PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Filme de Jacinto Moreno vence festival de curtas em Boa Vista


O filme “Cova da ira”, de Jacinto Moreno (foto), ganhou o Festival de Curtas de Boa Vista, na Paraíba. A premiação foi decidida por unanimidade pelos jurados do festival, ganhando ainda o direito de concorrer em evento de cinema em Portugal. “Agradeço à equipe de técnicos e atores que participaram do filme, o qual é uma versão curta do meu longa metragem “Aparição”, afirmou Jacinto.

O Festival de curtas de Boa Vista é uma extensão brasileira do FARCUME, Festival de Cinema de Faro, em Portugal. Para este ano, a organização já recebeu mais de 120 trabalhos oriundos dos quatro cantos do mundo, consolidando o caráter internacional deste festival. A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, já realizou três edições do festival em parceria com cidades brasileiras.

Jacinto Moreno é diretor e roteirista de vários curtas em vídeo, além de ator e encenador. "Ficamos alegres com a seleção do nosso trabalho, sendo esta uma demonstração de que nosso esforço foi reconhecido e que o trabalho tem qualidade”, afirmou Moreno. Ele participa do Núcleo de Audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana.



terça-feira, 29 de abril de 2014

Itabaiana recebe audiência do Orçamento Democrático

Governador discursa em uma plenária do OD

Será nesta sexta-feira, (2), a plenária do Programa Orçamento Democrático em Itabaiana, com audiência regional envolvendo os municípios do vale do Paraíba.

Nas audiências, com a presença do governador Ricardo Coutinho, dos secretários de Estado e demais agentes públicos, o Governo do Estado reúne a população e ouve suas demandas. Representantes das cidades se inscrevem para dialogar diretamente com o Governo, além de indicar três prioridades de investimento na sua região e apontar uma obra ou serviço que gostaria que fosse concretizada.
As prioridades e as obras ou serviços apontados pela população subsidiarão os gestores na definição das peças orçamentárias de 2015. O ODE é coordenado pela Subsecretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual que, por sua vez, está vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag).
As cidades que compõe a 12ª região: Gurinhém, Caldas Brandão, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda.



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Itabaiana sediou Seminário sobre educação de surdos

Diversos municípios estiveram representados no Seminário

No dia 25 de abril, ocorreu o I Seminário Regional de Educação e Inclusão da Pessoa Surda em Itabaiana, coordenado pelo professor Gleydson Luiz. O evento reuniu representantes de João Pessoa, Guarabira, Mari, Ingá, Salgado de São Félix, Juripiranga, Pombal, Pedras de Fogo e Gurinhém na Paraíba, além de palestrantes de Fortaleza, Ceará, e Timbaúba, Nazaré da Mata e Camutanga, em Pernambuco.

“Este foi o maior Seminário Regional de Educação e Inclusão da Pessoa Surda, onde tivemos um grande debate educacional, que envolveu cultura, conhecimento, respeito e valorização”, disse Gleydson, ao agradecer aos que vieram com suas caravanas e aos grupos culturais que se apresentaram no evento.
O objetivo do Seminário, segundo a coordenação, foi proporcionar um espaço de discussão entre professores da Educação Básica sobre os processos inclusivos, com ênfase na inclusão dos surdos, para fortalecer ações e práticas pedagógicas. “As instituições educacionais precisam construir formas para garantir o acesso e a permanência de todos e o Seminário é uma possibilidade para ampliarmos nossas perspectivas, conhecendo realidades e formas inclusivas vivenciadas em outros espaços educativos”, afirma Gleydson.



ITABAIANA

Prefeito do PMDB recepciona Cássio e convoca funcionários para receber senador



O prefeito Antonio Carlos Melo Júnior, do PMDB de Itabaiana, recepcionou o Senador Cássio Cunha Lima por ocasião da entrega de título de Cidadão Itabaianense ao político de Campina Grande, pré-candidato do PSDB ao governo do Estado. A solenidade aconteceu na Câmara local neste sábado, dia 26, com presença de grande público e lideranças políticas regionais. Assessores, funcionários e secretários municipais estiveram presentes, dando clara indicação de que o prefeito Antonio Carlos apoiará a candidatura do tucano, em detrimento do candidato do seu partido, Veneziano Vital do Rego. 

