PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ponto de Cultura oferece oficina gratuita de teatro em Itabaiana


O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar já está inscrevendo interessados em participar da oficina de teatro que será realizada a partir da segunda quinzena de julho. O curso será ministrado pelo teatrólogo Luiz Carlos Cândido (foto), da Fundação Espaço Cultural (Funesc).

Durante o curso, o aluno terá preparação para trabalhar como ator, recebendo aulas de desinibição, jogos teatrais para integração com o grupo, construção de personagens, improvisação, interpretação de cenas com texto memorizado, e outras técnicas de interpretação teatral, além de noções de maquiagem, figurino e iluminação. As aulas também envolvem a investigação do espaço cênico, a pesquisa do movimento corporal nesse espaço, a expressão vocal e rítmica do aluno-ator, que também participará da investigação dos elementos que compõem o cenário, o figurino, a iluminação e a sonoplastia pertinentes à produção teatral, segundo informa o ator Giuseppe Marcello, coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Para se inscrever, envie mensagem para o e-mail: pccn.itabaiana@gmail.com

Solicite sua ficha de inscrição. 

domingo, 29 de junho de 2014

MOGEIRO

Governador exonera filho da ex-prefeita Didi Silveira

O governador Ricardo Coutinho exonerou Walfrido de Melo Silveira Neto do cargo de Consultor Técnico do Governo, conforme Portaria publicada no Diário Oficial, edição deste sábado, 28. Walfrido é filho da ex-prefeita de Mogeiro, Didi Silveira, aliada histórica do vice-governador Romulo Gouveia, que rompeu com o esquema político do Governo.

Segundo o blogueiro Vavá da Luz, de Ingá, o “assessor” Walfrido Silveira era mais um “aspone” na longa lista dos cabos eleitorais de Romulo Gouveia. “Aspone”, na linguagem política, é o apadrinhado que ocupa cargo público sem efetivamente exercer suas funções. “Agora, ou Didi sobe na canoa do seu inimigo político, o prefeito Antonio Ferreira de Mogeiro, ou vai ver as águas passarem aos seus pés”, ironizou Vavá em seu blog.

Quase 40 auxiliares do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) foram exonerados do governo do estado. A demissão, quase que imediata, dos servidores ocorre menos de 24 horas depois do anúncio do rompimento entre Rômulo e o governador Ricardo Coutinho (PSB). Extraoficialmente, assessores do governo estadual informam que as próximas edições do Diário Oficial trarão outras demissões de aliados de Rômulo.

sábado, 28 de junho de 2014

Pilar adere ao Programa Mais Educação e diversifica atividades educacionais



A Secretaria de Educação de Pilar acaba de aderir ao Programa Mais Educação, ao realizar o cadastro no sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola – Interativo (PDDE/Interativo). O sistema de ensino local já está providenciando a logística e os recursos humanos para o projeto. Já na próxima terça-feira, 01 de julho, haverá reunião com os monitores e educadores contratados.

Gestores municipais interessados em aderir ao Programa Mais Educação devem se cadastrar até o dia 30 de junho, próxima segunda-feira. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores a não perderem este prazo.

Municípios com escolas públicas passíveis de atendimento pelo programa deverão se cadastrar por meio dos secretários de Educação. Eles são responsáveis pelo cadastro das escolas no PDDE/Interativo. Ao solicitarem a adesão ao programa, os secretários podem garantir o aporte de recursos federais para oferta da educação integral, destaca a CNM.
 
O Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/FNDE), e visa ampliar o tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escolas públicas, por meio da diversificação das atividades educacionais.


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Polícia prende falsos médicos no hospital de Pilar

Dois mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã de hoje durante a "Operação Falsários", realizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Polícia Civil, nos municípios de João Pessoa e Pilar. Foram presos Adailton Alves de Medeiros e  Aderilton Alves de Medeiros, pai e filho, acusados de participação em um esquema fraudulento de exercício ilegal da medicina.

Segundo as investigações do MPPB e da Polícia Civil, o médico Adailton Alves de Medeiros mantém dois contratos com a prefeitura de Pilar, um para prestar serviço em unidade de saúde da família e outro como plantonista no Hospital Maria do Carmo Carneiro Borges, porém é o filho dele, Aderilton Alves de Medeiros, quem efetivamente presta os serviços contratados.

