quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Prêmio Leonilla Almeida presta homenagem póstuma a ex-vereadora



Márcia (esquerda) participando de projetos sociais


A Comissão do Prêmio Leonilla Almeida resolveu prestar homenagem póstuma à ex-vereadora Márcia Moura, que faleceu há alguns anos em Itabaiana, tendo cumprido parte do seu primeiro mandato como representante do povo, quando perdeu a vida em acidente rodoviário.

A propositura da Comissão já foi comunicada à família da ex-vereadora, na pessoa do seu irmão, Efigênio Moura. Os familiares receberão o Prêmio Leonilla Almeida “in memoriam” com a finalidade de reconhecer o valor moral e a capacidade de luta pelo bem comum da ex-vereadora, parlamentar que marcou a história da Câmara de Vereadores de Itabaiana pelas suas atitudes corajosas, tornando-a popular e respeitada junto ao povo do Município e entre seus pares, “sempre conduzindo sua vida com ética, honestidade, eficiência e consideração para com o próximo”, conforme consta em ata da Comissão do Prêmio.

O Prêmio Leonilla Almeida é concedido anualmente pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba para distinguir mulheres paraibanas que se destacaram pela coragem na luta por uma sociedade melhor, contra os preconceitos e as injustiças e pelo bem comum. Leonilla foi uma itabaianense que teve seu nome registrado na história das lutas populares no Brasil, quando fez frente à ditadura do Estado Novo. Seu perfil foi destacado no romance “Memórias do cárcere’, do escritor alagoano Graciliano Ramos. A entrega do Prêmio Leonilla Almeida está marcada para o dia 25 de maio próximo.   


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ITABAIANA


Sonia, Rosane Almeida, Júnior Pacheco e Preto (Foto: www.artenoticia.blogspot.com)


Vereadores de oposição querem acabar com nepotismo em órgãos públicos

Os vereadores Júnior Pacheco, Sonia, Rosane Almeida e Preto pretendem apresentar projeto de lei proibindo o exercício de cargos, empregos e funções por parentes, cônjuges e companheiros do Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e de servidores investidos em cargos de direção e assessoramento, no âmbito da Administração Pública Municipal dos Poderes Legislativo e Executivo.

De acordo com Júnior Pacheco, o projeto busca moralizar o serviço público. Segundo o vereador, a aprovação dessa matéria é importante, não somente porque esta prática é imoral, mas também porque é um anseio da população por se tratar de um movimento nacional de cidadania, a favor da transparência e da moralização dos serviços públicos. Ainda segundo Pacheco, “a comunidade quer se proteger de agentes sugadores de recursos públicos, que impedem a melhoria dos serviços, emperrando o avanço da administração pública em benefício do povo.” Ele considera que o projeto vem ao encontro da moralidade com a coisa pública.

A Paraíba é pioneira no combate ao nepotismo. Foi o ex-governador Cássio Cunha Lima que fez com que o Estado da Paraíba fosse a primeira Unidade da Federação a acabar com o nepotismo, entrando para historia do país. “Itabaiana vive novo ares de modernidade e é preciso acabar com essa prática”, acredita Júnior Pacheco.

APOIO AOS ARTISTAS LOCAIS

Outro projeto de forte impacto a ser defendido pelo grupo de oposição é o que obriga apresentação de artistas locais na abertura e encerramento de shows musicais em espaço público no Município. “Este será o primeiro projeto a ser apresentado na primeira sessão da Câmara, em 5 de fevereiro próximo”, anunciou Júnior Pacheco. O projeto foi amplamente discutido pelos interessados no Fórum Permanente de Artistas e Produtores Culturais de Itabaiana. “Esperamos receber o apoio de todos os nossos colegas vereadores para esta proposição, que é um legítimo anseio dos nossos artistas na garantia de oportunidade para quem faz música, pois temos muitos e bons artistas itabaianenses a merecer uma oportunidade”, esclareceu. A obrigatoriedade será apenas para espetáculos patrocinados pelo poder público. 

Outra ideia é a Câmara itinerante, onde serão realizadas sessões ordinárias do Legislativo nos bairros e na zona rural. Para o vereador Júnior Pacheco, é importante que os representantes do povo se desloquem principalmente para a zona rural, para colher as reclamações do povo e levar ao plenário, dando oportunidade para que as lideranças comunitárias possam se expressar diretamente aos vereadores. “As regiões de Cariatá, Mendonça dos Moreira, Manoel de Matos e tantas outras são esquecidas e precisam ser ouvidas diretamente pelos seus representantes, democratizando o debate sobre os problemas da comunidade”, finalizou Júnior Pacheco.


