sexta-feira, 31 de março de 2017

Prefeitura de Salgado de São Felix anuncia demissão de 50 servidores


Adjailson Andrade

Cerca de 50 servidores da Prefeitura de Salgado de São Félix, agreste da Paraíba, serão desligados dos cargos em abril. O anúncio foi feito pelo prefeito Adjailson Andrade, que lamentou ter sido obrigado a tomar a decisão de demitir em razão da forte crise econômica que se abate no Município. “Infelizmente, não temos outra saída, pois a receita municipal está abaixo da despesa, e essa medida evitará atraso de pagamento dos que ficarem na função pública como efetivos”, afirmou ele.
Ao admitir que a Prefeitura está “inchada”, com excesso de servidores, o prefeito atual remete automaticamente ao ex-prefeito Adario Almeida o equívoco de ter contratado esses profissionais, sem que a Prefeitura tivesse condições de arcar com essa despesa de pessoal. Temendo responder em ações de responsabilidade por improbidade administrativa relacionadas às referidas contratações temporárias, o prefeito Adjailson Andrade decidiu rescindir os contratos de meia centena de servidores.
Adjailson Andrade tem 35 anos e foi eleito pelo DEM com 4.325 votos. Ele lamentou ter que demitir aliados, eleitores a quem prometeu emprego público. “Essa medida é trágica, é dolorosa, muito triste mesmo, mas tenho que demitir esses pais de família para reequilibrar as finanças do Município”, afirmou.
Salgado de São Félix tem 12 mil habitantes e é um dos mais pobres da região de Itabaiana, com incidência da pobreza em torno de 56% e índice de Desenvolvimento Humano de 0,568, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Revista homenageia jornalista e escritor itabaianense

A revista O FAROL, de Mari, edição de março, traz em sua capa uma homenagem ao jornalista, escritor e radialista Arnaud Costa, “itabaianense ilustre, homem humilde, honesto e sobretudo dedicado à família. Arnaud foi membro da loja maçônica “Estrela de Araçá” de Mari,\PB. Como mestre Maçom da loja maçônica, foi autor da ideia do nome da instituição em Mari”, conforme a matéria de capa.
A revista O FAROL, meio de comunicação do grupo O FAROL, faz essa simples homenagem a um dos grandes homens que marcou a história da Paraíba, de modo especial de Itabaiana, Mari e Sapé.
A publicação é editada pelo blogueiro Maçom Joseilson Antonio. A edição da revista deve estar circulando, no máximo, até a próxima segunda-feira, 03 de abril.
www.ofarolpb.com


quinta-feira, 30 de março de 2017

Saúde mobiliza municípios para 6ª Semana Saúde na Escola 2017

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Operacional da Atenção Básica, informa aos municípios que o Programa Saúde na Escola lançou a 6ª Semana Saúde na Escola 2017 que terá como tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti!”, a ser realizada, preferencialmente, no período de 3 a 7 de abril.

A mobilização tem como objetivo orientar os estudantes das escolas públicas sobre a temática, com ações de limpeza do ambiente escolar; identificação de possíveis focos do mosquito; palestras sobre o ciclo do Aedes aegypti e os sintomas da dengue, zika e chikungunya. Para isso, conta-se com a articulação entre escolas e equipes de saúde da Atenção Básica.

O tema deste ano foi escolhido com base no quadro epidemiológico atual, em todo país. “O cenário mostra um aumento na proliferação do mosquito associado a diversos fatores, a exemplo de mudanças ambientais, más condições de saneamento, aumento da adaptabilidade do mosquito, justificando a importância de mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, estudantes, familiares e comunidades para, juntos, atuarem no combate ao Aedes aegypti”, explicou a técnica da Atenção Básica (AB), Morgana Agra.

Segundo a técnica Iraece Lopes, deverão ser realizadas várias estratégias e atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável. “Ao estimular ações de promoção à saúde no ambiente escolar, envolvemos não apenas os estudantes, mas também os pais e educadores, atingindo toda a comunidade”, explicou.

Saúde na Escola - A participação dos municípios na Semana Saúde na Escola é voluntária. O Programa Saúde na Escola (PSE) surgiu como um indutor de políticas intersetoriais entre as áreas da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica pública. O PSE tornou possível, ao longo dos anos, um novo modelo de gestão das políticas de educação e de saúde que tratam a saúde e a educação de forma integral.

