sexta-feira, 30 de junho de 2017

Senador José Maranhão leva ex-prefeito de Itabaiana para audiência com Ministro da Educação


O senador José Maranhão compareceu a audiência na terça-feira (27) em Brasília, concedida pelo Ministro da Educação ao Instituto Federal da Paraíba. O foco foi a liberação de três TED's (Termos de Execução Descentralizada) no valor de R$ 6 milhões para reforçar o saldo de empenho dos Campi Itabaiana, Santa Rita e Itaporanga. Maranhão levou com ele o ex-prefeito Antonio Carlos Melo Júnior. “Estamos aqui para apresentar o pleito de um notável gestor público e administrativo de uma instituição de grande referência no meu Estado”, disse o senador em sua interlocução.
A mediação da audiência foi do senador José Maranhão (PMDB) que oficializou o pleito do IFPB, garantindo a interveniência e o acompanhamento do processo no âmbito do MEC. “Estamos aqui para apresentar o pleito de um notável gestor público e administrativo de uma instituição de grande referência no meu Estado”, disse o senador em sua interlocução.
“Os termos de execução descentralizada preveem a continuidade das obras estruturantes nos campi Santa Rita, Itabaiana e Itaporanga”, argumentou o reitor Nicácio Lopes ao apresentar ao ministro o canteiro de obras do IFPB que inclui também a construção dos campi Catolé do Rocha e Esperança.
Já Antônio Carlos destacou sua luta para conquistar o IFPB pra Itabaiana. "Nossa conquista será benéfica para todo o vale do Paraíba”, comentou.
O ministro Mendonça, logo após audiência, em entrevista à Rádio IFPB, falou do seu desafio na condução da complexa pasta do Ministério da Educação e manifestou interesse em participar da inauguração dos Campus na Paraíba caso sua assessoria consiga conciliar sua agenda nacional.


Assessoria

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Poeta pilarense lança seu primeiro livro

Rafael Vasconcelos (esquerda) com o comunicador Evanio Teixeira

Em entrevista à rádio Cidade Pilar FM, no Programa Café e Cultura apresentado por Evanio Teixeira, o poeta pilarense Rafael Vasconcelos, falou do lançamento do seu primeiro livro “Ofício”, pela Editora A União de João Pessoa. O livro  traz sessenta poemas escritos no decorrer de doze anos e se divide em três partes, com poemas que expressam temas diversos.

Rafael Vasconcelos nasceu em 1985 na cidade de Pilar, é graduado em letras na UFPB, atualmente dedica-se a Literatura a música e às artes visuais. Segundo a escritora catarinense Eloí Elisabet Bocheco, "o livro 'Ofício' é cheio de cantos de livramento. Faz um bem enorme à alma. Recomendo vivamente”.

O evento de lançamento do livro na cidade deverá ocorrer em breve. 

Diário Pilarense

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Partido dos Trabalhadores de Itabaiana empossa novo presidente

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Itabaiana empossou nesta segunda-feira (26), o novo presidente da legenda, Ronildo Bezerra, numa solenidade com participação do deputado estadual Frei Anastácio, assessores,representantes do mandato do deputado federal Luiz Couto, Comissão Pastoral da Terra (CPT),além de filiados e simpatizantes do partido.
Na solenidade realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabaiana, o novo presidente se comprometeu a promover ações para proporcionar o crescimento do partido. “Iremos realizar seminários de formação e buscar novos filiados para nosso partido. Iremos também trabalhar para colocar representantes nossos na Câmara de Vereadores, além de se engajar nas campanhas dos nossos parlamentares, a exemplo de Frei Anastácio e Luiz Couto”, disse Ronildo.
Segundo Frei Anastácio, “a eleição da atual direção tem apoio do movimento interno Muda PT, que envolve vários agrupamentos, a exemplo do nosso mandato, o do deputado Luiz Couto, do deputado Anísio Mais, e a companheira Giucélia Figueiredo. A eleição do companheiro Ronildo está dentro dessa filosofia de mudança do nosso partido. Não concordamos com a forma como o PT vem sendo conduzido, na Paraíba e na esfera nacional, pelas atuais direções”, disse o deputado. Frei Anastácio argumenta que tanto o mandato dele, quanto o de Luiz Couto e do Anísio Maia estão engajados nessa luta por um partido que busca a volta às suas origens. “Somos parlamentares atuantes que, além de cuidar dos nossos mandatos, temos que trabalhar pelo fortalecimento do partido no estado. Somos nós que estamos em contato com o povo diariamente, em todas as regiões do estado. Não nos limitamos à burocracia atrás de birôs, nem administramos através de redes sociais. Vamos sempre onde o povo e os filiados estão e estamos presentes nas lutas dos movimentos sociais”, disse o deputado.

terça-feira, 27 de junho de 2017

PILAR

Moedas da época do Império são encontradas no leito do rio Paraíba

Duas moedas de cobre de 20 Réis, cunhadas em 1827, foram encontradas por uma moradora de Pilar nas areias do rio Paraíba. Mariah Castro, funcionária pública, não confirmou, mas pretende doar as moedas para um futuro museu da cidade que recebeu o Imperador D. Pedro no século dezenove.