A investigação, que durou quatro meses, foi iniciada com uma denúncia anônima feita por meio do disque-denúncia da Polícia Civil e constatou que Aderilton Alves se formou em medicina na Universidad Tecnica Privada Cosmos, na Bolívia, mas não conseguiu revalidar o diploma no Brasil, tendo tirado nota zero no exame de revalidação. Como não teve o diploma revalidado por universidade brasileira, Aderilton Alves de Medeiros não possui registro no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e utiliza a identidade do pai, com a anuência dele, assinando prescrições de medicamentos, requisições de exames e prontuários. Em Pilar, Aderilton identifica-se como Adailton, utilizando inclusive o carimbo do pai, que contém o número do registro no CRM-PB.

Segundo o promotor de Justiça substituto de Pilar, Romualdo Tadeu Araújo, Aderilton Alves e Adailton Alves são acusados dos crimes de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e falsa identidade. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos apartamentos dos dois presos e no hospital de Pilar. O objetivo da operação é coletar provas e aprofundar a investigação para apurar possível participação de terceiros no esquema fraudulento, fato que caracterizaria o crime de associação criminosa.

A operação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba. Após serem ouvidos, os dois homens presos serão encaminhados ao 5º Batalhão da Polícia Militar, em João Pessoa.

Polícia na Hospital de Pilar


 ParlamentoPB

Moradores de Itabaiana reclamam da proliferação de muriçocas

Moradores de Itabaiana estão incomodados com a quantidade de muriçocas que invade as residências. Com as últimas chuvas caídas na região, “não é mais possível dormir bem após a chegada da noite”, disse um morador. A população acredita que a infestação de mosquitos se deve à falta de saneamento básico na cidade. “Aqui em casa tem tanta muriçoca, que quando a gente mata uma vem "um milhão de amigos" para o funeral... Tou pensando seriamente em abrir uma Rosa Master para elas”, ironizou a jornalista Socorro Almeida, moradora em um conjunto residencial recém construído, mas sem infraestrutura básica.
Segundo outros moradores, as muriçocas “não respeitam ar condicionado nem ventilador”. Com a proliferação das muriçocas, aumentam os problemas de saúde pública. Mais conhecido pelo nome popular de muriçoca ou pernilongo, o Culex quinquefasciatus deixou de ser apenas um incômodo social para se tornar um problema de Saúde Pública, inclusive com a contaminação pelo mosquito da dengue. A proliferação é mais frequente nos meses quentes e chuvosos, pois a água que se acumula no solo amplia seus criadouros, mas pode ser encontrado durante todo o ano. Em época de grande infestação causa desconforto, intranquilidade, insônia pelo som emitido, reações alérgicas pela picada, além de ser o principal transmissor da filariose no Brasil.
Para se proteger dos pernilongos, as famílias usam inseticida. No entanto, a exposição a componentes que fazem parte da fórmula destes venenos têm sido apontados por diversos estudos como a causa de problemas de saúde em crianças e adultos, dentre eles câncer.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Itabaiana realiza festas juninas


A exemplo do que ocorreu no Santo Antônio, a Prefeitura de Itabaiana realizou o "São João para todos” no centro da cidade, no pátio da igreja matriz, com as seguintes atrações: Forró de Saia, Duquinha, Banda Roupa de Marca, Forró Dois Corações, Adriano José e Banda e Thiago Viana.
Já para a festa de São Pedro estão programadas as bandas, Gata Bronzeada, Banda Avelox, Aracílio Araújo e Banda, Forró Farra da Elite, Forró Bombar e Os Patrões, sempre começando a partir da 20h00.