O objetivo do PSE é possibilitar, por meio de amplo processo formativo, o exercício de ações cidadãs e o usufruto pleno dos direitos humanos. São beneficiários do programa os estudantes da Educação Básica.
·          


quarta-feira, 29 de março de 2017

Academia de Cordel celebra parceria com entidades culturais de Pocinhos

Casa de Cultura Nenzinha Monteiro

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba vai se integrar às ações voltadas para a cultura na Casa de Cultura e Artes Nenzinha Monteiro, em Pocinhos. Uma parceria será estabelecida entre as duas entidades, estando agendada reunião de Fábio Mozart, da Academia, com Tiago Monteiro, da ONG de Pocinhos, neste sábado, dia 01 de abril, para tratar da questão.
“O poeta Tiago Monteiro faz um grande trabalho na área da cultura em Pocinhos, e a Academia de Cordel, da qual faz parte, resolveu incrementar a programação da Associação Cultural e Artística de Pocinhos com projetos de oficinas, cordelteca e outras ações”, disse Fábio Mozart. A parceria, segundo ele, inicia no dia 1º de abril com doação de cem livros da biblioteca Arnaud Costa, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, para os projetos de leitura implantados em Pocinhos.
Os livros doados pela Academia de Cordel serão destinados à campanha Biblioteca Pensar na comunidade Nazaré, em Pocinhos. Os livros arrecadados serão entregues no dia 29 de abril no Sarau Palavras Mágicas.
Antigo distrito de Campina Grande, emancipado em 1953, Pocinhos localiza-se no Cariri paraibano, região metropolitana de Esperança, com população estimada de  18 mil habitantes.

terça-feira, 28 de março de 2017

Academia de Cordel participará das comemorações de aniversário de Itabaiana

Herivelt Felix (direita) com diretores da Academia de Cordel

A Prefeitura Municipal de Itabaiana elabora programação cultural com vistas ao o aniversário de emancipação política do Município. Pensando numa programação cultural pra a ocasião o Secretário Executivo de Cultura reuniu-se nesta quinta feira (23), em João Pessoa, com membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Na oportunidade o Secretário destacou que durante todo o mês de maio serão promovidas as ações com e atividades artísticas e culturais em suas diversas manifestações.
Ficou programado que a plenária da Academia de Cordel será realizada em Itabaiana no dia 13 de maio, no Colégio Nossa Senhora das Graças, em alusão à data de emancipação política do município e contará com artistas da terra, além dos poetas cordelistas de todo Vale do Paraíba. Na ocasião, haverá a entrega do Prêmio Leonilla Almeida que é concedido anualmente às mulheres que se destacam na vida social e cultural da Paraíba, além do lançamento dos livros Cangote Envenenado, de Sander Brown, e Sonetos de Vida, de João Teotônio de Carvalho e apresentações musicais de Meire Lima, Roberto Cajá, Bebe de Natércio e Zora Lira.
A programação terá arte, literatura, música, teatro, cinema todo contexto cultural estará voltado para Itabaiana. “Vamos trazer os poetas da Academia Paraibana de Cordel do Vale do Paraíba, assim como ressaltar os artistas que Itabaiana possui, nesta data da emancipação onde também comemoramos o aniversário do musicista Sivuca, mais uma razão de preservarmos os grandes nomes artísticos, como também a memória viva de Itabaiana”, declarou Herivelt Felix, Secretário de Cultura do Município.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Presidente da Famup defende a terceirização e diz que projeto não afetará concursos

O presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup-PB) defende o projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado para qualquer tipo de atividade. “Vai ser uma boa para as Prefeituras que vão poder contratar serviços para eventuais setores”.

Para Tota Guedes, a terceirização não vai fragilizar as relações de trabalho e nem impedir que as prefeituras realizem concursos. “Se isso acontece é o retrocesso muito grande”, destacou. O presidente da Famup lembra, por exemplo, que a realização de concurso na administração pública é necessária. “É o que garante o emprego do servidor”.

Se a lei for sancionada pelo presidente Michel Temer, haverá permissão para terceirização de qualquer atividade. O projeto aprovado pela Câmara não prevê vínculo de emprego entre a empresa que contratou o serviço terceirizado e os trabalhadores que prestam serviço.