A moeda de 20 Réis Imperial foi cunhada em 1828, na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, na época capital da corte de Dom Pedro I. A moeda ostenta os símbolos nacionais do novo regime Império do Brasil.

O anverso estampa o valor de 20 Réis, circundado por tulipas e pela inscrição: “Petrus I D G Const Impet Perp Bras Def”, que significa “Pedro I, por graça de Deus, Imperador Constitucional e Perpétuo Defensor do Brasil”.

O brasão de armas do Império, utilizado de 1822 a 1889, é constituído de três elementos: esfera armilar, cruz da Ordem de Cristo e listel azul orlado de prata, carregado de 19 estrelas igualmente prateadas, que representa as dezenove províncias da época.


Em 1859, Dom Pedro II visitou Pilar, com uma vasta comitiva formada por ministros, conselheiros, militares e serviçais, num total aproximado de 50 pessoas, incluindo a Imperatriz Teresa Cristina. Foi a primeira e única visita do imperador ao território da Parahyba do Norte.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Mogeiro realiza programa de promoção de saúde através da aeróbica


A partir de hoje, segunda-feira (26) estarão abertas as inscrições do Projeto Balança Mogeiro, cuja proposta é uma ação conjunta das secretarias de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ação Social e Saúde.
Trata-se de um programa de promoção da saúde através das aulas de aeróbica e zumba, que atenderá jovens e adultos dos sexos masculinos e femininos. As inscrições serão realizadas no Departamento de esporte que funciona no prédio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de segunda a sexta-feira das 8:00h ás 12:00h e das 14:00h as 17:00h.
É importante que os interessados levem uma avaliação médica demonstrando que estão aptos a realizarem esse tipo de atividade física. As aulas serão ministradas pela educadora física Lucicleide Moura na quadra da Escola Iraci Rodrigues nas segundas, quartas e sextas-feiras das 17:20 ás 18:00 a partir do dia 03/07.
O Projeto Balança Mogeiro busca através dos movimentos desenvolvidos nas aulas de aeróbica e zumba estimular a promoção da saúde, retirando os participantes da ociosidade.

domingo, 25 de junho de 2017

São Miguel de Taipu conscientiza estudantes sobre valores da cultura de raiz ligada aos festejos juninos


A Prefeitura Municipal de São Miguel de Taipu, através da Secretaria de Educação, iniciou em junho o projeto “Plantando e colhendo os frutos da nossa história”, desenvolvido em toda rede pública, para conscientizar a juventude sobre os elementos culturais nordestinos ligados aos festejos da época, “buscando a valorização de nossa identidade e levando os alunos a desenvolver um comportamento de respeito pela cultura nordestina e taipuense”.

O projeto teve início em 6 de junho na Escola CIEN-HV, onde o diretor Fernando Targino reuniu os professores para discutir o planejamento e execução. “Nossos elementos culturais ligados às tradições juninas serão valorizados, para evitar distorções como ‘quadrilhas estilizadas’ e músicas que não fazem parte das festividades e da nossa cultura, porque é necessário preservar essa grande expressão cultural do Nordeste e de nossa cidade”, explicou.

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.


Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Proibido no Brasil desde 2002, bingo é realizado em escola de Juripiranga

A Escola Castro Alves, de Juripiranga (PB), através da turma do EJA, promoveu um bingo comemorativo entre os alunos no dia 22 de junho, onde a premiação foi um balaio junino. O evento foi realizado com o objetivo de arrecadar fundos para atividades de lazer dos alunos e “estimulando a integração de todos de forma coletiva”.
Segundo entendimento dos tribunais de Justiça, “uma vez revogadas as normas autorizadoras da exploração de bingo pela iniciativa privada, conclui-se que não existe hoje uma norma permissiva da União que excepcione o exercício desta contravenção penal por particulares”.
No Rio Branco, Acre, a Promotora Pública Maria de Fátima abriu inquérito civil para apurar realização de bingo na escola rural Jean Pierre Mingan, na BR 364. É que além de não ter autorização para fazer o bingo e usar o espaço da instituição, a direção da escola informou durante a publicidade da venda das cartelas que o motivo da realização do jogo seria para arrecadar recursos para a manutenção da instituição, o que é proibido por Lei, já que manter estabelecimentos de ensino público é dever do Estado.
Baseada no principio constitucional da legalidade, a promotora informou que os organizadores do evento, em tese, cometeram crime de improbidade administrativa.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Professora de Mogeiro recebe certificado internacional e tem artigo publicado em livro


A professora Jessica Ferreira, que leciona na Escola Estadual Otávia Silveira, em Mogeiro, participou do evento final do Programa Gira Mundo Finlândia, em João Pessoa, Paraíba. Ano passado, 20 professores tiverem a oportunidade de fazer uma capacitação de dois meses no país referência em educação mundial, a Finlândia, onde a professora Jessica compartilhou um pouco da experiência vivida e multiplicou os resultados do projeto que tem colocado em prática na escola onde leciona.