O evento foi prestigiado ainda por Sinval Neto, do PSD, virtual candidato à sucessão do próprio Antonio Carlos em 2016 e filho da ex-prefeita Dida Moreira. Para o próprio senador Cássio, entretanto, adesão de prefeito não ganha eleição. “Se ganhasse, Ronaldo (seu pai) tinha perdido para Braga. Ronaldo tinha meia dúzia de prefeitos quando foi candidato e ganhou…”

No mesmo dia, os tucanos das cidades que compõem o Vale do Paraíba aprovaram por unanimidade a tese da candidatura própria do partido nas eleições 2014 para o Governo do Estado. A consulta dos tucanos aconteceu na sede da AABB de Itabaiana. Com esse encontro, mais de 50% dos municípios paraibanos já foram ouvidos pela Executiva Estadual do PSDB-PB.



domingo, 27 de abril de 2014

EXCLUSIVO

Hospital Regional de Itabaiana ganha ambulância nova para atendimento


Itabaiana receberá ambulância igual a esta
O Hospital Regional Sebastião Rodrigues de Melo, em Itabaiana, receberá na próxima semana uma ambulância básica doada pelo Governo do Estado para transportar pacientes. Segundo fontes da Secretaria Estadual de Saúde, além da segurança, a nova ambulância trará mais rapidez e qualidade no atendimento, o que pode fazer a diferença em alguns casos. “A demanda por transferência ou necessidade de realização de algum exame em outros hospitais é constante. Isso mostra a importância de termos uma ambulância em boas condições para agilizar e dar qualidade ao atendimento médico”, disse uma fonte do Hospital. 
A cidade, com mais de 25 mil habitantes, recebe pacientes de toda região do vale do Paraíba, mas só dispõe de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e outra de propriedade do vereador Welingson Chaves, que é motorista da Prefeitura.
O Secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza, informou que a ambulância é uma das mais modernas do mercado, com valor estimado em mais de 125 mil reais (Cento e vinte e cinco mil reais), dispondo de vários equipamentos de última geração para o uso dos profissionais de saúde que desempenham suas funções de transferências e suporte aos pacientes do SUS. A ambulância, irá beneficiar em torno de 100 mil habitantes, atendendo os municípios do vale do Paraíba. 

sábado, 26 de abril de 2014

Publicitário programa competição ciclística em Itabaiana


Rinaldo Pessoa em um pedal na Alemanha, às margens do rio Reno


O publicitário itabaianense Rinaldo Pessoa anunciou que pretende organizar uma competição de Mountain Bike na cidade de Itabaiana, para atrair turistas adeptos dessa modalidade ciclística e incentivar os locais na prática do ciclismo. “Isso faz muito bem ao corpo e à mente, levando o ser humano a produzir mais e viver melhor”, disse ele, para quem o Brasil precisa acordar para a questão da mobilidade, incentivando meios de transporte sadios como a bicicleta. 

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de língua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT.
 
Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

O evento esportivo ainda não tem data definida, dependendo de estrutura e patrocínio da iniciativa privada. O publicitário Rinaldo acredita que o projeto pode fazer parte da programação anual da cidade no que se refere aos esportes, recebendo também o apoio do poder público.  No caso, a Prefeitura seria uma parceira em potencial, segundo Val Silva, ciclista local. Ele salienta que este seria mais um projeto para tirar as crianças das ruas e revelar nomes de atletas de ponta, além de divulgar a cidade e movimentar o comércio.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