domingo, 26 de março de 2017

Poeta da Academia de Cordel ganha seu segundo prêmio nacional de poesia


O poeta Tiago Monteiro (foto), da cidade de Pocinhos-PB, que havia sido premiado em dezembro do ano passado no “Prêmio Poetize 2017”, com o poema “Lição para a vida”, teve o poema “Sobre saudade” selecionado entre os 250 vencedores do “Prêmio Poesia Livre”, da editora Vivara, cujo resultado saiu nesta quarta-feira (22). Tiago é membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.
O concurso, que teve inscrições abertas de dezembro de 2016 a março de 2017, recebeu 3.203 inscrições, onde apenas 250 foram selecionadas e farão parte da coletânea “Poesia Livre 2017”, da editora Vivara, que será lançado em maio do corrente ano.
“Estou muito feliz com mais essa conquista. Ter um poema publicado em um livro de alcance nacional muito nos honra, além do mais quando é o segundo prêmio em pouco mais de 3 meses. É muito bom saber que sua poesia tem alçado voos tão grandes. O ânimo para continuar escrevendo só aumenta”, comentou Tiago Monteiro.
Tiago Monteiro é cordelista membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e um incansável lutador em prol da cultura pocinhense. Tem vários cordéis lançados, a exemplo de “O futuro a Deus pertence” e “Minha jumenta Filó”. Seu trabalho pode ser lido no site www.poetatiagomonteiro.com

sábado, 25 de março de 2017

Itabaiana marca aniversário de nascimento do agitador cultural e político Chico Veneno

No mês de abril, a cidade de Itabaiana fará um sarau em homenagem ao jornalista Chico Veneno, personalidade da cultura da Paraíba nos anos 60 e 70, fundador do jornal Evolução e um dos precursores do Cinema Novo no Estado. O evento, ainda sem data, lembrará os setenta anos de nascimento de Chico e é uma parceria das Secretarias de Cultura do Estado e do Município. “Sua memória será lembrada com poesia e uma conferência sobre a sua história”, adiantou Lau Siqueira, Secretário de Cultura da Paraíba.
A Academia de Cordel do Vale do Paraíba participará do sarau, com relançamento do cordel “Chico Veneno, o homem que intoxicou a burguesia”, de Fábio Mozart, e outras intervenções poéticas dos cordelistas.

O jornal de Chico, “Evolução”, foi reeditado pelos jornalistas Fábio Mozart e Socorro Almeida, cujo número inicial desta nova etapa da publicação foi lançado em 2016, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secult-PB. Provavelmente será lançado o segundo número do “Evolução” em abril, durante as comemorações dos setenta anos de nascimento de Chico Veneno. “Evolução” foi um marco na imprensa combativa da Paraíba nos anos de chumbo, entre 1964 e 1968.



sexta-feira, 24 de março de 2017

Carnavalesca recebe Prêmio Leonilla Almeida pela dedicação à cultura paraibana

Foto: Rodolfo Athayde
A jornalista Ednamay Cirilo Leite (foto) será uma das contempladas com o Prêmio Leonilla Almeida deste ano, diploma concedido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba às mulheres que se destacam na vida social e cultural da Paraíba. A solenidade de entrega da comenda será no dia 13 de maio, no antigo Colégio Dom Bosco, em Itabaiana, no mês comemorativo ao aniversário de emancipação política do Município, em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade, que tem à frente  Herivelt Félix de Lima.
 Ednamay Cirilo é ativista dos movimentos culturais, formada em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Ela é fundadora e Presidente da Associação Cultural e Recreativa Anjo Azul, com sede em João Pessoa, mentora dos blocos Anjo Azul e as Anjinhas, voltados para o universo feminino e suas inquietações, “em busca da cidadania, cultura e arte.” 

Leonilla Almeida foi ativista política, perseguia e presa pela ditadura de Getúlio Vargas. Ela é itabaianense, pertencente à família tradicional de cujo ramo saiu o gênio da música, Sivuca. 

quinta-feira, 23 de março de 2017

TCE-PB reunirá prefeitos para debater planejamento orçamentário e desenvolvimento sustentável

