Apenas
a Câmara de Pilar não apresenta despesas com transporte
Conforme
consta no SAGRES do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em apenas
4 meses (120 dias) de legislatura das Câmaras Municipais de Itabaiana e das
cidades circunvizinhas de Mogeiro, Juripiranga, Salgado de São Félix, São José
dos Ramos e Pilar, as mesmas gastaram a quantia de R$ 291.149,10 com
combustível e locação de carros e motos para mantê-las funcionando. Como cada
município tem a sua peculiaridade, passaremos abaixo descrever o gasto de cada
município, e como é feito esse gasto.
ITABAIANA
Conforme
empenho 0120, datado de 03/04/2017, a Câmara Municipal pagou a J. A. Comércio
de Combustível Ltda, CNPJ 07.856.549.0001-21 a importância de R$ 3.769,50 por
abastecimentos referentes aos meses de janeiro a março. Tendo um gasto mensal
de R$ 1.256,50.
MOGEIRO
A
Câmara da cidade de Mogeiro não dispõe de carro próprio e, portanto, locou o
veículo de placa MOA 2854 de propriedade de Manoel Gomes de Lima, aonde pagou
R$ 464,00 conforme empenho 0044 de 24/02/2017 na realização de serviços para a
referida casa legislativa. Pagou também ao senhor Caio Cesar Azevedo Ludgerio,
a importância de R$ 2.500,00 pela locação de um Fiat Uno placa OWZ 8607 durante
o período de 14/02 a 15/03 de 2017, conforme empenho 0064 de 28/03/2017. Mesmo
assim, a casa legislativa ainda pagou ao Auto Posto Misturão, CNPJ
015.557.660.0001-03 a importância de R$ 952,02 pelo fornecimento de 258 litros
de combustível para o Fiat Uno de placa OWZ 8607, conforme empenho 0066 de
30/03/2017, e mais R$ 1.070,10 pela aquisição de 290 litros de combustível para
veículo locado a Câmara Municipal, conforme empenho 0086 datado de 28/04/2017.
Então foi gasto R$ 2.964,00 com locação e mais R$ 2.022,10 com 548 litros de
combustível, tendo um gasto total de R$ 4.986,10.
JURIPIRANGA
Já
a Câmara de Juripiranga, que também tem carro locado à mesma, pagou ao Auto
Posto Serra Negra CNPJ 061.178.210.0001-99 em janeiro/2017 o valor de R$ 829,71
através do empenho 0011 datado de 24/01/2017, e no mês de fevereiro foi R$
1.355,50 conforme empenho 0043 de 23/02/2017. No mês de março, o valor passou
para R$ 1.444,00 através do empenho 0079 de 27/03/2017. E em abril R$ 1.449,16
empenho 0090 de 20/04/2017. Fazendo um total de R$ 5.078,37. O que dá um valor
de R$ 1.269,60 por mês
SALGADO
DE SÃO FÉLIX
Na
cidade de Salgado, a Câmara também não dispõe de veículo próprio e faz a locação
de carro e moto para atender às suas necessidades. O empenho 0024 de 08/02/2017
e o 0038 datado de 24/02/2017 diz que a casa fez a locação dos serviços de
motoboy de Washington José Pereira de Albuquerque no valor de R$ 650,00 cada
mês, para o mesmo resolver assuntos dentro do município e região. Já nos meses
de janeiro a abril, a casa de Ernane Maroja pagou ao senhor Adilson Alves dos
Santos a importância de R$ 1.200,00 por cada mês pelos serviços em viagens,
conforme empenhos 0006 de 31/01/2017, 0028 de 01/02/2017, 0061 de 31/03/2017 e
0079 datado de 27/04/2017. Com isso a Câmara gastou o valor de R$ 6.100,00 em
locação de veículos para atender as suas necessidades, o que daria uma despesa
de R$ 1.525,00 por mês em locações de veículos.
SÃO
JOSÉ DOS RAMOS
Em
São José dos Ramos, o senhor Paulo Vicente de Arruda, proprietário do veículo
Gol de placa QJS 4508 tem seu carro locado à referida casa legislativa no valor
de R$ 2.500,00 por mês, e recebeu através do empenho 0008 de 24/01/2017
referente ao mês de janeiro, já o mês de fevereiro foi pago com o empenho 0026
de 20/02/2017 e o mês de março através do 0042 de 21/03/2017. A Câmara do
município também pagou a Comercial de Combustível Cajá Ltda, CNPJ
088.474.100001-84 com a aquisição de combustível para o carro locado os
seguintes valores: em janeiro o empenho 0016 de 31/01/2017 traz o valor de R$
696,42, no mês de fevereiro o de número 0032 de 02/03/2017 o valor é de R$
571,08, e no mês de março o empenho 0048 de 04/04/2017 tem o valor R$ 413,44.
Sendo
assim, a Câmara gastou o valor de R$ 7.500,00 em locação de veículos para
atender às suas necessidades, e mais o valor de R$ 1.680,94 de combustível.
Perfazendo um total de R$ 9.180,94 o que daria uma despesa de R$ 3.060,32 por
mês em locação e combustível do referido veículo.
PILAR
A
Câmara Municipal de Pilar, não consta no SAGRES durante esses quatro meses com
nenhuma despesa nesta rubrica, tanto de locação de veículo (carro ou moto), ou despesa inerente ao consumo de combustível.
Texto: Carlão Mélo
Fonte
de pesquisa: Site do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) – SAGRES.