Carlão (ASCOM)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ingá oferece forró tradicional nas Itacoatiaras


Os forrozeiros de Ingá e região aproveitaram o dia de sol deste domingo (22) para frequentar a Pedra Lavrada em busca de diversão e muito forró e acertaram na escolha. À sombra das árvores que circundam as Itacoatiaras, ingaenses e turistas tiveram as opções de um cerveja gelada, um churrasquinho e o melhor de todos, o autêntico forró pé de serra.
No pátio da pedra, o Trio Itacoatiara animou a galera. O Secretário de Turismo, Vavá da Luz entrou no clima e mostrou porque é considerado um verdadeiro pé de valsa.
Já no novo restaurante Panela de Pedra, a excelente banda de forró Raízes Nordestinas tocava o fino do forró para deleite dos clientes.
Turistas passaram o dia fazendo fotos na bela cachoeira e nas Itacoatiaras, bem como faziam questão de fotografar junto aos trios de forró.

A festa continuou nesta segunda e terça-feira, atraindo grande número de visitantes.

Do blog do Vavá da Luz


terça-feira, 24 de junho de 2014

Vereador pretende criar Frente Parlamentar de Apoio à Cultura em Itabaiana


O vereador Semeão Rodrigues (foto) comunicou que vai apresentar projeto de resolução criando a Frente Parlamentar de Apoio à Cultura em Itabaiana, atendendo a solicitação de artistas que fazem parte de entidades ligadas ao setor no Município.
O parlamentar enfatizou que a Frente será um espaço de interlocução entre parlamentares e a sociedade civil, visando promover a discussão e o aprimoramento da legislação e das políticas públicas municipais voltadas para o setor de cultura.

O vereador também destacou sua atuação no setor de cultura, quando apresentou recentemente um projeto de lei que beneficia os artistas locais, aprovado pela Câmara. Ele disse que conta com os colegas legisladores para compor esta Frente, pela importância das políticas públicas para o Município. “Tenho certeza de que a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura serão fortes componentes dessa Frente de apoio, para promoção de audiências públicas e estudos sobre nossa cultura”, afirmou o vereador Semeão Rodrigues.



segunda-feira, 23 de junho de 2014

Projeto Paraíba Cine Senhor entrega certificados em Itabaiana


Neste sábado, 21, o cineasta Orlando Júnior fez entrega dos certificados de participação nas oficinas do Projeto Paraíba Cine Senhor, realizado em 2013 em Itabaiana. O evento aconteceu no Semop, quando foram exibidos documentários produzidos pelos alunos dos cursos.


O Paraíba Cine Senhor existe desde 2007. Já capacitou mais de 400 pessoas a trabalhar com o audiovisual. O que o diferencia de outros projetos é a busca pela identidade das cidades que percorre. Ano passado, esteve na cidade de Itabaiana oferecendo oficinas de produção cinematográfica. Na ocasião, os participantes foram estimulados a realizarem seus próprios documentários.

sábado, 21 de junho de 2014

Contador de Itabaiana recebe título de cidadão salgadense

O técnico em contabilidade José Pereira do Nascimento (foto), o Duda Contador, recebeu o título de Cidadão Salgadense da Câmara Municipal de Salgado de São Félix, nesta sexta-feira, 20. A solenidade foi presidida pelo vereador Mário Romero, com presença do prefeito Adaurio Almeida e outras autoridades locais.

No seu discurso, Duda lembrou que tem se dedicado a servir à população de Salgado de São Félix desde 1983, onde foi regente de banda marcial, professor e delegado de polícia. Como maçom da Loja Duque de Caxias, Duda contou com grande número de irmãos que foram prestigiar a homenagem, entre eles Fernando Amorim, Adjamilton, Fernando Tavares, Luiz Antonio e José Marinho. Duda relembrou ainda seus vínculos sociais e esportivos com Salgado de São Félix, onde foi atleta do Fluminense local.

Na mesma sessão especial, também foi homenageado o deputado João Gonçalves e o Secretário de Educação do Município, Adjailson.



Escritor recebe título de Cidadão Itabaianense e lança novo livro



Dr. Romualdo recebe diploma de Cidadão Itabaianense do vereador Ubiratan Correia



O escritor Dr. Romualdo Palhano recebeu o título de Cidadão Itabaianense, em evento promovido pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, realizado no salão da Loja Maçônica Duque de Caxias, em Itabaiana, nesta noite de sexta-feira, 20.