A equipe da Secretaria Estadual de Educação e da HAMK (Universidade da Finlâdia) entregaram os certificados internacionais a todos os participantes do programa. Ainda foi lançado um livro com artigos escritos pelos professores que podem servir como material para que mais professores busquem aprimorar suas práticas. A professora Jessica, que leciona Língua Inglesa, informou ainda que esse foi o primeiro passo em busca de melhorias para a Educação da Paraíba. “Sabemos que existe uma diferença contextual significativa e sabemos que nem tudo que vimos lá poderemos aplicar aqui, mas acreditamos e confiamos que, mesmo uma pequena semente que plantamos, pode ser um fruto de mudança. Então, compartilhar nossas experiências neste seminário foi importante para estimular os professores que estão aqui, através das nossas propostas, pois eles podem adequar e aplicar essas propostas nas suas escolas, e fazê-los acreditar na visão desse programa, um projeto visionário, inovador, que pode trazer mudanças significativas para as nossas escolas”, destacou a professora.

Blog do Vavá da Luz


quarta-feira, 21 de junho de 2017

Poetas debatem literatura de cordel em sarau do “Pôr do sol literário”

Poetas cordelistas da Academia estarão lançando folhetos no Pôr do Sol Literário

O "Pôr do Sol Literário" homenageará a Literatura de Cordel, em sua próxima edição do dia 28 de junho, às 16h00, no Hotel Globo, no centro histórico de João Pessoa. O evento será promovido pela confraria Sol das Letras, em parceria com a Coordenação de Patrimônio Histórico (Copac) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os debatedores serão o poeta cordelista e ativista cultural Marco Di Aurélio e o poeta Sander Lee, presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba - ACVPB. O programa inclui declamações de poetas cordelistas e lançamento de folhetos de Tiago Monteiro, de Pocinhos, e Fábio Mozart, de Itabaiana, além da Coletânea Cordelistas Contemporâneos.
Quando da instalação do projeto Pôr do Sol Literário no Hotel Globo, em outubro de 2016, o coordenador da Copac, jornalista Rui Leitao, afirmava que "...o evento é fruto de uma iniciativa da PMJP de firmar parcerias com o movimento cultural da cidade para tornar o Hotel Globo um espaço de promoção da cultura paraibana em todos os segmentos.", objetivo que vem sendo alcançado com maestria. A propósito, a ACVPB, além de participar dessa homenagem, estará articulando uma exposição do artista plástico paraibano, radicado na Espanha, Otto Cavalcanti, no Hotel Globo.
 “Esperamos contar com a presença dos poetas, dos poetas cordelistas e apologistas nesse festivo Pôr do Sol Literário! A organização abrirá espaço para perguntas, de forma que será um momento muito interativo, rico na troca de impressões”, afirmou Sander Lee.
Os organizadores do evento destacam que, além de estimular uma maior convivência entre escritores, leitores, editores e produtores culturais, o evento também tem o objetivo de promover o fomento e preservação do Centro Histórico de João Pessoa. 

terça-feira, 20 de junho de 2017

Fábio Mozart produz programa experimental para rádio comunitária


“Pandemônio” é um radiofônico que não respeita as estruturas de um programa de rádio comum, conforme adianta o comunicador Fábio Mozart, criador e âncora do projeto que vai ao ar em julho de 2017 pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares. “A Zumbi é o canal do delírio e da subversão cultural radiofônica, porque já vamos emitir o “Desenharia”, um programa onde um grupo de cegos vai ensinar a desenhar pelo rádio, e em julho entra no ar o ‘Pandemônio’, querendo potencializar o caos sonoro ao som de música alternativa e invenções particulares dos condutores deste projeto experimental”, explica Mozart, que conta com o apoio técnico de Sergio Ricardo e seu blog DiarioPB.

O programador da rádio, Dalmo Oliveira, considera que o projeto da Zumbi foi pensando principalmente para contemplar essas intervenções. “Nosso propósito é abrir as possibilidades de exploração da mídia radiofônica. Mozart é um buliçoso do rádio e não se contenta com os formatos convencionais. A sonoridade tem ainda a característica de construir imagens mentais nos ouvintes”, afirmou.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Prefeitura de Mogeiro e UFPB oferta curso preparatório para o ENEM


           
A Prefeitura Municipal de Mogeiro, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, iniciou no Centro de Eventos a aula inaugural do Curso Pré-ENEM, que será realizado no município.
            O curso acontecerá nas sextas à noite e nos sábados, versando inicialmente sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O curso é destinado às pessoas que concluíram ou que estão concluindo o Ensino Médio. Em menos de duas horas, a equipe da secretaria responsável pelas inscrições registrou 85 inscritos, restando apenas 15 vagas para a formação das duas turmas.
            O Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, Professor Doutor Orlando de Cavalcanti Villar Filho, destacou a alegria pela realização da parceria com o município, colocando inclusive a disposição de Mogeiro, a possibilidade de novas ações nas áreas de cultura e meio ambiente. Além do curso Pré-ENEM, a parceria com a universidade ainda garantiu ao município a realização de curso de informática para jovens e para idosos o que é um diferencial.

