares da Paraíba, e tem uma história muito forte na cultura local. Há algum tempo inativa, agora um grupo de ativistas culturais resolveu reanimar a entidade. “Fui convidada para encabeçar a chapa e aceitei porque eu acho que todo mundo tem o dever de dar sua contribuição para a vida social e cultural do lugar onde vive e pretendemos, com a vice-Presidente Analita Alves e os demais da diretoria, queremos pensar e conduzir projetos culturais para a cidade. Inclusive na diretoria temos um primo do poeta Zé da Luz que é Herbert Barbosa Oliveira Filho”, informou Nini.
Nini Soares disse ainda que a entidade teve grandes nomes como presidentes de honra nesses 42 anos da sociedade Zé da Luz. “Tivemos o professor Emir, o padre Antonio Kempes, o prefeito Galego da Prestação, já falecido, e um juiz de direito, o Dr. Reginaldo Antonio de Oliveira, entre outras pessoas de destaque. Nossa escolha pela amiga Ednamay Cirilo como Presidente de Honra se deu por dois motivos: primeiro porque ela representa muito a força da mulher paraibana, a garra da mulher no movimento cultural principalmente e depois porque ela é uma amiga de Itabaiana, já recebeu até comenda de honra ao mérito e tudo mais. Lembrando que nossa diretoria é composta de 10 pessoas, e dessas, seis são mulheres, portanto a maioria é composta por mulheres”, acrescentou.


Programa “Alô comunidade” muda de horário e entrevista itabaianense sobre cultura local


O programa “Alô comunidade” terá sua primeira edição em novo horário na Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 KHZ) neste sábado, dia 11 de maio, quando passará a ser transmitido às 11 horas da manhã. Na edição deste sábado 11, o programa recebe a jornalista Nini Soares, Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, que falará sobre sua cidade no mês de aniversário de emancipação e sobre a cultura local.
O “Alô Comunidade” é um programa da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e transmitido pela Rádio Tabajara (1.110 AM), retransmitido por oito rádios comunitárias e diversos blogs e sites, numa produção da Sociedade Cultural Posse Nova República, Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Coletivo de Jornalistas Novos Rumos. No pós rádio, o programa é veiculado pelo Youtube e retransmitido todos os dias a partir das 14 horas no blog da Rádio Zumbi: http://radiozumbijp.blogspot.com/

O programa vai ao ar todos os sábados às 11h, com apresentação e produção de Dalmo Oliveira, Fábio Mozart e Beto Palhano, reportagem de Fabiana Veloso e Marcos Veloso. 




sexta-feira, 10 de maio de 2019

Fórum de Cultura se reúne em Itabaiana



O fórum de atividades artísticas e culturais reuniu-se na cidade de Itabaiana nesta sexta-feira, 10 de maio. A Secretaria de Cultura do Município recepcionou os representantes das cidades que compõem o Fórum: Alagoinha, Itabaiana, Pilar, Mari, Juripiranga, Gurinhém e Sapé, cidades presente na reunião.
No dia 26 de maio o Fórum participa das festividades da cidade de Itabaiana , e no dia 02 de Junho o coletivo estará empilhar, nas festividades na cidade.

“Em breve vamos reunir todos prefeitos e mostrar que está sendo desenvolvido projeto que vai mostrar potencialidade de cada municípios, expondo as cidades trade turístico paraibano, com suas potencialidade na cultura e turismo contemplativo”, disse Romero Baunilha, de Sapé.



quinta-feira, 9 de maio de 2019

Professor cordelista fala sobre cordel pedagógico em escolas de Itabaiana



O professor Antonio Marcos Monteiro, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, proferiu palestra na Escola João Fagundes de Oliveira sobre cordel na sala de aula, nesta terça-feira, (7). Como produtor desse gênero literário, Antonio Marcos estimula o gosto pela leitura entre seus alunos através da literatura de cordel. “É um excelente recurso pedagógico e tem uma forte interação com os jovens pela simplicidade dos relatos artísticos, folclóricos e históricos e pela linguagem apropriada para interagir com o povo”, define o professor poeta.