TV Cabo Branco Digital será lançada em Itabaiana


Os moradores de Itabaiana e municípios vizinhos terão mais um grande motivo para acompanhar a programação da TV Cabo Branco. No dia 30 de abril, a região passa a receber o sinal digital, que garante som e imagem em alta definição no canal 20. Para marcar a inauguração, a Rede Paraíba de Comunicação promoverá um evento aberto ao público, na Praça Epitácio Pessoa, a partir das 19h.
No local, um pavilhão com um telão em LED será montado para apresentar aos itabaianenses os benefícios do novo sinal, além de exibir uma reportagem especial sobre a região, um vídeo institucional e mensagens de artistas da Globo parabenizando o município pela conquista tecnológica. Para a implantação da TV digital na região, uma antena foi instalada na Serra do Cajá a fim de permitir que o sinal chegue com qualidade nas cidades de Caldas Brandão, Gurinhém, São José dos Ramos, Mogeiro, Salgado de São Félix, Itabaiana, Pilar, Riachão do Poço e Cacimba de Dentro. Ao todo, serão mais de 106 mil habitantes beneficiados com a TV Cabo Branco Digital.
A inauguração em Itabaiana faz parte do projeto de expansão das TVs Cabo Branco e Paraíba que levará a nova tecnologia a 70% da população paraibana antes da Copa do Mundo FIFA 2014. A próxima etapa vai contemplar o município de Guarabira e a região do entorno e a festa de lançamento acontecerá no dia 02 de maio. Até o dia 15 do próximo mês, o sinal da Rede Paraíba em HD ainda será inaugurado nas cidades de Patos, Sousa e Cajazeiras.
Entre as vantagens da TV digital, destacam-se a alta qualidade da imagem (seis vezes melhor do que a atual) e som (compatível com o de aparelhos home theaters), que oferece uma resolução de cinema em casa, sem ruídos nem interferências; a portabilidade, que permite a recepção do sinal em aparelhos portáteis, como telefones celulares e televisores de mão - desde que estes sejam equipados com receptor de TV; a mobilidade, que torna possível assistir à programação através de equipamentos em movimento, como no carro, por exemplo; e a interatividade, que possibilitará ao telespectador, no futuro, acesso a informações diversas sobre o programa exibido, jogos, enquetes e até comércio através do controle remoto.
O processo de implantação da TV digital na Paraíba começou em João Pessoa com a fase de testes em 21 de fevereiro de 2009. Em 6 de julho do mesmo ano, a TV Cabo Branco se tornou oficialmente a primeira emissora a inaugurar a tecnologia no Estado. Em Campina Grande, a tecnologia chegou em 2013, tornando a TV Paraíba a primeira emissora em HD do interior paraibano.

Tayná Alexandre - Assessora de Comunicação Rede Paraíba de Comunicação

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Grupo de teatro de João Pessoa comemora 30 anos com montagem de Bertolt Brecht

      


        O Grupo teatral Suspensórios Produções Artísticas está apresentando uma releitura do texto “A exceção e a regra” de Bertolt Brecht que se propõe a tratar didaticamente a relação capital/trabalho; explorado versus explorador. A proposta não é abordar o tema de forma panfletária, mas, com uma visão crítica da sociedade pós-moderna, afirma Cartaxo, diretor do espetáculo. O trabalho está circulando por escolas e estará em Cartaz no Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB sexta-feira, dia 25 de abril às 16:00 horas e as 19h:30 minutos; e no Teatro Lima Penante, sábado, às 19:00 horas e as 20h:30 minutos. Entrada gratuita. Patrocínio FIC – Fundo de Incentivo a Cultura e Governo do Estado da Paraíba.

A encenação consta de um elenco com sete intérpretes, porém apenas um, Cleber Lima,  atuará no palco. Em algumas cenas esse ator “entra” na tela; em outras ele sai. Essa mescla de cenas bidimensionais gravadas e tridimensionais no palco aproxima o espectador dos recursos técnicos que a arte tem para encantar.


      Elenco: Cleber Lima, em palco, e Albanizia Diniz, Ana Bandeira, Anadete Alves do Nascimento, Fábio Fernandes, Laerte Pereira, Leila Viana e Socorro Fernandes, filmados.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Salgado de São Félix faz levantamento do patrimônio cultural do município

Equipe responsável pelo projeto de preservação cultural

A Secretaria de Cultura de Salgado de São Félix iniciou levantamento dos bens imateriais do município, atendendo ao que ficou decidido na  III Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, realizada em setembro de 2013 na cidade de Sousa, no Sertão paraibano onde o município foi representado por Geraldo Pereira de Oliveira Filho como delegado pela Sociedade Civil e Patrícia Veloso Borges representando o Poder público.
O levantamento é conduzido por uma empresa especializada, a Real Soluções – Consultoria Ambiental e Arqueológico do Patrimônio Cultural.

A Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovada pelo UNESCO em outubro de 2003, detalha o que se deve entender por patrimônio cultural: "As práticas, representações, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”.


O município de Salgado de São Félix é o primeiro na região a realizar tal levantamento, como instrumento de preservação e registro dos bens culturais de natureza imaterial. 

Itabaiana terá representantes na Olimpíada Brasileira de Robótica

Professor Severino (ao centro) com seus alunos de robótica

Os professores itabaianenses Carla Valéria e Severino Lourenço comandarão a equipe “Animatriz” na Olimpíada Brasileira de Robótica que acontecerá em 31 de maio. O grupo é oriundo do Colégio Estadual Dr. Antonio Batista Santiago, formado pelos alunos Renato Sales, Valéria Sales, Felype Queiroz e Tander Matheus.