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba reunirá amanhã, sexta-feira (24), os prefeitos e vice-prefeitos dos 223 municípios do estado para repassar orientações acerca de planejamento, orçamento e desenvolvimento dos municípios.
Denominado “Encontro Sobre Planejamento Orçamentário e Desenvolvimento Sustentável”, o evento – sob a coordenação do conselheiro Marcos Costa, atual dirigente da Escola de Constas Otacílio Silveira, do TCE – terá início às 8h 30  e será aberto pelo presidente da Corte, conselheiro André Carlo Torres, no Centro Cultural Ariano Suassuna. O conselheiro Arnóbio Viana, vice-presidente do TCE, fará o encerramento do encontro.
A programação de palestras temáticas começa com abordagem do conselheiro Fernando Catão sobre ‘A Responsabilidade dos Agentes Públicos na Elaboração dos Instrumentos de Planejamento’.
O tema seguinte – ‘Visão do Ministério Público de Contas Acerca dos Instrumentos de Planejamento’ – ficará a cargo do procurador Bradson Camelo. Na sequência, a auditora de contas públicas, Adriana Falcão do Rego falará sobre ‘A Contribuição das Auditorias Operacionais para o Planejamento da Gestão e a Boa Governança’.
Depois, será a vez do presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, conselheiro Antonio Gilberto de Oliveira Jales, abordar o tema ‘O Comprometimento dos Gestores Públicos e Órgãos de Fiscalização com o Planejamento Orçamentário Responsável e a Sustentabilidade’.
A programação segue com apresentação, a cargo do conselheiro Arthur Cunha Lima, Ouvidor do TCE, do livro‘Juscelino Kubitschek, Vida e Obra’, de autoria do conselheiro (aposentado) e poeta Luiz Nunes.
‘Os Impactos da Gestão Sustentável para o Cidadão’ serão tratados, em palestra conjunta, pelo auditor Flávio Roberto Gondim e pela servidora Ana Márcia Batista Alves. Em seguida, a coordenadora da Fundação Solidariedade, Núbia Virgínia Almeida Gonçalves falará sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’.
 Ascom


quarta-feira, 22 de março de 2017

Michel Temer comete gafe envolvendo compositor de Itabaiana


A música ‘Deixe o Rio Desaguar’, do compositor itabaianense Aracílio Araújo (foto) e interpretada pelo cantor paraibano Flávio José foi destaque nesta segunda-feira (20) em matéria da Folha de S. Paulo. Jornalistas da Folha, enviados especialmente a Monteiro para cobrir a chegada das águas do Rio São Francisco à cidade, através das obras da transposição, fizeram uma reportagem com o cantor ressaltando a música que virou o “hino da transposição”.
Em vídeo, Flávio José conta da surpresa ao receber uma ligação do presidente Michel Temer o parabenizando pela interpretação da música. “Eu estava em Campina Grande, tinha acabado de chegar de São Paulo. Jassa disse: ‘Tem um amigo meu aqui de São Paulo que quer falar com você’, e passou o telefone. ‘Oi, Flávio, aqui é o Michel Temer. Estou ligando para parabenizar pela música, muito bonita, chegou na hora certa'”, contou o cantor.
‘Deixe o Rio Desaguar’ traz versos como “O São Francisco com sua transposição/ No meu Nordeste o progresso vai chegar/ Se é que o Brasil agora está na mão certa/ Na contramão o meu sertão não vai ficar” e “Priorize esse projeto, seu doutor/ E deixe o rio desaguar”.
Flávio José destacou que, apesar da música se encaixar no atual momento, na verdade a canção foi composta há mais de 20 anos e gravada por Flávio, há 17 anos – no álbum “Seu Olhar Não Mente”, de 2000. Michel Temer pensou que os versos de Aracílio Araújo se referiam à sua gestão.

Com o blog do Gordinho



terça-feira, 21 de março de 2017

SALGADO DE SÃO FÉLIX

Governo homenageia agricultoras de Alagamar com realização de ações



Agricultores familiares do Assentamento Alaganar, integrantes do Projeto Ecoprodutivo, executado pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e alguns parceiros, prestaram homenagem, na manhã desta segunda-feira (20), às mulheres ali residentes com a entrega de algumas ações que vão contribuir com a melhoria da qualidade de vida.
       
Foram repassadas cinco máquinas de costura para o grupo de 15 mulheres, que também receberam os certificados pela participação no curso de corte e costura realizado pelo Senar e Emater, entrega de Certidão de Aptidão do Produtor (DAP), distribuição de 105 mudas de Tuia, planta também conhecida como cedrinho, que tem efeitos medicinais e decorativos, brindes e anunciada a construção para em breve de dez barragens subterrâneas, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Salgado de São Félix, com material doado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar. A programação constou de palestra sobre os direitos da mulher e contou com a presença do Programa Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal local.
       
Presente às homenagens, o diretor Técnico da Emater, Vlaminck Paiva Saraiva, destacou o trabalho que as mulheres realizam para o desenvolvimento da agricultura familiar, lembrando que estas desempenham um papel importante no desenvolvimento social. Ele justificou a ausência do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, que não pode estar presente devido a compromisso administrativo.

O prefeito de Salgado de São Félix, Adjailson Andrade, parabenizou a Emater pela iniciativa de homenagear as mulheres agricultoras do Projeto Ecoprodutivo, reforçando o compromisso de continuar com a parceria com Emater na prestação de assistência aos agricultores do município. Também presentes ao evento o gerente regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emilio, representantes do Banco do Nordeste, secretários da prefeitura local, servidores da Emater que acompanham as famílias ali residentes.