Antonio Marcos leciona na Escola El Shadday e pesquisa literatura de cordel há muito tempo. “Tenho uma vasta coleção de folhetos e sou estudioso dessa forma literária tão expressiva, buscando sempre incentivar a leitura e estimular o fazer poético entre os alunos, promovendo a participação deles nas ações criativas de produção de textos”, explica ele.

A Literatura de Cordel também é reconhecida como um gênero crítico e informativo. Ainda que de forma divertida e descompromissada, esses poetas itinerantes levavam ao povo das cidades, as notícias e reflexões que escreviam em versos e se responsabilizavam pela impressão, divulgação e venda dos próprios trabalhos. Com boa dose de humor e ironia, os cordelistas recitavam fatos históricos e políticos, e também os dramas da população a serem resolvidos com a astúcia dos personagens que criavam para protagonizar as narrativas. Atualmente, os poetas interagem também pela internet. Só na Paraíba, contam-se mais de 300 cordelistas atuantes.


quarta-feira, 8 de maio de 2019

Rádio comunitária de Itabaiana supera FM comercial em acesso na internet



A Rádio Comunitária Rainha, de Itabaiana (PB), obteve 930 acessos na internet no mês de abril de 2019, conforme estatística do site Radio.com.br. Em segundo lugar no ranking das rádios na região está a Rádio Itabaiana FM com 893 acessos no mesmo período. A estatística e gráficos de visitas são gerados através dos acessos do portal Radios.com.br e do aplicativo RadiosNet para smartphone e tablets Android.

 

Em Juripiranga, a Rádio Comunitária Radical foi acessada por 79 ouvintes e a Rádio São Miguel, de São Miguel de Taipu, teve 72 acessos no período.

 

No segmento de rádio web, a Rádio Web Portal da Serra, de Juripiranga, foi acessada por 763 ouvintes em abril de 2019, seguida pela Rádio Web A Voz do Vale, de Itabaiana, com 334 acessos no mesmo período. 


QUALIDADE

 

O rádio está “no meio do caminho” no que seria considerado “o ideal” na presença do meio na internet. Essa afirmação é baseada no resultado de uma enquete realizada pelo tudoradio.com, que perguntou sobre a qualidade do som das rádios no streaming. Os participantes foram questionados se o áudio das rádios FMs na internet é igual, superior ou inferior ao som recebido via FM. O resultado foi equilibrado: 50% considera o som via internet igual ou superior ao áudio via FM, enquanto que para 40% o áudio do streaming ainda perde para o rádio FM. 






segunda-feira, 6 de maio de 2019

ITABAIANA


Escola Marieta Medeiros promove projeto “Palco em cordel” com poetas Marconi Araújo e Jessier Quirino 


Jessier Quirino e Marconi Araújo com estudantes em Itabaiana

A Escola Municipal Professora Marieta Medeiros, em Itabaiana, promoveu nesta segunda-feira, 6, atividade pública do projeto “Palco em cordel”, objetivando levar elementos da cultura popular para os estudantes e o público em geral. Com 164 alunos, a Escola Marieta Medeiros é um das mais bem avaliadas na rede municipal de ensino do município.

 

O evento contou com os poetas Marconi Araújo, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, e Jessier Quirino, os quais declamaram seus poemas e dissertaram sobre a sensibilidade criativa dos artistas nordestinos, notadamente os poetas da literatura de cordel, fenômeno cultural recentemente guindado à categoria de patrimônio imaterial do Brasil.

 

Reunindo cerca de 80 alunos, a palestra teve lugar na Taberna Cultural, onde estiveram presentes vários poetas da Academia, entre eles o compositor e folhetista Orlando Otávio. Para Marconi Araújo, é uma das tarefas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba desenvolver um trabalho de difusão do cordel brasileiro entre os estudantes, os quais poderão conhecer aspectos do romanceiro popular nordestino que retratam o cotidiano do povo, sua realidade e peculiaridades, na forma de versos.