A Olimpíada Brasileira de Robótica, ou OBR, é uma olimpíada de conhecimento para estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Foi fundada como parte de uma iniciativa de pesquisadores na área de robótica de várias universidades para difusão da robótica na sociedade brasileira. Entre os objetivos da competição: despertar e estimular o interesse pela robótica e áreas afins e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre robótica de forma lúdica e cooperativa.
Para o professor Severino Lourenço, participar de uma olimpíada é o marco na vida de qualquer educador, “e se for olimpíada robótica é a oportunidade de juntar o útil com o agradável (educação e tecnologia caminhando lado a lado). “É uma oportunidade incrível poder monitorar e orientar meus alunos para que eles ampliem seus horizontes. De forma geral, também é uma ótima contribuição para elevar o nível educacional de nossa cidade”, afirmou o mestre, que se destaca por ações educacionais que incentivam os alunos talentosos da cidade, necessitados de apoio e dedicação.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Escritor receberá maior comenda da cultura de Itabaiana


O escritor Romualdo Palhano, autor de três livros sobre Itabaiana, receberá a Comenda Mestre Sivuca, maior comenda cultural outorgada pela Câmara Municipal da cidade.
A propositura foi do vereador Ronaldo Gomes da Silva, justificando a indicação “por ele ser responsável pela divulgação de nossa cidade através dos seus livros, orgulhando todo itabaianense, de acordo com o artigo 13, inciso XVI da Lei Orgânica do Município, além da Resolução 02/2005”.
Juntamente com a comenda Mestre Sivuca, o Dr. Romualdo Palhano receberá o título de Cidadão Itabaianense, já que é natural de Nova Cruz, Rio Grande do Norte, tendo vivido a maior parte da sua vida na terra de Sivuca.
A data da entrega da comenda ainda será definida pela Mesa Diretora da Câmara, devendo ser marcado para o final do mês de maio. Na ocasião, Romualdo lançará seu mais novo trabalho, “Itabaiana em fatos e fotos”.

domingo, 20 de abril de 2014

População de Itabaiana diminui nos últimos treze anos


Das 5.570 cidades do Brasil, 1.178 viram suas populações encolherem entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGEx). O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes. No agreste da Paraíba, a cidade de Itabaiana caiu de 25.207 habitantes em 2000 para 24.663 em 2013. No total, a Paraíba tem 48 cidades que encolheram.
De acordo com Alisson Barbieri, professor do Departamento de Demografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o alto percentual de cidades que encolheram pode ser explicado pela combinação de dois fatores: a redução da fecundidade no país e os processos migratórios internos. No caso de Itabaiana, tudo leva a crer na migração da população jovem para outros centros em busca de trabalho e estudo.
As cidades pequenas ainda sofrem com o abandono de pessoas que buscam melhores condições de vida em outras cidades maiores. "Isso está ligado ao fato de que muitos municípios são criados no país sem qualquer estrutura econômica, então a sustentabilidade deles é questionável. [A queda de população] é uma consequência previsível", diz Barbieri. Itabaiana é uma das poucas cidades que encolheram que está fora da faixa de municípios recentemente criados no Estado da Paraíba.
Além disso, a migração causa um ciclo negativo. "Como tendem a perder suas populações ativas, esses municípios ficam com a estrutura etária envelhecida, o que requer estrutura médica melhor, entre outras coisas. Isso compromete ainda mais a sustentabilidade dessas cidades."
Para o arte educador Edglês Gonçalves, o que motiva o fenômeno da diminuição da população é a falta de políticas públicas em todas as áreas por parte dos administradores nesses treze últimos anos. O professor Valmi Camilo acredita que a cidade não avança economicamente porque os prefeitos “só pensam em si e seus apaniguados e não têm projetos consistentes de geração de emprego e renda para a população”.


sábado, 19 de abril de 2014

ITABAIANA


Rádio comunitária garante acesso gratuito à internet



A Rádio Comunitária Rainha, de Itabaiana, é a primeira da região a receber o projeto Junts - Internet Livre na Paraíba” por meio de uma parceria entre a Associação Nacional para Inclusão Digital – ANID e a entidade mantenedora da rádio.
O ponto foi instalado na sede da rádio, no Campo do Náutico, cuja população do bairro poderá utilizar a ferramenta, bastando ligar a opção W-Fi dos seus aparelhos, entrando na opção Junts. A partir daí, o usuário faz o seu cadastro, cria o seu login e sua senha pessoal, estando a internet de boa velocidade disponível 24h para toda população.
De acordo com o presidente Nacional da ANID, Percival Henriques, o projeto pioneiro será ampliado em Itabaiana com o objetivo de incluir digitalmente a população.