 Da  ASCOM

domingo, 18 de junho de 2017

Prefeituras paraibanas pode negociar dívidas com INSS, segundo o Diário Oficial

O Diário Oficial da União (DOU), da última quinta-feira, 08, publicou a Instrução Normativa 1.710/2017, que é o instrumento regulador da Medida provisória 778/2017. A MP, que está no Congresso, autoriza o parcelamento em 200 vezes dos débitos dos municípios e Estados com o INSS, com desconto de 25% nos encargos das dívidas, 25% das multas e 80% dos juros. E permite a inclusão de débitos vencidos até 30 de abril de 2017.
Com essa publicação os municípios já podem procurar as delegacias da Receita federal para fazer a adesão aos parcelamentos.
De acordo com a publicação do Diário Oficial, o pagamento das prestações vencíveis em 2017 deverá ser realizado em espécie. Ou seja, não será descontado do FPM, cada gestor terá que pagar cada parcela mensalmente até o final de 2017. A primeira parcela deverá ser paga até 31 de julho de 2017.
Já as prestações a partir de janeiro de 2018, serão retidas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e corresponderá ao menor valor entre: 1/194 da dívida consolidada; e 0,5% ou 1% da média da mensal da Receita Corrente Líquida (RCL) do ente.
As dívidas parceladas em outros programas que estejam em vigor também podem ser incluídas nesse programa de parcelamento instituído pela MP 778/17.
De acordo com dados do governo federal, cerca de 4.000 prefeituras devem cerca de R$ 75 bilhões ao INSS.

sábado, 17 de junho de 2017

Poeta de Guarabira fala sobre cultura paraibana no “Alô comunidade” deste sábado

O poeta Chico Mulungu, de Guarabira, é o convidado deste sábado, 17, do programa “Alô comunidade”, transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba AM e produzido pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, de João Pessoa, a partir das 14 horas.

O programa ‘Alô Comunidade’ é um projeto de comunicação do Coletivo de Jornalistas Novos Rumos, Sociedade Cultural Posse Nova República e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, sendo transmitido direto dos estúdios da Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110), em rede de retransmissão por diversas emissoras comunitárias. Apresentação e produção de Fábio Mozart, Dalmo Oliveira, Beto Palhano e Marcos Veloso.

“Alô comunidade” pode ser ouvido em tempo real pelo link:


sexta-feira, 16 de junho de 2017

Rádio comunitária de Pilar comemora aniversário neste sábado

Neste sábado, 17 de junho, a Rádio Comunitária Cidade FM de Pilar estará realizando sua festa de aniversário de um ano de existência junto à comunidade local. Apesar de está no ar em apenas um ano, a rádio tem sido um diferencial na comunicação da cidade de Pilar. Atualmente a rádio conta com diversos programas na sua grade, como programas jornalísticos, culturais, esportivos, musicais e religiosos.

A emissora pertence à Associação Educativa Pilarense de Radiodifusão Comunitária e funciona em caráter provisório, tendo à frente o comunicador Edinaldo Trajano do Nascimento ou Trajano Júnior como é conhecido na cidade. Natural de Lagoa Seca em Campina Grande, o comunicador reside atualmente na cidade de Pilar. Trajano Júnior já passou por diversas rádios comunitárias da Paraíba entre elas a Rádio Cruz das Armas FM, onde comandou alguns programas de grande sucesso.

O evento contará com ações de cidadania, sorteios de brindes e com a presença de várias personalidades do segmento da comunicação comunitária, entre elas o radialista Marcelo Henrique da Rádio Alternativa FM e João Victor da Rádio Alhandra FM, além de várias atrações musicais já confirmadas, como o cantor de arrocha Marcos Adriano e a Banda Xote A3 de Juripiranga. Tom Moreno artista pilarense que tem se destacado no cenário musical pilarense e o som do DJ Júlio Boy farão o “esquenta” para o público. Segundo a equipe organizadora do evento, a festa tem o apoio da Prefeitura municipal e dos comerciantes locais. A programação terá início às 19h30 da noite deste sábado, com expectativa de um grande público presente.


Diário Pilarense

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Mogeiro prepara seu Plano Municipal de Cultura

O município de Mogeiro, no agreste da Paraíba, prepara a elaboração do Plano Municipal de Cultura através de uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Para obter maiores subsídios, a equipe participou de encontro com a representação Nordeste do Ministério da Cultura na cidade do Recife, nos dias 8 e 9 de junho. O evento buscou apresentar as metodologias para a construção dos planos municipais de cultura.
A equipe dialogou com os técnicos do Ministério da Cultura em torno da importância da construção do documento que dará a dimensão dos aspectos culturais do município, facilitando assim, o acesso as politicas públicas e a captação de recursos para o desenvolvimento de ações de valorização cultural.
A partir desse encontro o município terá as orientações para a construção de seu plano. A participação de Mogeiro no evento reforça o compromisso com a cultura local, através de movimentos de valorização, resgate e promoção de atividades culturais.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Itabaiana e Pilar têm gasto excessivo com pessoal, segundo TCE


Quase 1/3 das 223 prefeituras municípios da Paraíba supera em mais de 50% os gastos com pagamento de pessoal. O alerta é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que contabiliza 80 prefeituras nesta situação. Isso significa que mais da metade da despesa em 80 prefeituras vai para o pagamento do funcionalismo. Na relação, estão Itabaiana e Pilar.