 

 


domingo, 5 de maio de 2019

Estado gasta 5 milhões e meio para asfaltar estrada dos sonhos de Itabaiana e Pilar

Foto: Geraldo Moraes


A rodovia que liga Itabaiana à cidade de Pilar, com nove quilômetros de extensão, está recebendo acabamento para ser entregue  ainda neste primeiro semestre. A rodovia custou aos cofres estaduais investimentos em torno de R$ 5,5 milhões, sendo iniciada pelo ex-governador Ricardo Coutinho e finalizada pelo atual, João Azevêdo.
A PB 082 é um anseio antigo das populações dos dois municípios. Com a pavimentação, o percurso para João Pessoa será encurtado em mais de 40 minutos para quem parte de Itabaiana.
A obra faz parte do Programa Caminhos da Paraíba, executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba. Foram realizados serviços de terraplenagem em cortes e aterros, sistemas de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, pavimentação asfáltica em TSD, cercas delimitadoras da faixa de domínio, gramagem e paisagismo em taludes e sinalização horizontal e vertical.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Salão do Artesanato e “Maior São João do Mundo” terão literatura de cordel

Marconi Araújo, Raniery Abrantes e Marielza Rodrigues

A coordenadora do Salão de Artesanato da Paraíba, Marielza Rodrigues, em reunião com Marconi Araújo e Raniery Abrantes, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, garantiu nesta sexta-feira (3) a participação dos poetas da entidade no Salão de Artesanato em Campina Grande, que ocorrerá de 12 a 30 de junho em sua trigésima edição. “O coletivo de poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba também garantiu participação nos eventos de São João em Campina Grande, na praça da alimentação, enfatizando principalmente Jackson do Pandeiro em seu centenário”, informou Marconi Araújo. ´
O Salão do Artesanato da Paraíba é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP).
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou as expectativas para esta edição. “As novidades e a infraestrutura do Salão do Artesanato, em sua 30ª edição, farão do evento uma grande vitrine para os nossos artesãos, que têm ações prioritárias na gestão do governador João Azevêdo”, destacou.
“Em parceria com a Arquidiocese de Campina Grande, e com mais sete entidades que recebem apoio do Governo do Estado, a entrada para o Salão do Artesanato da Paraíba terá uma cobrança simbólica: um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será destinada às famílias carentes da Rainha da Borborema”, adiantou Marielza.


quinta-feira, 2 de maio de 2019

Mogeiro tem o maior índice de infestação do mosquito da dengue na PB



A Paraíba tem 46 cidades com alto índice de infestação do Aedes aegypti, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde. João Pessoa é uma das cinco únicas capitais brasileiras que não estão na lista. O Ministério alerta que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito.

Mogeiro, no agreste, apresenta índice de 13,9 com alto risco de infestação, conforme o levantamento. Na região, o estudo mostra Itabaiana com 5,60 e Ingá com 4,20.

Este ano, a Paraíba registrou 11 casos de dengue com sinais de alarme e um caso foi considerado grave, mas não houve registro de mortes.
A definição do nível de risco de surto é feito através da análise do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O LIRAa é um instrumento que faz o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya).

Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Secult empossa Presidente da Academia de Cordel como conselheiro de cultura do Estado

Marconi Araújo com Damião Ramos


O Secretário de Cultura do Estado, professor Damião Ramos Cavalcanti, empossou nesta terça-feira, os Conselheiros de Cultura do Estado e promoveu a realização da Iª Reunião Ordinária de 2019, com participação maciça de conselheiros de toda a Paraíba. Entre os conselheiros, consta o poeta Marconi Araújo, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, sediada em Itabaiana.
Foram debatidos assuntos pertinentes aos eventos culturais e calendário das principais cidades que são divididas por doze regiões; Plano Estadual de Cultura, LOA e também a criação de Articulador Cultural Adjunto em cada município.
Já no início, o Secretário de Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, fez uma explanação do conceito de cultura e sobre as funções essenciais do Conselho. Disse que os Conselheiros devem respeitar e ser respeitados em suas opiniões.
Em seguida, o que compreende o orçamento anual para gastos e investimentos da Secretaria durante o ano, e do Plano Anual de Cultura e metas a ser atingidas pelo Governo João Azevedo foram realçadas diante de esforços empreendidos para juntar-se às homenagens pelos 100 anos do artista paraibano Jackson do Pandeiro.
Depois, foi a vez dos Conselheiros manifestarem suas demandas, e ao final foi servido um almoço aos participantes desse proveitoso evento.