Na oportunidade, Romualdo lançou seu livro “Itabayanna – entre fatos e fotos”. Também foi lançado o livro "Artistas de Itabaiana", de Fábio Mozart, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos e o DVD "Boi de menino", do projeto Cavalo Marinho do Mestre Ciço.

Estiveram presentes à festa cultural, entre outros, o ex-vereador Edilson Andrade, o poeta Jessier Quirino, o escritor Damião Ramos Cavalcanti, o cronista Gonzaga Rodrigues, a nova Presidente da Associação Memória Viva, Margaret Bandeira, vereadores Júnior Pacheco, Rosane Almeida, Ubiratan e Semeão Rodrigues, Secretário de Cultura Luciano Marinho, Valdo Enxuto, os vereadores Rosane Almeida, Júnior Pacheco, Semeão Rodrigues e Ubiratan, os maestros Luiz Carlos Otávio e Josino Mendes, os atores Luiz Carlos Cândido, representando a Fundação Espaço Cultural, e Fred Borges, o compositor Sostemar Matias, o delegado da PF alagoana, itabaianense  Joacir Avelino, o poeta Agenor Otávio e seu irmão Orlando Otávio, além de Adeildo Vieira, comemorando 30 anos de carreira.


Professor Damião Ramos Cavalcanti, Presidente da Academia Paraibana de Letras, fala sobre a importância da preservação da memória cultural

Adeildo Vieira cantou algumas canções autorais


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Entidade cultural elege nova diretoria em Itabaiana


Memória Viva tem nova diretoria


A Associação Memória Viva, de Itabaiana, elegeu e empossou uma nova diretoria na noite desta quinta-feira (19), em assembléia realizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura. A eleição foi por aclamação em chapa única, tendo como Presidente a psicóloga Margaret Bandeira, vice-presidente Luciano Marinho, Secretária Telma Lopes, tesoureiro Genilson Medeiros e o professor Francisco Amâncio como diretor de patrimônio. O estudante Artur Anderson consta na diretoria eleita como Relações Públicas, além de Rose Luna, Renato Almeida e Geraldo Aguiar como membros do Conselho Fiscal. 

No discurso de posse, a nova Presidente, Margareth Bandeira, disse que o objetivo em seu mandato, além de continuar o trabalho cultural de preservação da cultura e da memória da cidade, e de organização de eventos culturais, é conseguir um prédio para o funcionamento  da entidade. A Memória Viva é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, tendo como objetivos, entre outros: promover a identidade cultural do município, valorizando seus bens materiais e imateriais; produzir ações de resgate da memória histórica passada e preservação da história contemporânea; implementar programas que possibilitem o pleno exercício da cidadania política, econômica e cultural para o desenvolvimento da qualidade de vida da população.

Com informações de Artur Anderson

ITABAIANA

Presidente da Academia Paraibana de Letras confirma presença em evento literário do Ponto de Cultura

O poeta Damião Ramos Cavalcanti, Presidente da Academia Paraibana de Letras, confirmou sua presença no lançamento dos livros “Artistas de Itabaiana”, de Fábio Mozart, e “Itabayanna – entre fatos e fotos”, de Romualdo Palhano, amanhã, 20 de junho, às 20 horas, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana. Damião é um dos 90 personagens enfocados pela mais nova publicação do jornalista Fábio Mozart.
Damião Ramos é pilarense, mas viveu sua adolescência em Itabaiana, filho do comerciante Inácio Ramos Cavalcanti. Damião foi indicado recentemente para o cargo de Presidente da Fundação José Américo.

O evento terá ainda lançamento do vídeo “Boi de menino”, produzido pelo Núcleo de Audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, como produto do projeto “Cavalo Marinho do mestre Ciço”, proposto por Jandira Lucena, patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC, da Secretaria Estadual de Cultura. A coordenação do Ponto informou que também é esperado o poeta Lau Siqueira, Presidente da Fundação Espaço Cultural, representando o Governo do Estado.

A noite cultural se encerrará com apresentação do compositor e cantor itabaianense Adeildo Vieira, que celebra 30 anos de carreira artística. Ele também tem biografia inserida no livro “Artistas de Itabaiana”. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar também comemora dez anos de atividades em Itabaiana. Na ocasião, o doutor Romualdo Palhano receberá título de Cidadão Itabaianense e a Comenda Sivuca, outorgada pela Câmara de Vereadores.