A situação mais crítica é da Prefeitura de Igaracy, Sertão paraibano, a 465 km de João Pessoa. Lá, a prefeitura gasta com pessoal 64,16% das despesas total do município.

De acordo com os números publicizados pelo tribunal, através do Painel de Índice de Despesas dos Municípios Paraibanos (atualizado até abril deste ano), o prefeito Lídio Carneiro (PTB), gastou mais de R$ 2,1 milhões com o funcionalismo contra os R$ 3,3 milhões das despesas total da Prefeitura.
Já a Prefeitura de Aguiar tem a melhor situação entre os 223 municípios paraibanos. Encravado no Vale do Piancó, a Prefeitura só disponibilizou nos quatro primeiros meses deste ano de gastos com servidores apenas 23,67% ou R$ 1,7 m das despesas total da prefeitura que foi de R$ 7,2 mi.

Os gestores podem ser enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece parâmetros a serem seguidos relativos ao gasto público. A pena prevista para o gestor que descumpra a regra é a cassação de mandato e detenção de seis meses a dois anos


terça-feira, 13 de junho de 2017

Itabaiana faz acordo com Tribunal de Justiça para pagar precatórios


O Tribunal de Justiça da Paraíba divulgou, na tarde desta segunda-feira (12), a lista dos municípios que realizaram acordos para o parcelamento das dívidas de precatórios referentes ao ano de 2016. De um total de 113 municípios intimados para as audiências, 97 realizaram acordos, entre eles Itabaiana, no agreste.
A oportunidade de parcelar o débito foi autorizada pela Presidência do TJPB, a fim de evitar o sequestro das contas das Edilidades em dívida. As audiências foram realizadas no período de 15 de maio a 1º de junho pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, José Guedes Cavalcanti, responsável pelos precatórios.

O magistrado explicou, ainda, que o parcelamento do débito, em até 20 parcelas, começará a ser pago a partir de 30 de junho. “Esta medida vai permitir o pagamento das dívidas, de forma a não comprometer o orçamento e a administração municipal”, afirmou.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Prefeitura de Itabaiana é quem mais deve à Receita Federal, de acordo com Procuradoria Geral da Fazenda


A prefeitura de Itabaiana está inadimplente com a Receita Federal em R$ 9.747.238,73, conforme informa a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional em reportagem publicada no Correio da Paraíba, edição deste domingo, 11 de junho. Pilar aparece como um dos municípios inadimplentes, com dívida de R$ 244.274,97.
Fonte da Prefeitura informou que o município de Itabaiana, apesar da dívida, não está sendo prejudicado nem impedido de firmar convênios, e que a atual dívida com a Receita Federal foi contraída na gestão anterior.
No Estado, a prefeitura que mais deve, além de Itabaiana, é a de Alagoa Nova, além da Câmara de Carrapateira. As demais pendências são relacionadas aos municípios, sem citar as prefeituras. 

domingo, 11 de junho de 2017

Pilar, Ingá e Itabaiana entram no Mapa do Turismo da Paraíba


Representantes do departamento de turismo dos municípios do Vale do Paraíba estiveram reunidos nesta sexta-feira (09/06) nas Itacoatiaras do Ingá para a formatação do FÓRUM DE TURISMO DO VALE DO PARAÍBA.
Durante a reunião a interlocutora do Ministério do Turismo na Paraíba, Alessandra Lontra, antecipou a boa notícia de que os municípios de Pilar, Itabaiana e Ingá, tiveram suas solicitações aprovadas para participarem do Mapa do Turismo da Paraíba e também no Mapa do Turismo Brasileiro.
Durante a reunião foram apresentadas varias ideias para o desenvolvimento do turismo em nossa região, a exemplo do projeto do Trem do Turismo.
Também foi escolhida uma diretoria provisória para o Fórum, onde os municípios de Ingá, Itabaiana e Pilar, participam com os secretários Vavá da Luz, Geraldinho e Antonio Costta, respectivamente.
Ficou definido que o município de Pilar sediará, no dia 06 de julho, no prédio da Fundação Menino de Engenho, a próxima reunião do Fórum de Turismo do Vale do Paraíba.

Ao tomar conhecimento dessa conquista, o prefeito de Pilar, Benicio Neto, comemorou a boa notícia e publicou nas redes sociais: " É com muita alegria e a sensação de que estamos no caminho certo, devolvendo aos poucos aos nossos munícipes o orgulho de ser pilarense, que nossa cidade recebe hoje um justo reconhecimento, o de fazer parte do mapa turístico da Paraíba e do Brasil, uma conquista não só da gestão e de nossa dedicada equipe, mas também dos nossos amigos colaboradores, artistas e ativistas culturais. Um dia a ser comemorado. A partir de hoje, temos uma maior responsabilidade, bem como desafios a serem enfrentados em nome do desenvolvimento local."