O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada, levou para o Projeto Ecoprodutivo de Alagamar diversas ações, destacando-se a recuperação de riacho com proteção de cerca de arame e plantação de mudas, distribuição de matrizes de caprinos e ovinos com cinco famílias para melhoramento genético do rebanho a partir de material produto das pesquisas da Emepa, disseminado com outros criadores, também ocorreu o Programa de Inseminação de Bovinos em 11 matrizes.

Uma das beneficiadas com o curso de corte e costura e as máquinas de costurar foi Maria Aparecida da Silva, que, depois de se aposentar como enfermeira, decidiu retornar para Alagamar. Destacou que estava tendo oportunidade de aumentar a renda familiar com uma ocupação profissional.  “É uma experiência nova que está sendo gratificante para todas as participantes do curso”, disse.

Secom

segunda-feira, 20 de março de 2017

Pilar programa mais uma edição da Semana Cultural José Lins do Rego

Prédio histórico onde funciona a Fundação Menino de Engenho

Com parceria entre a Fundação Menino de Engenho, SECULT-PB, Prefeitura de Pilar e SEBRAE, está sendo projetada mais uma edição da Semana Cultural José Lins do Rego, em Pilar. A programação deverá constar de atividades artístico-culturais em escolas e ambientes públicos.
O Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, participou de reunião nesta segunda-feira, 20, em Pilar, onde ressaltou a necessidade de dar visibilidade aos artistas e produtores culturais da região.
O escritor José Lins do Rego é considerado um dos maiores romancistas regionalistas da literatura nacional. "Menino de Engenho", seu romance inicial, tem como pano de fundo sua cidade, Pilar, focando a decadência do engenho de cana nordestino. “O moleque Ricardo será o anfitrião desta festa cultural”, disse Lau Siqueira, mencionando o personagem principal do livro de José Lins do Rego.


domingo, 19 de março de 2017

SALGADO DE SÃO FÉLIX

Puluca e Adaurio Almeida são condenados por desvio de recursos


Os ex-prefeitos da cidade de Salgado de São Félix (PB), Apolinário dos Anjos Neto popularmente conhecido por Puluca (gestão 2005 a 2008) e Adaurio Almeida (gestão 2009 a 2012), foram condenados a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 210.580,82 e R$ 702.009,26, respectivamente, por irregularidades na construção de um ginásio poliesportivo na entrada da cidade, construído com recursos do Ministério dos Esportes.
“O débito ora imputado decorre da falta de comprovação do nexo de causalidade entre o emprego dos recursos repassados e a execução da obra, não sendo suficiente alegar que a obra foi executada integralmente”, afirmou o ministro Bruno Dantas, relator do processo no Tribunal de Contas da União (TCU). Ele determinou o pagamento de multa de R$ 14 mil para o ex-prefeito Apolinário dos Anjos Neto (Puluca) e de R$ 60 mil para o ex-prefeito Adaurio Almeida.
Segundo investigação da Polícia Federal na “Operação Transparência”, a empresa Biana Construções e Serviços Ltda, CNPJ 08.021.035/0001-19, localizada na Av. Vasco da Gama 921, sala 01, no bairro de Jaguaribe, João Pessoa (PB), que fora contratada para execução da obra era de fachada. Os ex-gestores tinham conhecimento do fato, participando do esquema, com o intuito de desviar recursos públicos.
A empresa foi criada em 26/05/2006, segundo dados da Receita Federal, ou seja, a menos de um ano da realização da licitação, cujo edital foi publicado em fevereiro de 2007. Um dos sócios, Audy Lopes Fernandes, foi citado em vários depoimentos como integrante do esquema de fraude a licitações existente no estado da Paraíba. De acordo com o Relatório de Demandas Especiais da Controladoria Geral da União (CGU), denunciantes afirmaram que a obra do ginásio poliesportivo foi executada pela prefeitura, com seus funcionários, conhecidos como diaristas.