Muitos itabaianenses radicados em outras cidades já confirmaram presença na atividade envolvendo literatura, música e audiovisual desta sexta-feira, entre eles o poeta Sander Lee e o desportista e carnavalesco Valdo do Correio, o “Valdo Enxuto”. O poeta e cantor Orlando Otávio, com o maestro Luiz Carlos Otávio, também estão na programação da noite. A entrada é franca. 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Governador visita Salgado de São Félix e entrega escrituras a agricultores


O Governador Ricardo Coutinho e o Prefeito Adaurio Almeida fizeram entrega das escrituras regularizadas aos agricultores de Alagamar, na manhã desta terça-feira (17), beneficiando 350 famílias.

O Grande Alagamar é considerado o primeiro assentamento de reforma agrária do Brasil, quando foi reconhecido em 1980 pelo então presidente João Figueiredo, que chegou a visitar o local após anos de luta entre fazendeiros e posseiros pelo direito à terra. O Governo do Estado entregou a regularização fundiária das terras de Alagamar com a concessão da escritura individual de cada família. 

O governador Ricardo Coutinho lembrou a luta dos agricultores e do então arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires, pelo direito à terra e as conquistas de hoje com a construção do galpão de comercialização, a doação do trator e ônibus e o trabalho de regularização fundiária de cada propriedade, após mais de 30 anos. Comentou o governador. 

"É um dos símbolos da luta camponesa nesse estado. vamos beneficiar essas famílias dando a elas, individualmente, o título de posse para que possam ter aquilo que já lhes pertence, que é a propriedade", ressaltou o governador Ricardo Coutinho.

Para o prefeito Adaurio Almeida, essa medida permite que os agricultores tenham direito ao registro no Incra de suas terras,fazendo com que essas famílias tenham segurança na propriedade em que moram. "Esta é a realização do sonho dos agricultores de Alagamar, é o reconhecimento da luta do povo", reforçou.

 
Assessoria de Comunicações.


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Autores de Itabaiana lançam livros no Festival de Artes de Areia

Fábio Mozart e Orlando Otávio

Os escritores itabaianenses Orlando Otávio e Fábio Mozart lançarão publicações no XV Festival de Artes de Areia,n o dia 15 de julho, a partir das 8h30, na sede da Câmara Municipal, na Feira de Livros, coordenada pela Academia de Letras de Areia, com a participação das editoras da Universidade Estadual da Paraíba, A União Superintendência de Imprensa e Editora, Ideia, Sebo Cultural e Catalivro, e Livraria do Luiz. Durante esse momento, os autores paraibanos apresentarão seus livros e comercializarão as publicações.


Orlando Otávio apresentará sua última obra, “Do mar arriba – as maravilhas da Paraíba”, e Fábio Mozart lançará “Artistas de Itabaiana”, seu recente trabalho.

O XV Festival de Artes de Areia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e acontece entre 14 e 20 de julho. Além dos artistas convidados, a programação desta edição contará com as 70 propostas selecionadas através de edital, distribuídas entre as linguagens de artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro, que serão divulgadas até a próxima quinta-feira (19).

Delegado de Polícia recebe título de Cidadão Pilarense

Vereador Janilson ao lado de Luciano Carvalho

O Delegado Regional de Polícia Civil de Guarabira, Luciano Carvalho Soares, recebeu o título de Cidadão Pilarense na Câmara Municipal, em solenidade realizada na sexta-feira, 13. A proposição foi do vereador Janilson Araújo, que destacou o trabalho desempenhado pelo Delegado quando exerceu o cargo na cidade, “motivo de reconhecimento da sociedade pilarense”, justificou o parlamentar. Na mesma sessão especial, foi também homenageado o Oficial de Justiça Pedrosa, do Fórum local, proposição do vereador Rodolfo.

Estiveram presentes à sessão especial o Promotor Público Aldenor Medeiros, o Dr. Walter Brandão, Azenildo Ramos, ex-prefeito de São José dos Ramos e outras personalidades da região.