Junts

O Projeto “Junts” prevê o envolvimento de prefeituras, órgãos públicos municipais, estaduais e federais bem como participação da iniciativa privada tanto no patrocínio de implantação do projeto como a cessão de seus estabelecimentos na difusão do projeto, mediante ressarcimento de custos de instalação. Na primeira etapa do projeto, a ANID escolherá, através de critérios próprios, cinquenta pontos relevantes entre escolas, praças públicas, e estabelecimentos comerciais de grande fluxo para implantação do “Junts”. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar deverá se inscrever para receber o projeto nos próximos dias. “O JUNTS não é concorrente de provedores de acesso, mas uma forma de democratizar a informação. Para acessar, basta fazer um cadastro. É gratuito”, explicou Percival.


sexta-feira, 18 de abril de 2014

Compositor itabaianense tem música selecionada para o Forrofest

Robson Albuquerque (direita) fará apresentação no Forrofest em 24 de maio

A música “De volta a Itabaiana”, do compositor local Robson Albuquerque, foi uma das selecionadas para o Forrofest, etapa de Itabaiana, que acontecerá no dia 24 de maio em sua cidade. Na ocasião, três das doze composições ganharão vaga na grande final em Campina Grande, que acontecerá durante o Maior São João do Mundo.

As músicas foram escolhidas por comissão presidida por Sérgio Gallo e formada pelos artistas Cezzinha, José Eduardo Hasbun, José Hilton Vieira e Jubileu Francisco da Silva, que avaliou os trabalhos e classificou 48 composições que disputarão as eliminatórias do evento.

Os vencedores dos três primeiros lugares do Forró Fest serão premiados com troféus e ganharão motocicletas 0km. O primeiro lugar receberá uma Honda CB 300 standard; o segundo colocado, uma Honda CG 125 Fan; e o terceiro, uma Honda Pop. Já o melhor intérprete ganhará um cheque no valor de R$ 3 mil.


quinta-feira, 17 de abril de 2014

ITABAIANA

Ministério Público aciona dona Dida por não respeitar lei da educação

A ex-prefeita de Itabaiana, Dida Moreira, será alvo de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público da Paraíba por não aplicar o mínimo obrigatório de 25% dos recursos na educação nos anos 2010 e 2011, podendo a mesma ficar inelegível por até oito anos. A ação será ajuizada no dia 28 de abril, Dia Internacional da Educação, atingindo ainda Ingá, Pilar e São José dos Ramos, entre outros, no total de 25 municípios.

Em todos os casos, o MPPB afirmou a existência de dolo, ressaltando que o mínimo exigível de um administrador público é o conhecimento das normas que disciplinam, limitam e condicionam a sua atuação. Está na Constituição Federal: estados e municípios devem aplicar o percentual mínimo de 25% da receita em educação. 

“A data foi escolhida para que, de forma emblemática e simbólica, possamos ampliar um trabalho mais detalhado visando o fim da impunidade nesses casos. Precisamos intensificar os procedimentos para eliminarmos a sensação de impunidade”, explica o promotor de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Patrimônio Público, Fazenda Pública e Terceiro Setor (Caop do Patrimônio).

As ações a serem ajuizadas estarão sendo orientadas em conjunto pelo Caop do Patrimônio e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Educação (Caop da Educação), que tem à frente a promotora de Justiça Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti.

“Os prefeitos vão ser responsabilizados por atos de improbidade administrativa e, com a condenação, serão várias consequências, entre elas a suspensão dos seus direitos políticos, que pode chegar a oito anos”, avisa o promotor Clístenes Bezerra.



quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cavalgada da Integração divulga roteiro da edição 2014




A VIII Cavalgada da Integração João Duré, edição 2014, será realizada a partir do dia 14 de maio, saindo do Monte das Gameleiras para Araruna, passando por Cacimba de Dentro, Dona Inês, Barragem de Jandaia, Tabuleiro e chegando em Bananeiras no dia 17. 

A Cavalgada homenageia o agropecuarista João Rodrigues de Almeida, João Duré, e tem como um dos objetivos divulgar ações de saúde pública e auxiliar projetos culturais nas comunidades por onde passa, distribuindo computadores e realizando projetos para dinamizar a economia de comunidades pobres, como doação de cabras e outras iniciativas.  

As porteiras também são abertas para a cultura, com promoções solidárias fazendo parte das atividades, como a doação de camisas promocionais para venda em benefício do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana. “A cavalgada faz parte da nossa história de amor ao cavalo e à vida simples do campo, é um momento rico onde podemos reunir todas as gerações”, afirmou José  Mário Pacheco, promotor e líder da Cavalgada.