Fontes:
Site osguedes.com.br (Lenilson Guedes e Nonato Guedes)


sábado, 18 de março de 2017

Ocultismos e bruxaria são os temas de hoje no "Alô comunidade"


A bruxaria é uma cultura secreta milenar e que pode vir de culturas de povos muito antigos. Talvez, se iniciou de uma cultura não existente na Terra, e que por algum motivo, foi ensinada para alguns habitantes do nosso planeta, e assim, como que passada de pai para filho. É muito difícil conseguir entrar em contato com bruxas e estudiosos sérios do assunto. Por isso o ineditismo da entrevista de hoje no programa “Alô comunidade”, onde estaremos frente a frente com uma das maiores autoridades no tema que vive na Paraíba, a professora Shirlley Alencar, praticante e estudiosa do assunto místico, oculto e esotérico
Hoje, 18 de março, o programa “Alô comunidade” começa às 14 horas pela Rádio Tabajara da Paraíba AM, retransmitido por uma cadeia de rádios comunitárias comandada pela Rádio Zumbi dos Palmares, com produção e apresentação de Fábio Mozart.
Para ouvir em tempo real, pelo site da emissora: www.radiotabajara.pb.gov.br



sexta-feira, 17 de março de 2017

Projeto “Um Poema em Cada Árvore” tem participação da Academia de Cordel

Praça Venâncio Neiva será palco do projeto "Um Poema em Cada Árvore"

Idealizado pela poetisa Jovirene Pereira e realizado pela Biblioteca do Ministério do Trabalho e Emprego, em João Pessoa, o projeto Um Poema em Cada Árvore acontecerá no dia 21 de março (terça-feira), das 9 horas às 11h30, na Praça do Pavilhão do Chá, Praça Venâncio Neiva, na capital paraibana. A intervenção é gratuita e voltada para o público de todas as idades.

Na ocasião serão propostas ações de estímulo à leitura, com a distribuição de poemas de artistas locais nas árvores da praça, além de fomentar as pessoas ao mundo da leitura. A Academia de Cordel do Vale do Paraíba confirmou participação, com poemas dos cordelistas Fábio Mozart, Thiago Alves, Sander Brown e Sander Lee.

Para a coordenadora, Jovirene Pereira, “a ação, além de incentivar a leitura, provoca a ocupação de espaços urbanos. Assim, as árvores do Pavilhão do Chá estarão repletas de poemas no dia da ação, levando a literatura não só para os jovens que participarão da atividade mais também para os transeuntes do parque”.






quarta-feira, 15 de março de 2017

Governador inaugura adutora e garante abastecimento de água em Itabaiana



governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta terça-feira (14), a adutora de Itabaiana que disponibiliza um sistema de abastecimento de água sem intermitência, beneficiando cerca de 24,5 mil habitantes do município. A obra representa um investimento de R$ 5,4 milhões e faz parte do calendário de inaugurações do Governo do Estado programado para os meses de fevereiro e março. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, deputados estaduais, auxiliares do Governo e lideranças da região também estiverem na solenidade.


Durante o pronunciamento, Ricardo afirmou que o Governo do Estado implantou um grande programa de adutoras, contendo cerca de 1.027 km de adutoras em várias áreas da Paraíba. “É um prazer voltar a esta bela e histórica cidade de Itabaiana. Fico muito feliz porque vejo que hoje a Paraíba está passando por um grande momento. Só nesta gestão, implantamos 1.027 km de adutoras, trazendo abastecimento de água para a população. A adutora de Itabaiana é uma obra grande com investimento de quase R$ 5,5 milhões. Ela não é só de captação de água, mas de implantação de rede de abastecimento que contempla mais de 600 famílias, em um momento que a Paraíba está ganhando um reforço muito grande com a chegada da água do Rio São Francisco que deverá, daqui a uns meses, chegar aqui. Então, agora vocês têm água para beber e para trazer desenvolvimento também”, pontuou o governador.

PBAgora

terça-feira, 14 de março de 2017

Ingá recebe primeiro projeto de energia solar na região


O coordenador regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emílio de Souza, fez explanação sobre o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica, instalado há pouco tempo no município de Ingá, resultado do acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e Banco do Nordeste, com execução da Emater.
O projeto foi instalado no Sítio Caldeirão, de propriedade do agricultor José Francisco, que trabalha com bovinocultura de leite e de corte, além da produção de silagem para alimentação do rebanho. Com um custo de R$ 21.340,80, o projeto foi implantado no sistema On Grid, ou seja, ligado diretamente na rede elétrica, com geração de 300kwh/mês, suficiente para atender as demandas da propriedade, como também gerar bônus para descontar em outras unidades de consumo de energia pertencentes ao beneficiário.
Na avaliação do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, a energia solar é uma alternativa para os agricultores familiares melhorarem a renda e a qualidade da produção. Ele informa que o agricultor interessado em participar do programa deve se dirigir ao escritório da Emater de seu município munido de documentos pessoais e do imóvel rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além da proposta de viabilidade técnica e econômica. Atendendo esses critérios, as agências do Banco do Nordeste em todo o Estado estão aptas a contratar o financiamento. “Dependendo da demanda das famílias agricultoras, o BNB poderá injetar 50 milhões no crescimento da agricultura familiar da Paraíba, num período de cinco anos” justificou.