Texto de Antonio Costta

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Em quatro meses, câmaras de vereadores da região de Itabaiana gastam quase 300 mil com locação de veículos e abastecimento

Apenas a Câmara de Pilar não apresenta despesas com transporte


Conforme consta no SAGRES do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em apenas 4 meses (120 dias) de legislatura das Câmaras Municipais de Itabaiana e das cidades circunvizinhas de Mogeiro, Juripiranga, Salgado de São Félix, São José dos Ramos e Pilar, as mesmas gastaram a quantia de R$ 291.149,10 com combustível e locação de carros e motos para mantê-las funcionando. Como cada município tem a sua peculiaridade, passaremos abaixo descrever o gasto de cada município, e como é feito esse gasto.
ITABAIANA
Conforme empenho 0120, datado de 03/04/2017, a Câmara Municipal pagou a J. A. Comércio de Combustível Ltda, CNPJ 07.856.549.0001-21 a importância de R$ 3.769,50 por abastecimentos referentes aos meses de janeiro a março. Tendo um gasto mensal de R$ 1.256,50.
MOGEIRO
A Câmara da cidade de Mogeiro não dispõe de carro próprio e, portanto, locou o veículo de placa MOA 2854 de propriedade de Manoel Gomes de Lima, aonde pagou R$ 464,00 conforme empenho 0044 de 24/02/2017 na realização de serviços para a referida casa legislativa. Pagou também ao senhor Caio Cesar Azevedo Ludgerio, a importância de R$ 2.500,00 pela locação de um Fiat Uno placa OWZ 8607 durante o período de 14/02 a 15/03 de 2017, conforme empenho 0064 de 28/03/2017. Mesmo assim, a casa legislativa ainda pagou ao Auto Posto Misturão, CNPJ 015.557.660.0001-03 a importância de R$ 952,02 pelo fornecimento de 258 litros de combustível para o Fiat Uno de placa OWZ 8607, conforme empenho 0066 de 30/03/2017, e mais R$ 1.070,10 pela aquisição de 290 litros de combustível para veículo locado a Câmara Municipal, conforme empenho 0086 datado de 28/04/2017. Então foi gasto R$ 2.964,00 com locação e mais R$ 2.022,10 com 548 litros de combustível, tendo um gasto total de R$ 4.986,10.
JURIPIRANGA
Já a Câmara de Juripiranga, que também tem carro locado à mesma, pagou ao Auto Posto Serra Negra CNPJ 061.178.210.0001-99 em janeiro/2017 o valor de R$ 829,71 através do empenho 0011 datado de 24/01/2017, e no mês de fevereiro foi R$ 1.355,50 conforme empenho 0043 de 23/02/2017. No mês de março, o valor passou para R$ 1.444,00 através do empenho 0079 de 27/03/2017. E em abril R$ 1.449,16 empenho 0090 de 20/04/2017. Fazendo um total de R$ 5.078,37. O que dá um valor de R$ 1.269,60 por mês
SALGADO DE SÃO FÉLIX
Na cidade de Salgado, a Câmara também não dispõe de veículo próprio e faz a locação de carro e moto para atender às suas necessidades. O empenho 0024 de 08/02/2017 e o 0038 datado de 24/02/2017 diz que a casa fez a locação dos serviços de motoboy de Washington José Pereira de Albuquerque no valor de R$ 650,00 cada mês, para o mesmo resolver assuntos dentro do município e região. Já nos meses de janeiro a abril, a casa de Ernane Maroja pagou ao senhor Adilson Alves dos Santos a importância de R$ 1.200,00 por cada mês pelos serviços em viagens, conforme empenhos 0006 de 31/01/2017, 0028 de 01/02/2017, 0061 de 31/03/2017 e 0079 datado de 27/04/2017. Com isso a Câmara gastou o valor de R$ 6.100,00 em locação de veículos para atender as suas necessidades, o que daria uma despesa de R$ 1.525,00 por mês em locações de veículos.
SÃO JOSÉ DOS RAMOS
Em São José dos Ramos, o senhor Paulo Vicente de Arruda, proprietário do veículo Gol de placa QJS 4508 tem seu carro locado à referida casa legislativa no valor de R$ 2.500,00 por mês, e recebeu através do empenho 0008 de 24/01/2017 referente ao mês de janeiro, já o mês de fevereiro foi pago com o empenho 0026 de 20/02/2017 e o mês de março através do 0042 de 21/03/2017. A Câmara do município também pagou a Comercial de Combustível Cajá Ltda, CNPJ 088.474.100001-84 com a aquisição de combustível para o carro locado os seguintes valores: em janeiro o empenho 0016 de 31/01/2017 traz o valor de R$ 696,42, no mês de fevereiro o de número 0032 de 02/03/2017 o valor é de R$ 571,08, e no mês de março o empenho 0048 de 04/04/2017 tem o valor R$ 413,44.
Sendo assim, a Câmara gastou o valor de R$ 7.500,00 em locação de veículos para atender às suas necessidades, e mais o valor de R$ 1.680,94 de combustível. Perfazendo um total de R$ 9.180,94 o que daria uma despesa de R$ 3.060,32 por mês em locação e combustível do referido veículo.
PILAR
A Câmara Municipal de Pilar, não consta no SAGRES durante esses quatro meses com nenhuma despesa nesta rubrica, tanto de locação de veículo (carro ou moto), ou despesa inerente ao consumo de combustível.