Secretário de Turismo de Ingá desponta como destaque na nova administração da cidade



Equipe de TV entrevista o Secretário Vavá da Luz


O Secretário de Turismo de Ingá, Walter Góis, conhecido como Vavá da Luz, é a grata surpresa na administração do prefeito Manoel da Lenha. Em menos de um mês, sua Secretaria já desenvolveu diversas ações na área de turismo e cultura, especialmente no que concerne à divulgação das atrações turísticas da terra da Itacoatira. Vavá colocou em pauta e em prática o fortalecimento do turismo e da cultura na cidade, para dar visibilidade à importância turística de Ingá e, concomitantemente, combater as desigualdades sociais, gerando renda para o município. Vavá acredita que o turismo bem explorado confere identidade própria à cidade, sendo necessária uma campanha ampla e estratégica para alavancar o turismo local.

Nos poucos dias de atuação, a Secretaria de Turismo de Ingá já lançou e divulgou diversos projetos pela Radio Tabajara, recebendo total apoio da Presidente da PBtur, Ruth Avelino, onde o site da Secretaria de Comunicação do Governo registrou as ações, que também foram alvo de uma matéria de página inteira no Correio da Paraíba, despertando a atenção da TV Correio cuja equipe foi até às Itacoatiaras  neste domingo, 27, para entrevistar o Secretário Vavá da Luz e conhecer os planos e desafios da nova gestão ingaense na área do turismo. “Estamos aguardando para o próximo dia 31 a chegada de vinte arqueólogos e paleontólogos que aqui se instalarão para iniciar um estudo minucioso sobre as Itacoatiras, com o apoio da Secretaria de Turismo do Município, onde pretendemos reabilitar um projeto que já existe e foi abandonado pelas gestões passadas”, informou Vavá.

O prefeito Manoel da Lenha prioriza as pastas cujas atividades contribuem diretamente com a economia de Ingá, entre elas o turismo. “Queremos a interação com outros municípios próximos, como Mogeiro, Itatuba e Itabaiana, porque a promoção do destino Ingá no contexto do turismo cultural e ecológico beneficiará as cidades do contorno. Já iniciei conversações com Antonio Carlos, prefeito de Itabaiana, para futuras parcerias, incluindo o projeto do trem turístico ligando as duas cidades” disse Vavá da Luz. “Precisamos trabalhar uma agenda comum de eventos com as cidades da região, com a intenção de manter a programação da cidade sempre ativa no intuito de oferecer lazer e entretenimento para a população local e aumentar o tempo de permanência dos turistas no destino”, acrescentou.
Para atender com eficácia as necessidades dos visitantes, a Secretaria de Turismo de Ingá está propondo capacitar as pessoas envolvidas, reformar e investir na manutenção dos equipamentos turísticos. A revitalização do sítio das Itacoatiaras já teve início, com obras de acessibilidade.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Deputado Luiz Couto convida vereador de Pilar para assumir direção do PT no Estado


Murilo Barbosa

O vereador Murilo Barbosa (PT), de Pilar, declarou que foi sondado pelo deputado Luiz Couto para assumir a direção estadual do Partido dos Trabalhadores. “Não decidi ainda, estou amadurecendo a ideia”, disse ele. Recentemente eleito vereador, com 357 votos (4,74% dos votos válidos), Murilo goza de grande prestigio nos meios políticos pilarenses, assumindo a presidência da Mesa da Câmara Municipal. 

Murilo é pernambucano de Carpina, 41 anos, professor do ensino médio. Ele atribui a vitória do também petista Luciano Cartaxo em João Pessoa ao ministro Aguinaldo Ribeiro, filho da prefeita Virgínia Veloso, do seu município. “Foi o principal articulador da campanha de Luciano e colaborou muito para a conquista da prefeitura da capital por esse que é um valoroso companheiro e com quem tenho uma relação de amizade. Certamente buscarei parcerias com Luciano pra troca de ideias e projetos em prol de Pilar”, disse Murilo. 

Com relação à Câmara Municipal, o vereador Murilo considera que o nível da bancada atual é bom. “O povo soube escolher, optou pela renovação”, avalia ele. Como principais problemas que irá enfrentar à frente da Mesa Diretora, considera que é a questão financeira. 

“Imediatamente tive que cortar na própria carne, diminuindo a folha de pessoal, reduzindo de 10 para 4 funcionários do Legislativo, pois é preciso equilibrar as finanças e planejar para melhor administrar o setor”, explicou Murilo. Ele confessou que administrará a Câmara com transparência, para que a população tome conhecimento do que entra e do que sai dos cofres do Legislativo. “Todo dia dez de cada mês farei a prestação pública das contas da Câmara”, garantiu Murilo, adiantando que gosta de desafios e estará aberto às críticas e sugestões da população.

Ele acredita que a prefeita reeleita, Virgínia Veloso, tem muita garra e determinação para enfrentar os problemas administrativos e tocar projetos estruturantes. “Acho até que os seus secretários não acompanham esse ritmo da prefeita, que é muito dinâmica”, opinou. Para o vereador Murilo Barbosa, o segundo mandato de Virgínia será focado em dois objetivos principais: organizar o cronograma de pagamento do funcionalismo, pagando em dia, e a execução das obras estruturantes e indispensáveis “para o salto que Pilar certamente dará rumo ao desenvolvimento”, finalizou.

(Reportagem de Evanio Teixeira)