segunda-feira, 13 de março de 2017

Pilar adere ao Pacto Social e pode receber laboratório de informática

O Município de Pilar aderiu ao Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba, atendendo o que institui o Pacto pelo Desenvolvimento Social. Serão disponibilizados recursos na ordem de R$ 73 milhões para as prefeituras.
A iniciativa do Governo do Estado tem por finalidade fazer com que os municípios adiram e atinjam as metas do IDEB do 5º ao 9º ano e aqueles que já atingiram, possam manter a taxa de crescimento, para que até 2021, três anos antes da previsão do MEC, a Paraíba possa atingir cem por cento de alfabetização na idade certa, até o terceiro ano do Ensino Fundamental.
Com o projeto, o município receberá kits escolares e laboratórios de informática com capacidade de atendimento simultâneo para 18 alunos individualmente ou 36 em duplas. Os laboratórios devem ser utilizados pelos alunos dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental.

domingo, 12 de março de 2017

Valdo dos Correios recebe título de Cidadão Itabaianense no final de maio

Um homem apaixonado pela terra de Sivuca, de quem é primo, da tradicional família Almeida. Esportista, começou seu caminho profissional em Itabaiana, aos dezoito anos, como carteiro dos Correios e Telégrafos. Foi figura de destaque no mundo social da cidade por mais de quatro décadas. Esse é Valdemir Almeida, o Enxuto, como é carinhosamente tratado pelos colegas.
Valdo será homenageado pela Câmara Municipal de Itabaiana no dia 26 de maio, data da independência do município, com o título de Cidadão de Itabaiana, ele que nasceu na capital da Paraíba, João Pessoa. “Para mim é mais que uma honra receber esse título. Eu amo essa cidade. E eu me preocupo com todos os seus problemas políticos, sociais e culturais, por isso sou membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com sede em Itabaiana, para ajudar a fortalecer nossa cultura regional”, disse Valdo.
Na oportunidade, a Câmara também entregará comenda ao cronista esportivo Ivan Bezerra, natural de Itabaiana, pela sua carreira de sucesso no rádio paraibano, que teve seu início em 1952. 

sexta-feira, 10 de março de 2017

 

Pacto pelo Desenvolvimento já tem adesão de 217 prefeitos

 

O SOMA tem como objetivo o fortalecimento da educação no processo de alfabetização dentro dos anos iniciais, do 1º ao 3º do Ensino Fundamental, com capacitação para os profissionais envolvidos, oferta de materiais didático-pedagógicos das disciplinas de português e matemática, cadernos do aluno e professor, vídeo aulas, além do acompanhamento pela Universidade Federal da Paraíba e Juiz de Fora (MG).

A iniciativa do Governo do Estado tem por finalidade fazer com que os municípios adiram e atinjam as metas do IDEB do 5º ao 9º ano e aqueles que já atingiram, possam manter a taxa de crescimento, para que até 2021, três anos antes da previsão do MEC, a Paraíba possa atingir cem por cento de alfabetização na idade certa, até o terceiro ano do Ensino Fundamental.

O Pacto pela Aprendizagem na Paraíba se constitui em uma ação estratégica do Governo do Estado para melhoria dos indicadores educacionais das redes públicas de ensino e estará disponibilizando quatro objetos aos prefeitos que aderiram ao programa: a distribuição de ônibus escolares, 50 com 59 lugares e 100 com capacidade para transportar 24 alunos, além da distribuição de 65 mil kits compostos por mesas e cadeiras escolares, destinados aos primeiros anos do Ensino Fundamental, beneficiando crianças na faixa etária de 6 a 8 anos.

O mobiliário será organizado em kits de 210 conjuntos cada, suficientes para 6 salas de aula, totalizando 309 kits para doação. A parceria entre Governo e municípios também prevê a entrega de 100 laboratórios de Informática, com capacidade de atendimento simultâneo para 18 alunos individualmente ou 36 em duplas. Os laboratórios devem ser utilizados pelos alunos dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental.

Ainda dentro dos critérios estabelecidos serão priorizados os municípios de menor população, de acordo com os dados fornecidos pelo IBGE, e também os municípios com menores indicadores educacionais (IDEB/2015) dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Os projetos dos municípios inscritos estão sendo analisados e homologados de acordo com os critérios estabelecidos no Pacto e o resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado.