Texto: Carlão Mélo 
Fonte de pesquisa: Site do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) – SAGRES.



quinta-feira, 8 de junho de 2017

ITABAIANA

Professor participa da Semana do Meio Ambiente com trabalho sobre energias alternativas 

O professor Severino Lourenço (foto), de Itabaiana, apresenta trabalho sobre energia eólica e solar, juntamente com seus alunos do Colégio Nossa Senhora da Conceição, nesta quinta-feira, 8 de junho, às 14 horas, na Escola Cidadão Integral Dr. Antonio Batista Santiago, durante a mesa redonda sobre ecoeficiência e sustentabilidade ambiental, que faz parte da programação da Segunda Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O evento será encerrado na sexta-feira, 9, com minicursos sobre a temática sustentabilidade e meio ambiente. “Desenvolveremos vários projetos movidos a esse tipo de energia, a exemplo de uma cidade que utiliza energia solar”, explica Lourenço.
Os debates em torno da mudança de matriz energética é um dos temas mais importantes da atualidade, por envolver, entre outras coisas, interesses econômicos, tecnológicos e redução dos impactos que a matriz atual, baseada em hidrocarbonetos, provoca nos sistemas ambientais, informa  Lucas Morais, da Comissão Organizadora da Semana do Meio Ambiente. Durante os eventos, haverá plantio de mudas na sede definitiva do IFPB Campus Itabaiana, em parceria com a EMATER.

O professor Severino Lourenço é especialista em robótica, utilizando esta técnica como projeto pedagógico, com a utilização da tecnologia na educação. Ele ministra também aulas de matemática e tem projeto de cursinhos para jovens que almejam participar de concursos públicos. Severino trabalha com material reciclável e energias renováveis e sustentáveis, tendo já apresentado trabalhos em 25 escolas na Paraíba e na cidade de Porto Velho, Rondônia, além de ter implantado a matéria em mais de dez cidades no Estado de Pernambuco.





quarta-feira, 7 de junho de 2017

São José dos Ramos supera meta de vacinação contra a gripe

Paraíba tem 108 municípios que atingiram a meta de vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, sendo liberados para ofertar a vacina para a população em geral. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (6). Porém, a vacinação para as pessoas fora do grupo prioritário vai depender do estoque disponível na Secretaria Municipal de Saúde de cada município.
Na Paraíba, a população a ser vacinada é de aproximadamente 1.070.000 pessoas, de acordo com o informe técnico do Ministério da Saúde. O estado recebeu 1.177.000 doses da vacina e foi encaminhado aos municípios o quantitativo de doses estimado por grupo prioritário.
Alguns municípios chegaram a superar o número de pessoas vacinadas previstas no público-alvo, como Alcantil, que vacinou 123,84% da população prioritária, Natuba (110,85), Itapororoca (109,44%), São José dos Ramos (107,89%), Zabelê (103,07%), Araruna (102,61%), Boqueirão (102,58%), Santo André (102,33%) e Damião (101,33%).
Campina Grande é mais uma cidade que atingiu a meta, chegando a 90,49%, e abriu a vacinação para todos os cidadãos. “Enquanto dispormos de estoque de doses, ofertaremos a vacina para todos”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Pinto. João Pessoa ainda não atingiu a meta.
De acordo com definição do Ministério da Saúde, o público alvo é formado por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, os povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.
Para os municípios que ainda não atingiram a cobertura vacinal, o recomendado é continuar a vacinação contra influenza voltada para o público alvo já definido até 9 de junho. “É importante que continuem realizando a busca ativa dos não vacinados incluídos nos grupos prioritários, a fim de que tenhamos uma cobertura adequada em todo estado”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.
Também atingiram a meta os municípios de Ingá, Juripiranga, Mogeiro e Pilar. Os municípios de Itabaiana, Salgado de São Félix e São Miguel de Taipu não atingiram a meta.  

terça-feira, 6 de junho de 2017

Municípios paraibanos podem ofertar vacina contra gripe à população em geral


A vacina contra a gripe será ofertada para a população em geral apenas nos municípios que atingiram a meta de cobertura vacinal de 90% dos grupos prioritários. Isso ficou acertado durante reunião entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), em Campina Grande, nesta segunda-feira (5) à tarde, com a ressalva de que a vacinação para as demais pessoas vai depender do estoque disponível na Secretaria Municipal de Saúde. Já para os municípios que ainda não atingiram a cobertura vacinal, o recomendado é continuar a vacinação contra influenza voltada para o público alvo já definido até 9 de junho.