Luciano Carvalho é Delegado Regional em Guarabira, tendo exercido o cargo de Delegado de Polícia em Pilar e São Miguel de Taipu. Para ele, a homenagem deve ser estendida a todos os colaboradores da Polícia Civil que trabalharam com ele, “pois se recebemos essa homenagem é em razão do empenho de todos, incluindo pessoas da sociedade pilarense”, destacou o delegado Carvalho.




domingo, 15 de junho de 2014

ITABAIANA

Governador nomeia nova gerente da 12ª Regional, ligada à vereadora Rosane Almeida

 



O Diário Oficial desta sexta-feira, 13, publicou Portaria assinada pelo Governador Ricardo Coutinho, nomeando a professora Maria de Fátima Silva para o cargo de Gerente Regional de Educação da 12ª Região de Ensino, sediada em Itabaiana. Ela assume o cargo anteriormente ocupado por Andreia Sobreira Teixeira Gonçalves, que pediu exoneração.
A nova gerente regional de ensino chega com a experiência de gerenciamento de escola, como administradora escolar do Colégio Dr. Antonio Batista Santiago. Rosinha, como é mais conhecida, é graduada em Pedagogia e Letras e faz parte do círculo de amizade e confiança da vereadora Rosane Almeida, aliada do Governador Ricardo Coutinho, que mostrou prestígio ao emplacar pessoa de seu esquema no importante cargo. “Fico feliz por esta ótima escolha, não só por ela ser itabaianense, mas por preencher todos os requisitos de uma boa educadora. Parabenizo também nossa amiga Ivonete Aguiar, que foi nomeada para o setor pedagógico”, disse Rosane Almeida, que também trabalha no magistério.
A gerência regional de educação é o órgão que faz a ponte entre as escolas e as determinações da Secretaria Estadual de Educação, coordenando e supervisionando as atividades realizadas nas escolas estaduais. Tem ainda como atribuição prestar assistência e fiscalizar as condições de funcionamento das escolas, assegurando que os serviços ligados ao setor estão funcionando.


sábado, 14 de junho de 2014

Adeildo Vieira homenageia Ponto de Cultura com show na próxima sexta-feira



 O cantor e compositor itabaiansense Adeildo Vieira, radicado em João Pessoa, confirmou presença no lançamento dos livros “Artistas de Itabaiana” e “Itabayanna – entre fatos e fotos”, de Fábio Mozart e Romualdo Palhano, respectivamente, na próxima sexta-feira, 20, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que também comemora dez anos de atividades.

Na oportunidade, também será lançado o DVD do Projeto Cavalo Marinho do Mestre Ciço, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos da Secretaria Estadual de Cultura.  O escritor Romualdo Palhano, atualmente radicado em Macapá, receberá título de Cidadão Itabaianense e a Comenda Sivuca, da Câmara Municipal. 

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar é um dos mais atuantes do Estado e tem a missão de articular e impulsionar as ações culturais que já existem na cidade, com cursos de música, teatro, cerâmica, cinema e artes plásticas. No Ponto funcionam uma biblioteca e um teatro de bolso.  O coordenador geral da entidade, Fábio Mozart, anunciou que está em curso entendimento com a Associação Nacional para Inclusão Digital, para instalação de internet livre na área externa do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, para democratizar o acesso às tecnologias da informação. 

Adeildo Vieira disse que será um grande prazer participar da festa do Ponto de Cultura em sua terra natal, ele que também comemora 30 anos de carreira. Ele já ministrou curso em janeiro de 2013 no Projeto Paraíba Cine Senhor em Itabaiana, em parceria com o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, e participou de diversos eventos promovidos pela entidade.  “É um parceiro constante do nosso projeto de arte e cultura”, disse Mozart.  “Se tem uma coisa que eu gosto é de tocar em ambientes onde se respiram ares de saúde de idéias e ideais”, declarou Adeildo Vieira, ao anunciar seu show acústico desta sexta-feira, a partir das 20 horas. A entrada é franca. O Ponto tem sede na Rua Coronel Firmino Rodrigues, 107, em Itabaiana, ao lado da Loja Maçônica Duque de Caxias.