Apenas os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Gado Bravo e São Domingos não manifestaram interesse em firmar parceria com o Governo do Estado.


Secom

quinta-feira, 9 de março de 2017

TCE intima prefeito de São Miguel de Taipu por empregar parentes em cargos comissionados

Na sessão desta terça-feira, 7, a 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba decidiu pela concessão de prazo, de 30 dias, ao prefeito de São Miguel de Taipu, Clodoaldo Beltrão Bezerra, para apresentação de documentos relativos a nomeações de servidores comissionados que, segundo denúncia constante do processo 13158/15, caracterizaria a prática de nepotismo.

Nepotismo direto é aquele em que a autoridade nomeia seu próprio parente. Nepotismo cruzado é aquele em que o agente público nomeia pessoa ligada a outro agente público, enquanto a segunda autoridade nomeia uma pessoa ligada por vínculos de parentescos ao primeiro agente, como troca de favores, também entendido como designações recíprocas.

Ministério Público sustenta que nomear pessoas com vínculo de parentesco para cargos de provimento em comissão, ainda que ausente relação de subordinação, nos termos da Súmula Vinculante 13 do STF, também caracteriza nepotismo.

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

quarta-feira, 8 de março de 2017

Conselho Tutelar de Itabaiana pede investigação sobre mortes de crianças na zona rural

Conselho Tutelar em visita às famílias de Cariatá, Itabaiana


O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente em Itabaiana convocou a Vigilância Sanitária e equipe da Secretaria de Saúde para fazer inspeção na área do sítio Cariatá, onde ocorreram mortes de crianças em situação anormal, já que foram registrados óbitos de um garoto de nove anos e uma menina de seis anos de idade em 19 e 25 de fevereiro, respectivamente, em circunstâncias consideradas até agora inexplicáveis.

Conforme as autoridades sanitárias, as vítimas passaram mal, vomitando e tremendo muito, com parada cardíaca respiratória. Outra criança passou mal na segunda-feira, 6 de março, com os mesmos sintomas. Foram colhidas amostras de águas e plantas e envidas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba. O resultado só sairá em trinta dias. Segundo a Secretaria de Saúde local, estão sendo realizados exames de sangue em todas as crianças da comunidade.

Reunião ampliada da Academia de Cordel ocorre neste sábado (11) em João Pessoa





Neste sábado, 11, no atelier do escultor Jurandir Maciel, no centro histórico de João Pessoa, às 10 horas, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba realiza reunião ampliada com o objetivo de debater a pauta da entidade prioritária para 2017, principalmente o lançamento de livros e entrega do Prêmio Leonilla Almeida em 25 de março.
O Presidente da Academia, poeta Sander Lee, convoca os membros residentes em João Pessoa e os demais que puderem estar presentes à reunião, a fim de debater assuntos como o projeto da formatação do livro sobre os patronos de cada poeta membro e a plenária em Maceió, Alagoas, onde ocorrerá o encontro de cordelistas daquele Estado com os poetas paraibanos.




  

terça-feira, 7 de março de 2017

Juripiranga quer elevar qualidade da educação com adesão ao Pacto pela Aprendizagem


O município de Juripiranga, no agreste da Paraíba, está registrando sua inscrição no Pacto Pelo Desenvolvimento Social e Pacto pela Aprendizagem, proposta do Governo estadual, visando o aprimoramento do sistema de gestão da educação. O projeto oferece ferramentas de avaliação e controle, preparando os municípios para a Prova Brasil que será realizada em outubro e é uma metodologia nacional de avaliação do rendimento escolar, complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Pacto pelo Desenvolvimento Social dispõe recursos para o município investir na área da educação, possibilitando a compra de ônibus escolares, computadores para as escolas e carteiras escolares. Em contrapartida, o município fica obrigado a melhorar seus indicadores sociais.
A parceria entre prefeituras e Estado contempla a distribuição de 50 ônibus escolares, com capacidade para 59 passageiros, e mais 100 ônibus de 24 lugares, que servirão de transporte para alunos matriculados nas redes municipal e estadual de Ensino.
Sala de Aula
Crianças na faixa etária de 6 a 8 anos serão beneficiadas com a doação de 65 mil conjuntos, organizados em Kits compostos por mesas e cadeiras escolares, anatomicamente concebidas para prevenir deformações físicas nos pequenos alunos, como também 99 laboratórios de Informática, com capacidade simultânea para atender 18 alunos individualmente ou 36 em duplas, sendo que, os laboratórios podem ser utilizados pelos alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.