De acordo com definição do Ministério da Saúde, o público alvo é formado por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, os povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.

“Os municípios que ainda não atingiram a meta é importante que continuem realizando a busca ativa dos não vacinados incluídos nos grupos prioritários, a fim de que tenhamos uma cobertura adequada em todo estado”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas efetivas para a prevenção da influenza grave (Síndrome Respiratória Aguda Grave), cujo objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Na Paraíba, entre os públicos-alvo, até o momento, a população indígena registra a maior cobertura vacinal: (99,16%), seguido pelas puérperas (82,35%), idosos (82,02%), Trabalhador de saúde (79,48%) e gestantes (76,31%). Os grupos que apresentam menores coberturas são: professores (58,22%) e crianças (67,7%). Além desses grupos foram aplicadas 128.160 doses nos grupos de pessoas com comorbidade, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Na Paraíba, a população a ser vacinada é de aproximadamente 1.070.000 pessoas, de acordo com o informe técnico do Ministério da Saúde. O estado recebeu 1.177.000 doses da vacina e foi encaminhado aos municípios o quantitativo de doses estimado por grupo prioritário.


Secom

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Itabaiana é uma das cidades que recebem a Caravana do Coração para enfrentamento da mortalidade materna

No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (30/5), a Secretaria de Estado da Saúde promoveu uma reunião com os secretários de saúde e gestores dos serviços dos 44 municípios onde houve registro de mortalidade materna em 2016 e 2017. O encontro ocorreu no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), em João Pessoa. A atividade integra o Plano de Enfrentamento da Mortalidade Materna no Estado que tem como objetivo melhorar a assistência à mulher, com suporte técnico, monitoramento e articulação com os gestores municipais de saúde. As secretárias de Estado Cláudia Veras (Saúde) e Gilberta Soares (Mulher e Diversidade Humana) participaram da reunião.

“A reunião foi uma estratégia para compartilhar dados e preocupações. O Plano veio para organizar e dar visibilidade às várias ações que já existem. Mas, diante do número constante de mortes maternas, temos que unir forças e investir nossas energias porque esta é uma responsabilidade de todos”, disse Cláudia Veras.

“Precisamos nos unir e encarar a mortalidade materna como um problema sério que precisa ser enfrentado. Tomemos isso como um dever de casa”, sugeriu Gilberta Soares.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais da Paraíba (Cosems), Soraia Galdino, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Este problema nos aflige e precisamos dar as mãos e encontrar soluções”, ponderou.

O presidente do Comitê Estadual de Redução da Morte Materna, Eduardo Sérgio, falou que a assistência à gestante acontece em três momentos: pré-natal; parto e puerpério (pós-parto). “Se a mortalidade está alta, precisamos rever a assistência, nas três situações, percebendo onde estão as falhas; observando as práticas e toda a rede de cuidado com a mulher”, declarou.

Durante o encontro, foi discutido o cenário da atenção à saúde obstétrica na Paraíba; apresentado o perfil da mortalidade materna; além de ser realizado um debate com os gestores sobre pactuações referentes ao atendimento em obstetrícia e apresentados dados da Atenção Básica.

O Plano - Neste ano, até o momento, já foram registrados 17 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 26 mortes. Mesmo que tenha ocorrido a redução, os dados continuam sendo preocupantes.

Dentro do Plano, estão previstos cursos sobre pré-natal, parto e puerpério para profissionais e gestores da Atenção Básica; inclusão do atendimento às gestantes na Caravana do Coração; visitas técnicas às maternidades; cursos sobre urgências obstetrícias para profissionais do Samu, entre outras atividades.


Ainda constam no Plano, a inserção dos profissionais do Programa Mais Médicos nas atividades de formações para os médicos e equipes vinculadas; acolhimento com Classificação de Risco Obstétrico nas maternidades da gestão estadual; implantação do colegiado de maternidades; realização dos Fóruns Perinatais nas Macrorregiões de Saúde e do Fórum ampliado sobre Saúde das Mulheres.

Outras ações devem ser incluídas, de acordo com as demandas, para garantir maior qualidade na atenção à saúde das mulheres, no que se refere, principalmente, ao parto e nascimento.


Rede Cegonha – As propostas foram detalhadas a partir dos componentes da Rede Cegonha, com o propósito de alinhar o plano com as diretrizes dispostas em âmbitos nacional, estadual e regional.

Caravana do Coração – Outro item que está no Plano de Enfrentamento da Mortalidade Materna na Paraíba é a inclusão do atendimento às gestantes pela equipe da Caravana do Coração. A quinta edição da Caravana acontece no período de 26 de junho a 8 de julho, em 13 municípios-sede que abrangem todo estado.


Além das crianças com cardiopatias congênitas e microcefalia, será ampliado o atendimento para captar 250 gestantes, em cada município por onde vai passar a Caravana (Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana, Mamanguape).